05 Janeiro 2024 | Redação
Sílvia Cruz, da Vitrine Filmes, entra na "Top Women in Global Distribution List" representando o Brasil
CEO da Vitrine Filmes é a única brasileira na lista feita pela Celluloid Junkie que enaltece o trabalho de mulheres que atuam na distribuição audiovisual
Compartilhe:
Sílvia Cruz, CEO da Vitrine Filmes, é a única brasileira a integrar a lista "Top Women in Global Distribution" da Celluloid Junkie. O veículo é um dos principais do mundo dedicado ao cinema e aos seus negócios globais, e desde 2016 elabora uma lista com as mulheres que se destacam no audiovisual. Em 2022 foi a primeira vez que o Celluloid Junkie focou nas profissionais do setor de distribuição, e Sabrina Wagon, CEO da Elo Studios, foi a única brasileira que figurou na lista na ocasião.
Publicidade fechar X
No total, 53 mulheres foram contempladas na lista que é encabeçada por Veronika Kwan Vandenberg, presidente de distribuição da Universal Pictures Internacional. A distribuidora, inclusive, foi a major com maior receita em 2023 impulsionada por sucessos como Super Mario Bros - O Filme, Oppenheimer, Velozes e Furiosos 10, Five Nights at Freddy's, Trolls 3 e O Exorcista: O Devoto.
Ainda aparecem na lista ao lado de Sílvia Cruz nomes como Helen Moss (Vice-presidente sênior de distribuição internacional da Paramount Pictures), Cathleen Taff (Presidente de distribuição da Disney), Gina Glen (Diretora de distribuição IMAX), Kathleen Gallagher (Gerente de distribuição da Universal na América do Norte) e Monique Escclavissat (EVP de Produção e Aquisição Internacional & Distribuição da América Latina da Warner Bros. Pictures International), entre outras.
Em relação a lista do ano anterior, há 17 novos nomes que fazem sua "estreia" na lista de 2023. O único critério utilizado pelo Celluloid Junkie para a elaboração da lista é que as indicadas trabalhassem especificamente na distribuição e, por isso, nomes de peso no mercado como Anna Marsh, CEO da Studiocanal, e Donna Langley, presidente e diretora de conteúdo da NBCUniversal Studio Group, não estavam aptos a fazerem parte da lista.
Sílvia Cruz, a representante brasileira, fundou a Vitrine Filmes no Brasil em 2010 como uma distribuidora dedicada a levar filmes de arte locais e internacionais aos cinemas de todo o país. Desde então, a Vitrine foi responsável pela distribuição de mais 150 títulos, incluindo Aquarius, Bacurau e Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, Frances Ha, de Noah Baumbach, e A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Ainouz.
Em 2019, a CEO mudou-se para a Espanha e começou a trabalhar na distribuição e produção de filmes através da Vitrine em ambos os países. Sílvia Cruz iniciou sua carreira na Pandora Filmes e também passou pela Europa Filmes e Coração da Selva, atuando na área de produção executiva e aquisições.
Compartilhe:
- 2 medalha