04 Janeiro 2024 | Redação
Bilheteria global fica em US$ 33,9 bilhões e cresce 31% em relação ao ano anterior
China apresenta um crescimento impressionante de 83% e Holanda é o único país dos principais mercados que superou números pré-pandêmicos
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A Gower Street Analytics, empresa de análise de mercado, divulgou os valores finais de suas observações sobre a bilheteria global de 2023. Como a própria empresa havia previsto no início do último ano, o mercado continua em crescimento gradual após a pandemia de Covid-19 e o ano foi encerrado com arrecadação de US$ 33,9 bilhões, um incremento de 31% em relação aos números de 2022 (US$ 26 bilhões).
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As grandes produções que impulsionaram o crescimento foram Barbie (Warner), Super Mario Bros - O Filme (Universal) e Oppenheimer (Universal), mas, apesar do aumento na arrecadação, os números ainda ficam 15% abaixo dos três anos anteriores à pandemia (2017-2019). Para acender um alerta acerca da recuperação do mercado cinematográfico, a Gower Street Analytics ainda projeta que 2024 deverá sofrer uma retração nos valores de bilheteria de até 7% devido a atrasos relacionados à greve e interrupções massivas no calendário de lançamentos. As informações são do The Hollywood Reporter e Deadline.
Em 2023, a América do Norte voltou a superar a China e se consolidou como o maior mercado de cinema do mundo. A receita de bilheteria doméstica atingiu US$ 9,05 bilhões, um aumento de 21% em relação a 2022, um recorde no pós-pandemia. Mas, apesar do crescimento, o número ainda está 21% abaixo dos US$ 11,4 bilhões arrecadados em 2019.
Na região, assim como em todo o mundo, o mês de julho foi fundamental para o crescimento das bilheterias. Com o lançamento de Barbie e Oppenheimer, julho foi o primeiro mês pós-pandemia a testemunhar um crescimento na América do Norte (10%) e nos mercados internacionais (53%) em comparação a média do mês nos anos de 2017, 2018 e 2019.
A China também se consolidou de vez como o segundo maior mercado de cinema do mundo e superou as expectativas ao conseguir uma arrecadação de US$ 7,71 bilhões e conseguir o maior crescimento em todo o mundo, com um ganho de 83% em relação ao ano anterior e apenas 6% abaixo da média pré-pandemia entre 2017 e 2019. Notavelmente as bilheterias da China foram dominadas por títulos locais em 2023 e o mercado se voltou cada vez mais para dentro, tendo um grande impulso nos últimos dias do ano com a estreia de Shining One Thing.
Apesar dos números ainda estarem abaixo dos US$ 42,3 bilhões obtidos em 2019, todas as regiões apresentam um crescimento contínuo. Europa, Oriente Médio e África (EMEA) ficou pouco abaixo dos US$ 9 bilhões e apresentou um ganho de 25% em relação ao ano anterior, apesar de ainda estar 15% abaixo da média pré-pandêmica. A região Ásia-Pacífico (excluindo a China) fez US$ 5,5 bilhões e apresentou um aumento de apenas 9% em comparação com 2022.
A América Latina, por sua vez, apresentou um crescimento muito parecido com o crescimento global ao fazer US$ 2,66 bilhões e conseguir um ganho de 32% em relação a 2022. Os números de 2023, inclusive, estão apenas 8% abaixo da média de 2017-2019.
Excluindo a Índia, onde Gower Street e Comscore não possuem um rastreamento completo, os dez principais mercados no mundo, para além da América do Norte, foram China (US$ 7,71 bilhões), Japão (US$ 1,48 bilhão), Reino Unido (US$ 1,36 bilhão), França (US$ 1,35 bilhão), Alemanha (US$ 1,01 bilhão), Coréia (US$ 970 milhões), México (US$ 940 milhões), Austrália (US$ 670 milhões), Itália (US$ 550 milhões) e Espanha (US$ 540 milhões). Entre os 15 principais mercados mundiais, a Holanda foi o único que conseguiu superar a média pré-pandemia, ficando 3% acima dos números apresentados entre 2017 e 2019.
Cinco maiores bilheterias globais de 2023:
- 1 - Barbie: US$ 1,44 bilhão
- 2 - Super Mario Bros - O Filme: US$ 1,36 bilhão
- 3 - Oppenheimer: 952 milhões
- 4 - Guardiões da Galáxia: Volume 3 (Disney): US$ 845,6 milhões
- 5 - Velozes e Furiosos 10 (Universal): US$ 704,8 milhões
China, França, Alemanha e Hong Kong: um panorama do mercado de cinema global em 2023
Ao final de 2023, alguns dos principais mercados de cinema do mundo mostram que continuam caminhando em direção a uma recuperação para os níveis pré-pandêmicos. Como dito anteriormente, a China, o segundo maior mercado do mundo, apresentou um crescimento de 83%. Um dado que chama a atenção no mercado chinês é o fato de os filmes locais ocuparem todos os dez primeiros lugares nas bilheterias chinesas, ou seja, os filmes internacionais não caíram no gosto do público. Dados da China Film Administration, um órgão governamental, apontam que as receitas ainda estão 14,5% abaixo dos números de 2019, mas 2023 foi o quarto maior valor de bilheteria já registrado em toda a história.
Os filmes de maior bilheteria no país foram Full River Red (US$ 673,5 milhões) e The Wandering Earth 2 (US$ 604,4 milhões), enquanto o filme internacional de maior bilheteria foi Velozes e Furiosos 10 que arrecadou "apenas" US$ 139 milhões no país.
Logo ao lado, em Hong Kong, dados da Hong Kong Box Office Limited mostram que o cinema local também está em alta. A produção A Guilty Conscience foi a campeã de bilheteria em um ano em que a arrecadação total no território foi de US$ 184 milhões, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, mas também 25% abaixo dos números obtidos em 2019, quando a arrecadação foi de US$ 246 milhões.
Já na França, o quinto maior mercado do mundo, as vendas de ingressos aumentaram 19% em relação ao ano anterior. Os números oficiais de bilheteria divulgados pelo órgão estatal de cinema CNC registraram 181 milhões de ingressos vendidos, número que ainda está 13,1% abaixo em relação à média de ingressos nos anos pré-Covid entre 2017-2019. Sendo um mercado conhecido pela valorização da cultura local, uma produção francesa figurou entre as cinco primeiras colocadas em ingressos vendidos no país. Asterix & Obelix: The Middle Kingdom, de Guillaume Canet, vendeu 4,48 milhões de ingressos e foi superado por Super Mario Bros - O Filme (7,15 milhões), Barbie (5,8 milhões) e Avatar: O Caminho da Água (5,18 milhões). Mas, apesar dos títulos de maior sucesso serem estrangeiros, a comédia Alibi.com 2, Três Mosqueteiros e o candidato ao Oscar Anatomia de Uma Queda (Diamond), que estreia no Brasil em 25 de janeiro, fizeram que o cinema francês fosse responsável por 72 milhões de ingressos vendidos no país, ou seja, 40% do total.
Por fim, o mercado alemão apresentou um aumento de 18,5% na venda de ingressos e 23,7% nas receitas em comparação ao ano anterior e se aproximou dos índices pré-pandêmicos. Com uma arrecadação estimada em US$ 1,01 bilhão, os números estão apenas 8,2% abaixo da média dos três anos antes da pandemia de Covid-19, de 2017 a 2019. Sem grandes sucessos locais e com uma queda de 9% nos lançamentos alemães, os títulos de maior bilheteria no país foram Barbie e Avatar, assim como em grande parte do mundo.
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