Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Em alta

19 Dezembro 2023 | Redação

Replicando sucesso das bilheterias, "Barbie" é o filme mais pesquisado no Google em 2023

Lista dos filmes mais buscados na plataforma durante o ano também incluem três produções da Índia, além de "Oppenheimer”

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Dois dos grandes sucessos do cinema em 2023, sem dúvidas, foram Barbie (Warner) e Oppenheimer (Universal). Desde a estreia no mês de julho, os dois filmes lideraram as bilheterias, encabeçam grande parte das indicações para os maiores prêmios de cinema do mundo e, agora, conquistaram mais um título. O Google divulgou os 10 filmes que foram mais procurados em todo o mundo na plataforma durante o ano e a lista tem as duas grandes produções na dianteira, refletindo o sucesso conquistado nas bilheterias.

Publicidade fechar X

Barbie e Oppenheimer, inclusive, são os dois únicos filmes da lista do Google que também aparecem na lista das 10 maiores bilheterias globais do ano. O filme que mais se aproxima de fazer parte das duas listas, além da dupla já citada, é John Wick 4: Baba Yaga (Paris Filmes), que foi o 5º filme mais buscado no Google e conseguiu a 11ª melhor arrecadação de 2023. Outro destaque da lista do Google é a presença de três filmes indianos na lista: Jawan, Gadar 2 e Pathaan.

No mundo globalizado e digitalizado em que vivemos hoje, o ranking de buscas do Google acabou se tornando uma importante ferramenta de marketing de filmes para o público mundial, principalmente no período em que antecede os fins de semana de estreia. É importante destacar também que a lista dos termos e filmes mais buscados do ano são baseados nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento de interesse nos últimos 12 meses, ou seja, os títulos que cresceram nas buscas em relação ao ano anterior e, por isso, também aparecem lançamentos do ano anterior como Avatar: O Caminho da Água (Disney), que entrou em cartaz em dezembro do último ano e teve seu pico de pesquisas em 2023. No último ano, os líderes do ranking foram Thor: Amor e Trovão (Disney), Adão Negro (Warner) e Top Gun: Maverick (Paramount).

O Google Trends rastreia as pesquisas dos usuários, inclusive no YouTube, onde os trailers impactam nas escolhas dos filmes pelo público. Confira a seguir o ranking com os filmes campeões de buscas na internet:

1 - Barbie

O filme de Greta Gerwig, sem dúvidas, foi o grande hit de 2023. Com a maior bilheteria global do ano (US$ 1,44 bilhão) e tendo sido o campeão de indicações ao Globo de Ouro, o filme que deu vida à icônica boneca da Mattel também dominou as paradas como o filme mais pesquisado globalmente no ano. O interesse, especialmente no álbum da trilha sonora, atingiu o pico com a estreia mundial da produção no final de julho.

2 - Oppenheimer

Oppenheimer foi o filme de terceira maior bilheteria do ano e o pai da bomba nuclear também fez jus ao fenômeno BarbieHeimer nas buscas do Google Trends. Assim como Barbie, o pico de buscas ocorreu no mês da estreia, em julho, e o interesse disparou na Irlanda, país de onde vem o líder Cillian Murphy.

3 - Jawan

O cinema indiano também mostrou sua força nas buscas do Google e o thriller de ação de Shah Rukh Khan, Jawan, ficou em terceiro lugar. O pico de pesquisas aconteceu na Índia no início de setembro, quando o filme foi lançado, e o drama apoiado pela Yash Raj Films foi ajudado pelo protagonista King Khan, que tem uma base de fãs global que vai muito além da Índia.

4 - Som da Liberdade (Paris Filmes)

O thriller religioso baseado na fé, que foi envolto em polêmicas e fala sobre o tráfico de crianças, se tornou o grande sucesso de bilheteria dos EUA durante a temporada de verão, e posteriormente no Brasil, levando-o ao quarto lugar no Google Trends. O interesse foi mais forte nas Américas, liderado por Porto Rico, EUA e Panamá. Pesquisas relacionadas sobre Som da Liberdade incluíam Tim Ballard, interpretado por Jim Caviezel no filme como um herói e que também atuou em A Paixão de Cristo.

5 - John Wick 4: Baba Yaga

Keanu Reeves retornando como John Wick e vencendo seu duelo climático contra o vilão Marquês Vincent de Gramont levou o novo filme da franquia para o quinto lugar na tabela do Google Trends. O interesse de pesquisa pelo filme repleto de caos e violência atingiu o pico em Cingapura, seguido de perto pela Turquia, pelos Estados Unidos e por El Salvador.

6 - Avatar: O Caminho da Água

A tão esperada sequência de James Cameron foi precedida por um pico de pesquisas no início do ano, logo após a estreia global em dezembro de 2022. O interesse pelo sustentáculo 3D da Disney que foi estrelado por Zoe Saldaña, Sam Worthington, Sigourney Weaver e Stephen Lang atingiu o pico de buscas na Hungria e no Chile.

7 - Tudo Em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo (Diamond)

A prova de que os dados de pesquisa do Google fornecem informações sobre possíveis vencedores do Oscar veio com o filme independente de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, que acabou levando para casa o troféu de melhor filme no Oscar no último ano. Outros prêmios do Oscar por Tudo Em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo incluem melhor direção, melhor atriz (Michelle Yeoh), melhor ator coadjuvante (Ke Huy Quan), melhor atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis), roteiro original e edição.

8 - Gadar 2

O cinema indiano vive! Gadar 2 é um filme de ação e drama de época em hindi indiano de 2023, dirigido e produzido por Anil Sharma e escrito por Shaktimaan Talwar e a popularidade do filme estrelado por Sunny Deol foi confirmada por sua força no mecanismo de busca Google. O interesse previsivelmente atingiu o pico na Índia, mas foi forte no Paquistão, onde o filme foi rodado.

9 - Creed III (Warner)

As pesquisas pelo filme estrelado por Michael B. Jordan atingiram o pico de pesquisas no início de março, mesma data em que o ator "entrou no ringue" com a chegada de Creed III aos cinemas. Entretanto, a linha de tendência nas pesquisas voltou a subir no mês seguinte, quando a produção também foi lançada nas plataformas de streaming.

10 - Pathaan

O apelo global da estrela de Bollywood Shah Rukh Khan foi confirmado quando o filme indiano Pathaan alcançou o ranking dos filmes mais buscados de acordo com o Google Trends. A produção, e também as buscas, ajudaram a Yash Raj Films a estabelecer um lançamento mundial em 100 mercados, incluindo América do Norte, Japão e China.

Compartilhe:

  • 0 medalha