04 Junho 2014 | Redação
O2 Play lança documentário nos cinemas e VOD ao mesmo tempo
"Junho" será disponibilizado via iTunes em 80 países do mundo
Compartilhe:
A O2 Play lança nesta quinta-feira (05/06) o documentário Junho – O Mês que Abalou o Brasil. Produzido pela Folha de São Paulo, o longa conta a história das manifestações do ano passado, que levaram mais de 1 milhão de pessoas às ruas do Brasil. A distribuidora prepara uma forma inédita de lançamento no país: conhecido como Day and Date, o filme sairá ao mesmo tempo nos cinemas e em V.O.D (Video on Demand). Publicidade fechar X
A proposta de lançamento simultâneo é estudada pela O2 Play desde sua fundação e é algo que Igor Kupstas, diretor da distribuidora, sempre esteve de olho (leia a primeira entrevista com Igor aqui). Ele comentou que Adhemar de Oliveira, diretor do Espaço Itaú, também está curioso em descobrir o resultado da nova estratégia. "Eu não diria que ele foi a favor nem contra, mas sim que ele foi receptivo à ideia, e por isso tão importante pra gente. Creio que ele está tão curioso quanto nós para ver os números desta estratégia", explicou Igor.
Contudo, o lançamento simultâneo em VOD não foi tão bem recebido por alguns exibidores. Paulo Lui, presidente da FENEEC (Federação nacional das empresas exibidoras cinematográficas), membro do conselho da Associação dos Exibidores de Pequeno e Médio Porte (AEXIB) e exibidor da Lui Cinematográfica, não gostou da novidade. "Sou contra este tipo de lançamento simultâneo. É por princípio mesmo, acho que desvaloriza o cinema e o exibidor", afirmou.
Igor acredita que o mercado brasileiro ainda vai tirar lições desta forma de lançamento e, com o tempo, irá definir quais filmes funcionam com distribuição simultânea, entendendo a melhor estratégia para atrair o público.
"Certamente temos o modelo como alternativa a ter em mente. Acredito que a O2 Play, e o mercado como um todo, ainda aprenderão muito sobre o sistema day-and-date, quais filmes funcionam melhor, que cenários são ideais pra se trabalhar desta forma, etc. É um modelo novo por aqui, como outros, mas que já teve resultados interessantes nos EUA e em outros países", finalizou.
Antes do lançamento do filme, a Folha promoveu um debate com convidados, alguns de seus principais colunistas e líderes das manifestações, como os dirigentes do Movimento Passe Livre, no Espaço Itaú Cinema Augusta. O jornal também lançou um hotsite sobre o filme e as manifestações, e convida o público a mandar imagens e comentários sobre os protestos no país.
Confira o trailer de Junho – O Mês que Abalou o Brasil:
Compartilhe:
- 0 medalha