Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

12 Dezembro 2023 | Redação

ETC Filmes lança aplicativo para exibição de conteúdos acessíveis para distribuidores, exibidores e público em geral

Aplicativo PingPlay apresenta nova solução de acessibilidade para pessoas cegas e surdas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em 15 de março de 2021 a ETC Filmes lançou a PingPlay, primeira plataforma digital de filmes com total acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência visual e auditiva. Agora, o novo aplicativo PingPlay também permite a essas pessoas a exibição de conteúdos acessíveis nos cinemas, em casa e onde mais quiserem. O aplicativo é equipado com recursos de Audiodescrição, Legendas Descritivas, LIBRAS e, ainda, Áudio Assistência, que potencializa os canais de diálogo para o espectador que tem baixa audição e multilinguismo, possibilitando ter outros idiomas de áudio e legenda nos conteúdos.

Publicidade fechar X

Criado pela ETC Filmes, o novo aplicativo é 100% brasileiro e foi desenvolvido para o nosso mercado cinematográfico com diferenciais que atendem aos distribuidores, exibidores e também ao público final. O PingPlay possui itens fundamentais de segurança, como tecnologia DRM que codifica o conteúdo impedindo que não autorizados obtenham acesso; selo TPN Gold Shield, alto nível de segurança no mercado audiovisual mundial; Bloqueio por geolocalização que garante que o conteúdo seja acessado apenas nos cinemas em que o filme escolhido estiver passando; e Criptografia de ponta à ponta, mecanismo de segurança que protege dados disponíveis em diferentes serviços.

O lançamento do novo aplicativo aconteceu no último dia 11 de novembro, em uma sessão do filme Mavka: Aventura na Floresta (A2 Filmes) realizada no Cinemark Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo, em parceria com as principais instituições, que atendem as pessoas com deficiência visual e auditiva na cidade: Fundação Dorina Nowill, Laramara - Instituto para Cegos, DERDIC - Educação, Saúde e Pesquisa e Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

"Pessoas com deficiência viveram muito tempo excluídas dos espaços de cultura e lazer e poder presenciar um momento tão importante onde pessoas surdas, com deficiência visual e sem deficiência puderam ocupar o mesmo espaço foi muito satisfatório. Este é um grande passo para a inclusão plena! Sabemos que ainda há muito a se fazer e que além das barreiras na comunicação, existem barreiras físicas, sociais e outras que impedem essas pessoas de frequentarem uma sala de cinema. Porém, passos estão sendo dados e é muito bom saber que temos parceiros na luta pela inclusão e acessibilidade como a ETC filmes e PingPlay. Na sessão acessível a qual tivemos a oportunidade de assistir ao filme Mavka, muitas pessoas com deficiência visual que participaram relataram que o uso do app PingPlay é muito fácil de navegar e que a audiodescrição foi de ótima qualidade. Esperamos poder encontrar mais vezes pessoas com deficiência frequentando salas de cinema, acessando sessões e filmes de seus gostos e interesses. Agradecemos imensamente a ETC filmes e Ping Play pela parceria e por terem proporcionado um momento tão importante de inclusão", afirmou Ezequiel Mariano, Analista de Projetos da Fundação Dorina Nowill.

Sibele Matsubara, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da DERDIC - Educação, Saúde e Pesquisa, também comemorou a chegada do novo aplicativo ao mercado. "Fico feliz que existem empresas se dedicando a promover a acessibilidade de pessoas com deficiência e que a Derdic pode fazer parte dessa jornada e de uma forma tão divertida e bacana!", disse.

Com uma interface lúdica e de fácil entendimento, o PingPlay conta com exibição de trailers acessíveis, circuito das salas de cinema com todas as sessões e horários dos filmes e relatórios mensais de performance de cada conteúdo. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS e, após ser baixado, basta que o usuário faça download do conteúdo de acessibilidade do filme desejado. O PingPlay sincroniza automaticamente o conteúdo acessível ao momento do filme, com base no áudio original captado ao microfone do próprio smartphone, e necessita de internet apenas para download dos recursos, não havendo necessidade no momento de assistir aos conteúdos de interesse.

"Para nós da ETC Filmes é uma realização lançar o aplicativo PingPlay para o mercado audiovisual brasileiro. Está em nosso DNA apresentar soluções de acessibilidade com a mais moderna tecnologia e segurança para os parceiros e, principalmente, dar acesso de conteúdo audiovisual para todas as pessoas com deficiência visual e auditiva", comemorou Cássio Koide, CEO da ETC Filmes.

Compartilhe:

  • 2 medalha