Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cine-semana

07 Dezembro 2023 | Redação

"O Sequestro do Voo 375" e "Wonka" são os destaques em semana recheada de estreias

Cine-semana conta com 10 estreias que trazem Timothée Chalamet para as telonas e o filme nacional de maior campanha da história da Disney

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A cine-semana traz algumas grandes apostas, tanto do cinema nacional, quanto em perspectiva global. O Sequestro do Voo 375 (Disney) chega aos cinemas com a responsabilidade de apresentar uma boa performance após a Disney realizar a maior campanha de sua história para uma produção nacional. Wonka (Warner) é um outro grande destaque que chegará às telonas cercado de expectativas e trazendo Timothée Chalamet no papel principal.

Publicidade fechar X

Em entrevista recente ao Portal Exibidor, Joana Henning, produtora de O Sequestro do Voo 375 e CEO do Estúdio Escarlate, afirmou que a produção tem grande potencial para se tornar um case de sucesso de uma possível nova forma de se produzir cinema no Brasil. Segundo ela, além de resgatar um fato histórico e de extrema importância que aconteceu no Brasil, o filme também proporciona uma experiência sensorial incrível aos espectadores.

A trama dirigida por Marcus Baldini é baseada em fatos e revive um importante momento da história brasileira pós-ditadura, mas pouco falado. O Sequestro do Voo 375 se passa em 1988, logo após a redemocratização no Brasil, e mostra o sequestro de um voo. Nonato (Jorge Paz), um motorista de trator desempregado, se rebela contra o presidente da época e as dificuldades de um país em crise e sequestra o voo 375 da VASP, ordenando ao comandante Murilo (Danilo Gragheia) que desvie a rota do avião que tinha o Rio de Janeiro como destino para um atentado ao Palácio do Planalto. Prova da importância histórica do fato, é que foram encontradas reportagens de jornais sobre o sequestro do voo da VASP em 1988 no bunker do terrorista Osama Bin Laden, um dos responsáveis pelo ataque nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001.

Mas, a maior expectativa no cenário global é para a estreia de Wonka. Os pontos fortes da produção são a presença de Timothée Chalamet, que sem dúvidas possui um grande apelo, sobretudo entre a geração Z, e a própria popularidade da franquia, já que Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate original de 1971, bem como Charlie e a Fábrica de Chocolate de 2005 são grandes sucessos e também capazes de despertar uma memória afetiva no público mais velho. A expectativa é que apenas no mercado doméstico o filme possa arrecadar até US$ 210 milhões durante todo seu período de exibição.

Na nova produção, baseada no extraordinário personagem principal de A Fantástica Fábrica de Chocolates, um dos livros infantis mais vendidos de todos os tempos, Wonka conta a maravilhosa história de como o maior inventor, mágico e fabricante de chocolate do mundo se tornou o amado Willy Wonka que todos conhecemos hoje.

Outro filme que promete levar um bom público aos cinemas é Feriado Sangrento (Sony), que já figurou entre os filmes mais assistidos na América do Norte nos dois últimos finais de semana. A trama de terror mostra um assassino misterioso fantasiado de peregrino que aterrorizou a cidade de Plymouth, em Massachusetts, que é a cidade berço do feriado americano de Ação de Graças. Levando em conta o sucesso recente de filmes do gênero no Brasil, a expectativa é de bons números nas salas escuras.

O Silêncio da Vingança (Paris Filmes) é outra produção que figurou entre as mais assistidas da América do Norte no último final de semana. Esse filme de ação apresenta a corajosa história de um pai atormentado, interpretado por Joel Kinnaman, que testemunha a morte de seu filho durante um fogo cruzado na véspera de Natal. Embalado com o estilo marcante e característico do diretor John Woo, o filme traz uma narrativa visceral que acompanha o protagonista minuto a minutos a se recuperar da ferida que lhe custou a voz e a cumprir sua missão principal, que é vingar a morte de seu filho.

Além da estreia de O Sequestro do Voo 375, Puan (Vitrine Filmes) é um drama nacional que mostra a história de Marcelo, um homem de 50 anos que dedicou sua vida ao ensino de filosofia na universidade pública e, de repente, seu mentor e chefe, o professor Caselli, morre. Desorientado neste novo panorama, Marcelo imagina que herdará o posto deixado vago por seu mentor, mas descobre que terá a concorrência de um outro filósofo formado nas melhores universidades europeias pelo posto. Entre seus múltiplos empregos Marcelo terá que se preparar para concorrer ao cargo, mas será que seus esforços serão suficientes para conseguir esse emprego? É o que Puan vai revelar!

Maestro (O2 Play) é uma biografia que mostra uma história de amor grandiosa que narra o relacionamento de Leonardo Bernstein e Felicia Montealegre Cohn Bernstein. O filme é um tributo à vida e à arte, um retrato emocionante da família e do amor.

Os amantes de dramas terão ainda outras quatro opções para a nova cine-semana, uma vinda dos Estados Unidos, e outras três produzidas na Europa. Jornada Para Belém (360WayUp) mostra uma aventura musical de natal em live-action que mescla melodias clássicas de Natal com humor, fé e novas canções pop em uma releitura da história de Maria, José e o nascimento de Jesus em uma história de Natal que promete ser de diferentes de todas já vistas anteriormente.

A França traz outras opções que são Softie (Pandora Filmes), que mostra Johnny, um jovem de 10 anos que só se interessa por histórias para adultos e costuma observar com curiosidade a turbulenta vida sentimental de sua mãe. Durante a trama, Johnny conhece um jovem professor que acredita nele e com quem abre a porta para um novo mundo. Já Almas Gêmeas (Zeta Filmes) conta a história do tenente francês David Faber, que sofre com queimaduras e amnésia severa após um ataque contra seu comboio militar, e passa meses em recuperação sob os cuidados de sua irmã, que espera que ele recupere sua memória. Mas, estranhamente, ele não parece muito ansioso para se reconciliar com quem era.

Por fim, uma produção conjunta entre França e Suíça apresenta O Desafio de Marguerite (Synapse Distribuition), uma história de uma brilhante aluna de matemática que é a única mulher de sua classe e está finalizando uma tese que deverá apresentar diante de um público de pesquisadores. No grande dia, entretanto, um erro abala todas as suas certezas e ela decide abandonar a faculdade, esquecer de vez a matemática e começar uma nova vida.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha