28 Novembro 2023 | Renata Vomero
Gotham Awards abre temporada de premiações e consagra "Vidas Passadas"
Premiação voltada ao cinema independente aconteceu ontem (27) em Nova York
Compartilhe:
Foi realizada na noite de ontem (27), em Nova York, a cerimônia de premiação do Gotham Awards, voltado ao cinema independente, embora os critérios de elegibilidade tenham mudado neste último ano, aumentando a possibilidade de filmes de alto orçamento serem reconhecidos também.
Publicidade fechar X
O grande destaque da noite, sem dúvida, foi o reconhecimento dado a Vidas Passadas, longa de estreia da cineasta Celine Song e muito bem recebido pela crítica e público neste ano, sendo um dos destaques do Festival de Sundance, em janeiro. A produção da A24 chega em 25 de janeiro nos cinemas brasileiros pela California Filmes.
Também recebeu grande reconhecimento o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Anatomia de Uma Queda, de Justine Triet. A produção ganhou como Melhor Filme Internacional e também por Melhor Roteiro, o que ajuda o longa a entrar com força na temporada, embora não tenha sido o escolhido da França para representar o país no Oscar, o que gerou polêmica entre a diretora e a comissão de seleção do país. O filme estreia em 22 de fevereiro pela Diamond Films.
Interessante observar o reconhecimento que duas diretoras mulheres estão recebendo nesta temporada, podendo ser um bom presságio do que esta por vir nas premiações voltadas ao mainstream.
E falando em polêmica, durante a cerimônia, Robert de Niro discursou pela homenagem que o filme Assassinos da Lua das Flores recebeu pela organização. No entanto, o ator abriu a fala expondo que seu texto teria sido censurado pela organização e a Apple (produtora do longa), já que ele fez críticas a Donald Trump e fake News. Com isso, ao invés de ler o texto editado no teleprompter, o ator leu a sua própria versão de seu celular.
Outra estrela de Assassinos da Lua das Flores recebeu os holofotes também, foi o caso de Lily Gladstone, premiada na categoria Melhor Performance Principal por seu papel no filme The Unknown Country, de Morissa Maltz. O longa ainda não tem distribuidora no Brasil.
Já quem levou o prêmio de Melhor Performance Coadjuvante foi Charles Melton, que trabalhou em Segredos de Um Escândalo. O longa chega nos cinemas em 18 de janeiro pela Diamond Films.
Assassinos da Lua das Flores recebeu a homenagem Gotham Historical Icon & Creator Tribute e Barbie recebeu a homenagem The Gotham Global Icon & Creator Tribute.
Confira a lista completa de ganhadores em cinema:
Melhor Filme
Vidas Passadas (California Filmes)
Melhor Performance Principal
Lily Gladstone - The Unknown Country (Sem distribuidora no Brasil)
Melhor Performance Coadjuvante
Charles Melton - Segredos de Um Escândalo (Diamond Films)
Melhor Roteiro
Justine Triet e Arthur Harari - Anatomia de Uma Queda (Diamond Films)
Melhor Filme Internacional
Anatomia de Uma Queda (Diamond Films)
Melhor Documentário
As 4 Filhas de Olfa (Sem distribuidora no Brasil)
Melhor Revelação em Direção
A.V. Rockwell - Mil e Um (Sem distribuidora no Brasil)
Compartilhe:
- 0 medalha