27 Novembro 2023 | Redação
"Napoleão" lidera no Brasil e globalmente, e "Ó Paí, Ó 2" se destaca entre produções nacionais
Produção do diretor Ridley Scott foi vitoriosa nas bilheterias mundiais diante de fortes concorrentes, enquanto filme com Lázaro Ramos se colocou entre os mais assistidos no Brasil
Compartilhe:
Ainda é cedo para dizer que o filme irá conseguir se pagar, mas Napoleão (Sony) superou as expectativas e foi o grande vitorioso do final de semana nas bilheterias globais. O filme de Ridley Scott estreou com US$ 78,8 milhões para superar concorrentes de peso como Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Paris Filmes) e Wish (Disney). No Brasil, a abertura de Ó Paí, Ó 2 (H2O Films) não liderou, mas conseguiu colocar uma produção nacional entre os cinco filmes mais assistidos. Os dados são da Comscore.
Publicidade fechar X
Napoleão teve um custo de R$ 200 milhões e ainda está longe de ser um sucesso financeiro, mas superou com folga as expectativas iniciais de uma arrecadação de US$ 46 milhões em todo o mundo. Levando em consideração que quarta-feira (22) foi feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, a produção que traz Joaquin Phoenix como protagonista arrecadou R$ 33,1 milhões em cinco dias no mercado doméstico, sendo superado apenas por Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, que arrecadou US$ 42,4 milhões.
A produção de Ridley Scott, entretanto, dominou o mercado internacional. Na Europa, especificamente, apenas no final de semana o filme conseguiu igualar os números conseguidos em cinco dias nos Estados Unidos com uma arrecadação de US$ 33 milhões. No total, Napoleão estreou em 56 mercados e os números obtidos conseguiram dobrar as aberturas de Assassinos da Lua das Flores (Paramount), última produção da Apple, e de Casa Gucci (Universal), último lançamento de Scott.
A grande decepção ficou por conta de Wish, que estreia no Brasil apenas em 4 de janeiro do próximo ano. A nova animação da Disney arrecadou "apenas" US$ 49 milhões globais em seu final de semana de estreia diante da expectativa de faturar pelo menos US$ 75 milhões. Também é importante considerar seu custo de produção, que foi de US$ 200 milhões. A abertura, inclusive, está bem abaixo de outros musicais de animação lançados pela Disney. Enrolados (US$ 68,7 milhões) em 2010, Moana (US$ 82 milhões) em 2016 e Frozen (US$ 93,5 milhões) em 2013.
No Brasil, Napoleão liderou em arrecadação embora o maior público tenha sido de Jogos Vorazes mas, o grande destaque, foi o fato de Ó Paí, Ó 2 ter sido o quinto filme mais assistido, com um público total de 49,7 mil pessoas em seu final de semana de estreia. Os números confirmam a boa pré-estreia da produção, que na última semana foi primeiro lugar em total de público, total de renda, média de sala e média por complexo em Salvador e também vendeu 100% de seus ingressos para as sessões de pré-estreia em São Paulo. Além do filme estrelado por Lázaro Ramos, a estreia de Não Tem Volta (Disney), com Manu Gavassi e Rafael Infante no elenco, figurou entre os filmes mais assistidos no Brasil.
Brasil
O final de semana contou com Napoleão como o filme de maior arrecadação, mas com Jogos Vorazes como a produção de maior público. Enquanto o épico do imperador francês acumulou R$ 5,86 milhões para um público de 241,2 mil pessoas, a prequela de Jogos Vorazes levou 287,5 mil pessoas aos cinemas com uma renda de R$ 5,73 milhões. Na sequência, e fechando o pódio, As Marvels (Disney) conseguiu colocar um público de 96,7 mil pessoas na frente das telonas.
Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim (Universal) manteve seu bom desempenho das últimas semanas e conseguiu um público de 54,9 mil, chegando a um total de 2,89 milhões. Em seguida, Ó Paí, Ó 2 colocou uma produção nacional no top 5 dos filmes mais assistidos com um público de 49,7 mil pessoas.
Trolls 3 - Juntos Novamente (Universal), com 39,5 mil, o brasileiro Não Tem Volta, com 10,47 mil, Taylor Swift | The Eras Tour, com 9,92 mil, Casamento Grego 3 (Cinecolor Films) e Assassinos da Lua das Flores, com 5,58 mil fecham o ranking.
América do Norte
O cenário doméstico foi o único em que Napoleão não liderou, sendo superado por Jogos Vorazes. É importante destacar que a bilheteria nos Estados Unidos contou com o feriado do Dia de Ação de Graças e os números foram animadores e dão indícios de uma recuperação da indústria. Segundo o The Hollywood Reporter, a bilheteria aumentou 40% em relação ao ano passado, embora ainda tenha ficado 34% dos números de 2019, no último ano antes da pandemia de Covid-19.
Incluindo os números do feriado, Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes arrecadou US$ 42 milhões, sendo US$ 28,8 milhões no final de semana, enquanto Napoleão conseguiu cerca de US$ 32,5 milhões nos cinco dias, incluindo US$ 20,4 milhões no final de semana.
Wish, a nova animação da Disney, arrecadou cerca de US$ 19,7 milhões nos três dias e US$ 31,7 milhões nos cinco dias para ficar em terceiro lugar, pouco à frente de outra animação. Trolls 3 conseguiu uma bilheteria de US$ 17,5 milhões durante o final de semana.
Na sequência aparecem Dia de Ação de Graças (Sony), com US$ 7,1 milhões, As Marvels (Disney), com US$ 6,4 milhões, Os Rejeitados (Universal), com US$ 2,7 milhões, Taylor Swift | The Eras Tour, com US$ 2,3 milhões, Five Nights at Freddy's, com US$ 1,75 milhão e Saltburn (MGM), com US$ 1,73 milhão.
Global
As bilheterias não apresentaram grandes surpresas além do sucesso de dois filmes chineses e um coreano, o que já está se tornando rotina. A liderança ficou com Napoleão, que arrecadou US$ 66,7 milhões apenas no final de semana e superou Jogos Vorazes, que aparece na sequência com US$ 55 milhões. O pódio foi fechado por Wish, que conseguiu US$ 36,8 milhões globais.
Na sequência, fechando o top 5, aparecem o chinês Across The Furious Sea, com US$ 24,5 milhões, e Trolls 3, que arrecadou US$ 20,6 milhões.
Completam o ranking dos 10 filmes mais assistidos:
- As Marvels - US$ 14,3 milhões
- 12:12 The Day (Coréia do Sul) - US$ 11,8 milhões
- Dia de Ação de Graças - US$ 8,6 milhões
- Five Nights at Freddy's - US$ 6,5 milhões
- She Is Magnificent - US$ 5,3 milhões
Compartilhe:
- 2 medalha