23 Novembro 2023 | Renata Vomero
Semana recheada de estreias tem destaque para nacionais e épico napoleônico
Mais de dez filmes chegam ao circuito na cine-semana
Compartilhe:
Não são poucas as opções para o público neste cine-semana, com mais de dez estreias programadas para chegar aos cinemas, passando por diversos estilos e gêneros. No entanto, salta aos olhos duas frentes interessantes: o cinema nacional e o novo épico de Ridley Scott, Napoleão (Sony).
Publicidade fechar X
Começando pelo último, a mais nova produção do renomado diretor chega com altas expectativas do público e crítica. Napoleão, aqui interpretado pelo grandioso Joaquin Phoenix, retrata a dualidade da figura histórica, sendo um grande estrategista no campo de batalha, lhe faltava a mesma destreza na vida pessoal. Já que mostra a perspectiva da relação volátil e intensa de Napoleão Bonaparte com sua amada Josephine, vivida pela atriz indicada ao Oscar® Vanessa Kirby.
Além de impressionantes sequências de batalhas, Napoleão traz detalhes da vida pessoal de Bonaparte que o influenciaram na política e no amor. Com sequências de ação de tirar o fôlego, o longa retrata os seus famosos confrontos, como o Cerco de Toulon, a Batalha de Austerlitz, e a Batalha de Waterloo - da qual saiu derrotado para o exílio na Ilha de Santa Helena.
O longa, dirigido por Ridley Scott e escrito por David Scarpa, conta com produção de Ridley Scott, Kevin J. Walsh, Mark Huffam e Joaquin Phoenix.
Outra novidade aguardada é Ó Pai, Ó 2 (H2O Films). O filme, continuação do longa de 2007, marca o retorno de Lázaro ao Pelourinho como o cantor Roque, um dos personagens mais marcantes de sua carreira. Com direção de Viviane Ferreira, a comédia chega aos cinemas no dia 23 de novembro, no mês da Consciência Negra. Dira Paes, Érico Brás, Luciana Souza, Tânia Tôko e Lyu Árison retornam ao elenco, além de novos nomes como Luis Miranda. O longa é uma produção da Dueto e Casé Filmes, em coprodução com Globo Filmes e Canal Brasil. A distribuição é da H2O Films.
Mais de 15 anos depois do sucesso do primeiro longa, Roque (Lázaro Ramos) se prepara para lançar sua primeira música e está confiante que irá, finalmente, alcançar a fama como cantor. Enquanto isso, o cortiço de Dona Joana (Luciana Souza) continua agitado em meio a fofocas e confusões entre os novos moradores e vizinhos. Já Neuzão (Tania Toko), perde seu bar, causando uma comoção geral. Mas a animação da turma é grande com as preparações para a Festa de Iemanjá, uma das mais populares do calendário baiano, que concentra uma multidão em Salvador.
A passagem do tempo é vista nos filhos dos moradores do cortiço – bebês e crianças no filme de 2007, agora adolescentes e jovens adultos. Entre eles Salvador (João Pedro), filho de Roque; Michelangelo (Pedro Amorim) e Reginho (Thiago Marinho), filhos de Maria (Valdinéia Soriano) e Reginaldo (Érico Brás); Gisele (Ariele Pétala), filha de Yolanda (Lyu Arisson) e Neuzão (Tânia Tôko).
Filmado no Centro Histórico de Salvador e no bairro do Rio Vermelho, Ó Pai, Ó 2 utiliza humor e música para abordar temas sociais e denúncias do cotidiano da população pobre e, em sua maioria, negra. A trama vai apresentar novas aventuras dos personagens que marcaram o primeiro longa. Além de Dira Paes, Érico Brás, Luciana Souza, Tânia Tôko e Lyu Arisson, retornam à produção Rejane Maia, Jorge Washington, Cássia Valle, Edvana Carvalho, Vinícius Nascimento, entre outros.
Neste fim de semana, a produção contou com pré-estreia paga em Salvador, o que garantiu ao filme o posto de mais visto no período na capital baiana. O Portal Exibidor fez cobertura completa do lançamento.
Assim como fizemos a cobertura também de Não Tem Volta (Disney), outra novidade brasileira na programação. Protagonizado por Manu Gavassi e Rafael Infante, A comédia de ação com muitas reviravoltas e uma pitada de romance apresenta Henrique (Rafael Infante), que não consegue superar a separação de Gabriela (Manu Gavassi).
Mesmo um ano depois, ele está tão devastado que não é capaz de se animar com mais nada, nem ninguém. Para acabar com o sofrimento, ele decide tirar a própria vida, mas como não tem coragem, contrata uma empresa de assassinos de aluguel que tem apenas uma única regra: após a assinatura e o pagamento, a decisão não tem volta, por conta de um sistema peculiar de segurança de informação que garante o anonimato do executor final.
Porém, após assinar o contrato, Gabriela retorna e quer reatar a relação. Desesperado para descobrir quem será o seu carrasco, Henrique envolve-se em uma trajetória repleta de situações tensas e mirabolantes para se salvar e, finalmente, ficar com a mulher que ama.
Além de Manu Gavassi e Rafael Infante, Não Tem Volta conta também com a participação de Diogo Vilela, Betty Gofman, Roberto Bomtempo, Pietro Barana e Heraldo de Deus. O filme é da Conspiração, com coprodução da Star Original Productions, distribuição pela Star Distribution e apoio RioFilme. A direção fica por conta de César Rodrigues, com produção de Leonardo M Barros e Eliana Soárez, e produção executiva de Juliana Capelini e Renata Brandão.
Fechando os destaques nacionais, entra o clássico glorioso: Durval Discos (Vitrine). O primeiro longa de ficção de Anna Muylaert e lançado há 20 anos, acaba de ganhar versão restaurada em 4K e volta aos cinemas como parte da nova edição da Sessão Vitrine Petrobras. O filme chega em 20 cidades com preços acessíveis.
Durval Discos foi rodado na cidade de São Paulo, que surge como uma personagem na tela, e tem como protagonista Durval (Ary França), um homem que tem uma pequena loja de discos de vinil na casa onde vive com sua mãe (Etty Fraser) em Pinheiros.
Uma nova empregada (Letícia Sabatella) desaparece, deixando na casa uma menina, Kiki (Isabela Guasco), que transformará a vida da pequena família que se apega a ela. O longa conta ainda, no elenco, com Marisa Orth, como uma vendedora da loja de doces ao lado da casa de Durval, e participação especial de Rita Lee e André Abujamra, que também assina a trilha sonora.
Também estreiam A Força da Amizade (Kolbe), Meu Novo Brinquedo (A2 Filmes), Casamento Grego 3 (Cinecolor), Verão Passado (Synapse), De Volta à Córsega (Imovision),Tenho Fé (Lira Filmes) e Stand Up - Minha Vida é Uma Piada (Imagem).
Compartilhe:
- 0 medalha