13 Novembro 2023 | Yuri Codogno
Festival de Cinema Italiano no Brasil visa aproximar indústrias audiovisuais de ambos os países
Evento "Italian Screens" apresentou na quinta passada (9) os incentivos para coproduções e filmagens na Itália e distribuição de filmes italianos no Brasil
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Em sua 18ª edição, o Festival de Cinema Italiano no Brasil apresentou novamente a iniciativa Italian Screens, promovida pela parceria entre o Ministério das Relações Internacionais e das Cooperações Internacionais (MAECI), a Cinecittà para a Direção Geral de Cinema e Audiovisual do Ministério da Cultura (DGCA-MiC) e a Academia do Cinema Italiano.
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Na última quinta-feira (9) no Terraço Itália, em São Paulo, houve o encontro entre convidados da indústria audiovisual brasileira que apresentou para representantes de distribuidoras, produtoras e imprensa nacionais as oportunidades de incentivos para parcerias com a indústria audiovisual italiana em diversos âmbitos. Roberto Stabile, Chefe de Projetos Especiais do DGCA e responsável pelas Relações Internacionais da ANICA (Associação Italiana das Indústrias Cinematográficas), esteve presente comentando sobre a possibilidade de coproduções e também de realizar filmagens na Itália, mas destacando os novos incentivos para a distribuição de filmes italianos no Brasil, visando igualmente os serviços de streaming e VOD.
Após demonstrar como o projeto Italian Screens leva os lançamentos da Itália para distribuidores em vários países pelo mundo, o dirigente destacou a contribuição de 50 mil euros para distribuição de filmes italianos nas salas de cinema e um segundo investimento, que cobre até 15 mil euros, para distribuição nas plataformas digitais.
Stabile também ressaltou o programa para a internacionalização de toda a produção audiovisual italiana, que convida os produtores locais a viajar pelo exterior e buscar parcerias, impulsionando a promoção do país mediterrâneo como locação para filmagens. “Nós temos um tax credit de 40% das despesas de produção para projetos gravados na Itália. Temos as film comissions em todo o território, que gerenciam os fundos regionais que podem ser cumulados ao do Estado (o do fundo nacional). Temos as belezas do nosso território, que vocês conhecem, e também a competência dos nossos profissionais”.
A iniciativa deve alavancar ainda mais as produções italianas no circuito comercial brasileiro. Segundo Erica Bernardini, diretora cultural e curadora do festival. Aliás, seis dos 16 filmes inéditos que estão sendo exibidos nesta edição do Festival de Cinema Italiano têm distribuição garantida no Brasil.
O Festival de Cinema Italiano de 2023 começou no último dia 8 e vai até 9 de dezembro, levando ao público brasileiro uma seleção de 32 filmes, composta por 16 longas inéditos e por 16 clássicos na retrospectiva “A Comédia à Italiana”, que chega gratuitamente em todo o Brasil através do streaming, disponível no site do festival, e nas exibições presenciais que acontece em diversas cidades nas cinco regiões brasileiras. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: https://festivalcinemaitaliano.com/onde-assistir/.
Confira também os filmes da seleção:
FILMES INÉDITOS
- - Ainda Temos o Amanhã (C'è Ancora Domani, 2023)
- - A Invenção de um Crime (Il Signore delle Formiche, 2022)
- - As Minhas Garotas de Papel (Le Mie Ragazze di Carta, 2023)
- - A Sombra de Caravaggio (L'Ombra di Caravaggio, 2022)
- - A Terra das Mulheres (La Terra delle Donne, 2023)
- - A Última Noite de Amore (L'Ultima Notte di Amore, 2023)
- - A Última Vez que Fomos Crianças (L'ultima Volta Che Siamo Stati Bambini, 2023)
- - Billy (Billy, 2023)
- - Contos de Domingo (I Racconti Della Domenica, 2022)
- - Obrigado, Rapazes (Grazie Ragazzi, 2023)
- - O Homem na Estrada (L'Uomo Sulla Strada, 2022)
- - O Primeiro Dia da Minha Vida (Il Primo Giorno Della Mia Vita, 2023)
- - O Retorno de Casanova (Il Ritorno di Casanova, 2023)
- - Orlando (Orlando, 2022)
- - Primadonna (Primadonna, 2022)
- - Um Amor de Domingo (La Quattordicesima Domenica del Tempo Ordinario, 2023)
RETROSPECTIVA “A COMÉDIA À ITALIANA”
- - Amor à Italiana (Amore all’Italiana, 1966)
- - A Propriedade Não É Mais um Roubo (La Proprietà Non È Più un Furto, 1973)
- - Arturo De Fanti Bancário e Precário (Rag. Arturo De Fanti Bancario-Precario, 1980)
- - A Trapaça (Il Bidone, 1955)
- - Berlinguer, I Love You (Berlinguer, ti Voglio Bene, 1977)
- - Brancaleone nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate, 1970)
- - Esses Nossos Maridos (I Nostri Mariti, 1966)
- - Golpe dos Eternos Desconhecidos (Audace Colpo dei Soliti Ignoti, 1959)
- - Mimi, o Metalúrgico (Mimí Metarllugico, Ferito Nell' Onore, 1972)
- - O Gato (Il Gatto, 1977)
- - Parente É Serpente (Parenti Serpenti, 1992)
- - Pato com Laranja (L'Anatra all'Arancia, 1975)
- - Pobres mas... Belas (Poveri Ma Belli, 1957)
- - Por um Destino Insólito (Travolti da an Insolito Destino nell'Azzurro Mare d'Agosto, 1974)
- - Rugantino, o Conquistador (Rugantino, 1973)
- - Venha Tomar Café Conosco (Venga a Prendere il Caffè... Da Noi, 1970)
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