08 Novembro 2023 | Yuri Codogno
Clube Filmes inaugura braço de distribuição: "A gente quer oferecer mais opções para o público ir ao cinema"
Primeiro lançamento acontece amanhã (9), com "Missão Antena - Uma Aventura Intergaláctica"
Compartilhe:
Atuando há alguns anos no audiovisual nacional, especialmente no segmento de produção, a Clube Filmes possui importante experiência no setor cinematográfico, entregando importantes longas para os fãs de cinema, como O Pior Aluno da Escola e Como Hackear seu Chefe. Entretanto, acreditando poder acrescentar algo a mais, a empresa está abrindo seu braço de distribuição e se prepara para seu primeiro lançamento, Missão Antena - Uma Aventura Intergaláctica, que estreia amanhã (9) nas telonas.
Publicidade fechar X
O Portal Exibidor conversou com Fabrício Bittar, cineasta e fundador da Clube Filmes, sobre esse novo momento da empresa.
Segundo Fabrício, a ideia surgiu da paixão natural pelo cinema e da vontade de trabalhar para que ainda mais filmes cheguem às telonas: “A gente vem atuando na produção há muito tempo e sempre gostei muito da parte do lançamento. Sempre fizemos cartazes e trailers dos nossos próprios filmes e gostamos tanto disso que fizemos até cartazes para outras empresas também. E com aprendizado, vimos que poderíamos usar essa experiência para lançar filmes também, além do fato de termos nossa estrutura para agregar nos lançamentos de filmes”.
Por enquanto, o foco do braço de distribuição da Clube Filmes está no que consideram longas-metragens de entretenimento para o cinema, como filmes de gênero e que consigam dialogar bem com o público a ponto de levar os fãs para os cinemas. Exemplo disso são as animações e filmes de família, mas também produções de ação, terror e outros gêneros mais populares.
E para começar, o primeiro filme a ser distribuído pela Clube FIlme é Missão Antena - Uma Aventura Intergaláctica, que acompanha a história de uma alienígena que faz o seu melhor para compreender as peculiaridades da Terra e dos humanos. A animação é voltada para toda a família, que combina momentos repletos de aventura com reflexões sobre a amizade, relacionamentos e descobertas dos sentimentos.
“Estamos com altas expectativas. Todo mundo está gostando muito. Fizemos uma pré-estreia incrível no Cine Marquise no último sábado (4), com crianças e suas famílias curtindo muito. Sabemos que a concorrência e quantidade de salas de cinema dificultam novos lançamentos, mas estamos tendo grande apoio dos exibidores e acreditamos que o filme vai conseguir um bom espaço e atingir seu público. A gente sente que tem espaço para muito filme infantil e família no cinema”, ressaltou Bittar.
A animação é dinamarquesa, indicando que a Clube Filmes pretende distribuir longas de qualquer produtora, não apenas os de produção própria. Mais do que isso, a empresa pretende continuar com as parcerias que tem com outras distribuidoras, enfatizando a proposta inicial de ajudar mais filmes a chegarem nas salas de cinema.
“Até uma coisa curiosa, porque estamos lançando Missão Antena e muita gente acha que é uma produção nossa. E a gente fez um trabalho de divulgação tão legal. Acho que o público da Netflix e outros streamings mostrou que o público não está tão preocupado se o filme vem da Coreia ou da Espanha. O público quer boas histórias. Queremos que o público conheça grandes histórias”, revelou o cineasta e agora distribuidor.
Fabrício contou que, em um primeiro momento, o principal desafio foi conseguir apresentar o trabalho de distribuição para os exibidores, mostrando que na empresa havia a capacidade de fazer uma campanha que se comunique bem com público. E como a Clube Filmes já tinha um histórico de trabalho com marketing e participado de lançamento de filmes, como o desenvolvimento de trailers e cartazes, a recepção por partes dos exibidores foi muito boa, apesar da distribuição, em si, ser algo inédito para a companhia.
“Obvio que a gente entende que ainda tem um espaço e um processo e isso é o legal do cinema. Precisamos dar mais variedade para o público. A gente quer oferecer mais opções para o público ir ao cinema. Para nós é muito importante defender essa possibilidade de ter novos players do mercado. Estamos querendo somar e trazer nossa experiência. Acreditamos muito na sala de cinema, e o meu trabalho é fazer com que mais pessoas lotem as salas de cinema”, completou Fabrício.
Para os próximos meses, a Clube Filmes está trabalhando para distribuir Inexplicável, um filme de drama de produção própria que conta com Letícia Spiller e Eriberto Leal no elenco. A previsão é de estreia no primeiro semestre de 2024.
Compartilhe:
- 1 medalha