06 Novembro 2023 | Redação
Investimentos no setor audiovisual chegam a R$ 2,4 bilhões em 2023, aponta MinC
Segmento é o segundo de maior empregabilidade dentro das indústrias criativas e integra programação o MICBR
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A terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023 vai ocupar, de 8 a 12 de novembro, o Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA), com vasta programação voltada aos diversos setores das indústrias criativas e muitas opções gratuitas para o público visitante. Pela primeira vez, será realizado na Amazônia, tendo a Argentina como país convidado de honra. O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), com patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale.
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Com a proximidade do encontro, o MinC já destacou alguns números do audiovisual, que devem ser aprofundados no evento. Segundo o Ministério da Cultura, o setor audiovisual e de animação manteve o segundo lugar entre os segmentos de maior crescimento econômico no setor criativo em 2019, com índice de 3,1%, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele representa um dos 13 setores presentes na programação do MICBR 2023.
O segmento que, para o IBGE, está sob a chancela de mídias audiovisuais e interativas, tinha participação no cenário econômico nacional inferior a 1,5% em 2009. O crescimento registrado nos dez anos seguintes demonstra a consolidação da área, que é, também, a segunda maior empregadora das culturas criativas, com 14,6% dos assalariados da área, em 2019 - um crescimento de 29,3% em relação ao ano de 2009.
Um dos grandes catalisadores deste cenário é a Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Em 2022, no período de janeiro a dezembro, foi captado o valor de R$ 1,9 bilhão, sendo que no setor audiovisual, nos últimos quatro anos, 850 projetos foram homologados num total de 1.607 propostas culturais com recursos autorizados por meio de incentivo fiscal.
Em 2023 já foram investidos mais de R$ 2,4 bilhões no Setor Audiovisual. Desse total, R$ 1,2 bilhão já foram disponibilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em nove Chamadas Públicas concluídas este ano (R$ 653 milhões), e em três Linhas de Crédito para financiamento em infraestrutura, inovação e capital de giro das empresas do setor (R$ 537 milhões), e uma Chamada para apoio ao pequeno exibidor- Cinema nas cidades (R$ 6 milhões).
Para a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, é preciso compreender o desenvolvimento econômico do audiovisual como parte de um pensamento e proposição ampla das políticas públicas. “É nossa missão na SAV consolidar o audiovisual como um direito de todos os cidadãos, nos seus mecanismos de produção e difusão, compreendendo que vivemos uma realidade plural do fazer audiovisual. Estamos trabalhando para abarcar essas distintas realidades, num pensamento de descentralização que tenha, prioritariamente, como premissa o desenvolvimento econômico do setor”.
O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.
O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
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