23 Outubro 2023 | Redação
Novo programa do Projeto Paradiso busca a inserção de profissionais negros no audiovisual
Aceleradora Paradiso é ampliar a participação de pessoas negras nos processos de direção, produção executiva e distribuição
Compartilhe:
Visando ampliar a participação de profissionais negros no mercado audiovisual, o Projeto Paradiso irá lançar um novo programa de aceleração. A Aceleradora Paradiso é uma ação de formação e inserção no mercado criativo de profisisonais negros, realizada pelo Projeto Paradiso em parceria com empresas audiovisuais e o instituto NICHO 54. As ações deste novo programa serão anunciadas em um painel durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no próximo dia 27 de outubro.
Publicidade fechar X
O objetivo da Aceleradora Paradiso é, por meio do formato de shadowing, promover a qualificação e inserção profissional de grupos com baixa representatividade no mercado. Tanto a edição-piloto como as duas próximas edições já planejadas (com foco nas áreas de produção executiva e de distribuição) são voltadas exclusivamente para profissionais negros. Um dos objetivos do programa também é promover a conscientização do plano de carreira, uma vez que tem como objetivo que o profissional-sombra possa, em um futuro a curto prazo, ocupar uma vaga semelhante à de seu mentor. Por fim, visa contribuir para uma mudança de cultura no mercado audiovisual promovendo uma reflexão sobre as boas práticas de promoção da diversidade.
A edição-piloto do programa foi focada na busca por um profissional negro que desejasse atuar na direção, mas nunca tivesse exercido a função em um longa-metragem. Larissa Barbosa, 27 anos, de Contagem (MG), foi selecionada como 2ª assistente de direção para acompanhar o diretor mineiro André Novais na pré-produção e filmagem do longa O Dia Que Te Conheci. As filmagens aconteceram em outubro de 2022 e Larissa acompanhou por três meses as etapas de pré-produção, filmagem e parte da montagem.
A fase prática da formação ficou sob responsabilidade do diretor André Novais, que atuou como mentor da profissional selecionada e esteve envolvido no acompanhamento de suas atividades. "O que ficou de aprendizado dessa atividade é que ela pode ajudar a realmente acelerar uma experiência, gerando aprendizados que muitas vezes não são vivenciados e estudados em sala de aula nos cursos de cinema", avaliou o diretor. "São ensinamentos bem específicos que só um set pode trazer. E isso, junto com uma reflexão mais aprofundada, dão à prática algo importante para o entendimento do que é uma experiência de set", completou.
Já a fase teórica ficou por conta do NICHO 54, instituto parceiro da Aceleradora Paradiso, que faz um trabalho de promoção e valorização de negros brasileiros na indústria audiovisual. Essa formação ocorreu em duas etapas, em formato online. A primeira buscou explicar o processo de um set de filmagem e como preparar um filme para sua carreira em festivais; a segunda teve como foco a identificação dos processos criativos e técnicos ao longo da pós-produção. Ambas buscaram abordagens comportamentais, técnicas, criativas e processuais.
Por iniciativa do diretor André Novais, o programa previu também a escrita coletiva de um diário de filmagem, em que cada pessoa da equipe registrou seus relatos, gerando reflexões sobre aquilo que estava sendo feito. Há ainda o plano de transformar o diário em uma publicação.
Ao participar da Aceleradora Paradiso, Larissa passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos e, em março de 2023, ela foi indicada para participar do Málaga Talent, evento parceiro promovido pelo Festival de Málaga, da Espanha, que recebe jovens profissionais promissores das áreas de direção, produção e roteiro. Em outubro de 2023, O Dia Que Te Conheci foi selecionado para estrear no Brasil no Festival do Rio, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri, e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, destacou a importância de ampliar cada vez mais a participação de profissionais negros no mercado audiovisual através da Aceleradora Paradiso. "A ideia foi buscar um modelo um formato em que o profissional pudesse ‘colocar a mão na massa’ em atividades reais de uma produção, de forma a aprender praticando. Achamos que as empresas hoje em dia têm um papel a cumprir no ecossistema de formação de profissionais, e que o processo de inserção de profissionais negros por elas é um ganha-ganha onde tudo mundo cresce junto".
No lançamento oficial do programa, no dia 27 de outubro, às 16h30, na Cinemateca Brasileira, André Novais e Larissa Barbosa estarão ao lado de Fernanda Lomba, diretora executiva do NICHO 54, e Tiago Mello, sócio da Boutique Filmes, empresa parceira da segunda edição, voltada à produção executiva.
Compartilhe:
- 0 medalha