23 Outubro 2023 | Redação
CCBB Rio recebe a primeira edição da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! na cidade carioca
Evento chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro com 13 filmes de cineastas mulheres e entrada gratuita de 25 de outubro a 6 de novembro
Compartilhe:
A Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! chega ao Rio de Janeiro a partir do dia 25 de outubro para mostrar a cinematografia contemporânea através do olhar feminino. O evento, que já contou com três edições em São Paulo, irá trazer 13 produções, entre longas documentais e de ficção, muitas delas inéditas no país, em sua estreia em terras cariocas, no CCBB Rio. A promoção da mostra que acontece até 6 de novembro é do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e a realização do Centro Cultural Banco do Brasil, com apoio do Instituto Cultural alemão Goethe-Institut.
Publicidade fechar X
A programação apresenta ao público um recorte da diversidade cultural alemã a partir da visão de cineastas mulheres e estarão retratadas tanto a Alemanha do passado quanto a atual, explorando temas como diversidade e feminismo através de obras dramáticas, históricas, românticas, destinadas a toda a família. A classificação etária varia de 10 a 16 anos, de acordo com o filme, e a entrada é gratuita mediante a retirada de senhas.
A sessão de abertura traz o premiado documentário As Mulheres do Lago Walchensee (Walchensee Forever), de Janna Ji Wonders. O longa conta a história de quatro gerações de mulheres pertencentes à família da diretora e o elemento de ligação entre elas é o lago Walchensee, onde há até hoje um café aberto por seus familiares em 1920. Após sua estreia mundial na Berlinale 2020, na qual recebeu o Prémio Compass Perspective, o filme participou do circuito dos festivais europeus e ganhou o Prêmio de Cinema da Baviera e o Prêmio de Câmera Alemã, além de ter sido indicado ao Prêmio de Documentário Alemão e ao Prêmio de Cinema Europeu.
Outro destaque da programação é Home, estreia de Franka Potente – a protagonista do sucesso Corra, Lola, Corra (1998) – como diretora e roteirista. No longa, um ex-criminoso volta para casa da prisão e deve enfrentar os demônios de seu passado. Também aparece como destaque o premiado Transtorno Explosivo (Systemsprenger), de Nora Fingscheidt, vencedor da Berlinale 2020 em várias categorias, inclusive de melhor filme e de melhor direção. O filme traz a história da menina Benni, de nove anos; pequena, mas perigosa.
Na programação há ainda comédias como o roadmovie Missão Ulja Funk (Mission Ulja Funk), de Barbara Kronenberg; a romântica Geração Sem Compromissos - O amor na era do Tinder (Generation Beziehungsunfähig) e a dramática Longe demais (Zu weit weg), de Sarah Winkenstette. Também fazem parte o biográfico Vem Comigo Ao Cinema - Os Gregors (Komm mit mir in das Cinema – Die Gregors) de Alice Agneskirchner; o documentário Anima – Os Vestidos do Meu Pai (Anima – Die Kleider meines Vaters), de Uli Decker; além dos dramas Meu Filho (Mein Sohn), de Lena Stahl; e as obras de ficção Casulo (Kokon), de Leonie Kippendorf, e Preciosa Ivie (Ivie wie Ivie), de Sarah Blasskiewitz – uma reflexão sobre raça com atuações brilhantes como a de Lorna Ishema, que venceu o Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Atriz Coadjuvante.
A realização da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! é resultado das diretrizes da Política Externa Feminista do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e Dirk Augustin, Cônsul-Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, comemorou a realização da mostra: "O cinema é uma indústria que se desenvolveu voltada para narrativas masculinas, sendo produzido pelos e para os homens. Por muito tempo, reservou para as mulheres um lugar de segundo plano. Essa premissa social se repete, principalmente em funções que envolvem aspectos técnicos, como as áreas de direção e fotografia. Com a Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! queremos mostrar ao público carioca o trabalho potente de nossas diretoras de cinema. Será uma imersão no cinema contemporâneo feminino alemão com histórias para todos os gostos".
A programação completa da mostra está disponível no site do CCBB Rio, onde também podem ser retirados os ingressos.
Compartilhe:
- 0 medalha