Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Representatividade

13 Outubro 2023 | Yuri Codogno

Apenas dez personagens latinos tiveram participações importantes nos 100 filmes de maior bilheteria de 2022

Levantamento levou em consideração somente filmes lançados nos Estados Unidos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Um novo estudo da USC Annenberg Inclusion Initiative revelou que, dentre os 100 filmes de Hollywood com as maiores bilheterias de 2022, apenas dez tiveram personagens importantes de etnia latina/hispânica. As informações são da Variety. 

Publicidade fechar X

Vale ressaltar que no próximo mês o estudo completo será divulgado, revelando informações sobre os 1600 filmes de maior bilheteria que foram lançados entre 2007 e 2022, contendo mais de 69 mil personagens com falas. Além da questão quantitativa, estereotipação e estigmatização também foram levadas em consideração em uma análise mais qualitativa. Segundo o relatório, no período de 16 anos estudado, somente 76 atores ocuparam papéis principais ou coadjuvantes, sendo que apenas cinco tinham 45 anos ou mais.

Em um recorte apenas de 2022, somente 6% dos personagens com falas eram latinos, percentual não muito maior do que os 3% observados pelos pesquisadores em 2007. Segundo o censo de 2022 dos EUA, a população hispânica e latina local representa 19,1% do total. Desta forma, observa-se uma sub-representação bastante acentuada em relação à realidade.

Alguns dos blockbusters do ano passado que tiveram latinos como personagens importantes foram Avatar: O Caminho da Água, Top Gun: Maverick e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, com os atores Zoe Saldaña, Danny Ramirez e Xochitl Gomez. Pantera Negra: Wakanda para Sempre também apresentou uma boa diversidade de atores em seu elenco, com destaque para Tenoch Huerta.

Apesar do relatório analisar os filmes de 2022, os resultados são bastante consistentes com a realidade de 2023, quando os latinos, assim como outros grupos sub-representados e marginalizados, foram afetados devido às greves de Hollywood. Em agosto, por exemplo, com os atores impossibilitados de promover as produções, 27 organizações latinas se uniram para apoiar filmes como Besouro Azul, o primeiro longa de herói protagonizado por um super-herói latino.

Os pesquisadores também analisaram os papéis desses grupos étnicos nos bastidores e descobriram que hispânicos e latinos continuaram ausentes da direção e dos roteiros em filmes populares, com a notável ausência de mulheres nessas funções. Ariana Case, autora principal do estudo, informou: "Os principais filmes ainda não refletem as histórias das comunidades hispânicas e latinas nos Estados Unidos. Tanto nos bastidores quanto na tela, os números refletem o quão pouca oportunidade os hispânicos e latinos têm de compartilhar suas experiências e se verem refletidos na tela".

O estudo da USC Annenberg Inclusion Initiative foi produzido com o apoio do McDonald's Spotlight Dorado, um esforço voltado para empoderar vozes latinas e hispânicas em diversas indústrias, começando pelo cinema. Ryan Worthy, diretor de conteúdo e cultura da McDonald's nos EUA, observou que a pesquisa da Iniciativa tem sido "parte integrante de como informamos nossos esforços para o Spotlight Dorado". "Estamos empolgados em levar nossa parceria para o próximo nível, continuando em nossa missão compartilhada de jogar luz sobre a sub-representação de hispânicos e latinos, enquanto fazemos nossa parte para dar voz à comunidade e impulsionar as mudanças necessárias na indústria”, acrescentou Worthy. 

Compartilhe:

  • 0 medalha