12 Outubro 2023 | Renata Vomero
Do terror ao nacional: cinemas contam com opções fortes para o feriado
Novo capítulo do universo de O Exorcista e cinebiografia de Gal Costa se destacam na cine-semana
Compartilhe:
O feriado de 12 de outubro está aí e com ele chegam boas opções para o público se esbaldar nas salas de cinema de todo o país. Entre as novidades, se destaca o terror O Exorcista – O Devoto, parte do universo do clássico lançado há 50 anos nos cinemas.
Publicidade fechar X
Primeiro da trilogia, O Exorcista – O Devoto (Universal) conta a história de Victor Fielding (Leslie Odom Jr.), pai de uma criança que foi possuída por uma entidade demoníaca. Desesperado, o protagonista pede ajuda a Chris MacNeil (Ellen Burstyn), que lutou pela alma de sua filha Regan (Linda Blair) no clássico de 1973.
Pela primeira vez, a vencedora do Oscar, Ellen Burstyn, retorna ao seu papel icônico como Chris MacNeil, uma personagem que foi para sempre alterada pelo que aconteceu com sua filha Regan, cinco décadas antes. O longa ainda conta com a participação de Linda Blair e Leslie Odom Jr.
O Exorcista – O Devoto é dirigido por David Gordon Green, a partir de um roteiro de Peter Sattler e David Gordon Green, baseado em uma história de Scott Teems, Danny McBride e David Gordon Green, com base nos personagens criados por William Peter Blatty. A produção é da Universal Pictures em parceria com a Blumhouse.
Outro aguardado filme chega ao circuito, e desta vez é um título nacional: Meu Nome é Gal (Paris Filmes). protagonizado por Sophie Charlotte, o longa é dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi, que também assina o roteiro. A produção é da Paris Entretenimento e Dramática Filmes, em coprodução com Globo Filmes, Telecine e California Filmes. A distribuição é da Paris Filmes, com codistribuição da SPCine e da Secretaria Municipal da Cultura.
O filme conta a história de Gracinha - como era conhecida antes de ser tornar Gal Costa - que se muda para o Rio de Janeiro, onde se junta aos companheiros de vida Caetano Veloso (Rodrigo Lelis), Maria Bethânia (interpretada pela diretora Dandara Ferreira), Gilberto Gil (Dan Ferreira) e Dedé Gadelha (Camila Mardila). Luis Lobianco aparece no papel do empresário Guilherme Araújo, que acompanha a escolha do nome artístico de Maria da Graça para Gal Costa, assim como o lançamento de sua carreira. George Sauma interpreta o poeta, compositor e diretor Waly Salomão, fundamental na construção do contexto estético da turnê “Fa-tal, Gal a todo vapor” (1971), considerada um marco em sua trajetória e que a consolidou como a voz da contracultura brasileira.
Com 57 anos de carreira musical, Gal Costa soma mais de 30 álbuns e diversos prêmios, entre eles o Grammy Latino à Excelência Musical, recebido pelo conjunto de sua obra. Seus sucessos atemporais e que são parte da cultura nacional fazem parte da trilha sonora do filme. “Meu Nome é Gal”, canção composta por Erasmo e Roberto Carlos em 1969 e a preferida da atriz Sophie Charlotte no vasto repertório da cantora, “Baby”, “Divino Maravilhoso”, “Eu Vim da Bahia”, “Alegria, Alegria”, “Coração Vagabundo”, “Mamãe, Coragem”, “Vaca Profana”, “Festa do Interior”, entre outras canções ganham destaque no filme. Gal Costa morreu em São Paulo no dia 9 de novembro de 2022.
Protagonizado por Xuxa Meneghel e Tontom Périssé, o filme Uma Fada Veio Me Visitar (Imagem), adaptação para o cinema do livro homônimo de Thalita Rebouças, que também assina o roteiro em parceria com Patrícia Andrade, também chega no circuito. Dirigido por Vivianne Jundi, com produção da Bronze Filmes, em coprodução da Paramount Pictures e da Rubi Produtora, e distribuição da Imagem Filmes, “Uma Fada Veio Me Visitar” marca o retorno de Xuxa ao cinema depois de 14 anos fora das telonas.
Também estreiam Blackberry (Diamond) e Bons Companheiros (A2 Filmes), este último protagonizado pelo astro Jackie Chan.
Compartilhe:
- 0 medalha