Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

28 Setembro 2023 | Yuri Codogno

Mostra de São Paulo divulga pôster e primeiros títulos da seleção de sua 47ª edição

Seis filmes, incluindo vencedores de Cannes e Berlim, estão na primeira divulgação oficial

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Após anunciar a dupla homenagem a Michelangelo Antonioni, a 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo revelou a pintura do cineasta que estampará o pôster oficial do evento. Além disso, os seis primeiros títulos da seleção foram divulgados, incluindo vencedores dos festivais de Cannes e de Berlim.

Publicidade fechar X

Entre os filmes, estão os premiados Afire, de Christian Petzold, longa alemão vencedor do grande prêmio do júri do Festival de Berlim, e About Dry Grasses, de Nuri Bilge Ceylan, que rendeu o prêmio de melhor atriz para Merve Dizdar no Festival de Cannes e que foi indicado pela Turquia para concorrer a uma vaga ao Oscar 2024 de melhor filme internacional.

Cerrar los Ojos, de Victor Erice, sobre o desaparecimento de um ator durante as filmagens de um filme, e La Chimera, de Alice Rohrwacher, que retrata uma gangue de ladrões de artefatos históricos, ambos exibidos em Cannes, também estão na seleção. Direto do Festival de Veneza, tem também Maestro, cinebiografia do compositor Leonard Bernstein protagonizada por Bradley Cooper, e o japonês Evil Does Not Exist, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do grande prêmio do júri e o prêmio da crítica.

Em relação ao pôster oficial, Michelangelo a pintou nos anos 1960. As pinturas feitas por Antonioni durante toda a sua vida exploraram close-ups, olhos, pedras, mãos, bocas, folhas, árvores e geladeiras explosivas, devolvendo sua arte silenciosamente em fragmentos. As cores, por sua vez, são praticamente pinturas abstratas em movimento.

Nascido em 1912, na cidade de Ferrara, Itália, Michelangelo Antonioni foi um diretor, roteirista, editor e pintor, conhecido principalmente por filmes, como Profissão: Repórter (1975), Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966), e a trilogia A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962). Esses e outros 18 filmes farão parte da retrospectiva da homenagem ao cineasta.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 1 medalha