08 Setembro 2023 | Renata Vomero
O2 Play detalha experiência de exibição de filme e entrevista de Pedro Almodóvar nos cinemas
Média-metragem "Estranha Forma de Vida" será exibido junto à entrevista exclusiva do diretor a partir de 14 de setembro
Compartilhe:
Neste ano o Festival de Cannes gerou bastante barulho com sua programação e entre os responsáveis por tamanho agito estava o novo filme de Pedro Almodóvar, o média-metragem (também caracterizado como curta em algumas publicações e festivais) Estranha Forma de Vida, protagonizado por Pedro Pascal e Ethan Hawke.
Publicidade fechar X
O filme, uma espécie de resposta ao longa O Segredo de Brokeback Mountain (2005), conta a história da dupla de protagonistas em um reencontro no deserto após 25 anos, fazendo voltar à tona uma série de sentimentos, intimidades, emoções e até um segredo criminal compartilhado.
Com tantos acertos de elenco, história e direção, o filme lotou sessões no festival e vem fazendo boa carreira desde então, adquirido pela MUBI. Desta forma, os fãs de Almodóvar no Brasil estavam ansiosos para a chegada do filme por aqui, recentemente anunciado na bem-sucedida parceria da MUBI com a O2 Play, que garantiu a chegada do filme nos cinemas, em 14 de setembro.
No entanto, desde então, diversas dúvidas vêm surgindo, tanto do público, quanto do mercado exibidor, ambos buscando entender como se dará essa exibição em modelo diferente. E mais diferente ainda foi a novidade anunciada pelas empresas na ultima semana, não só o média será exibido nos cinemas, como será acompanhado de uma entrevista exclusiva do diretor.
“O diretor não costuma fazer entrevistas, esse é um material muito completo e estruturado – com o próprio Almodóvar explicando sobre a criação do média desde a escolha dos atores, a direção de arte e a trilha sonora, por exemplo. O que estamos oferecendo, é uma experiência cinematográfica completa ao público. O filme cresce com a entrevista, e a entrevista é tão maravilhosa, que ao acabar dá vontade de rever o filme novamente”, contou Jair Silva, responsável pelo lançamento da O2 Play.
A entrevista é exclusiva para os cinemas, o que deve garantir um forte apelo ao público, especialmente aos grupos de fãs do diretor, tão fiéis à experiência cinematográfica. Ainda assim está sendo um trabalho desafiador da distribuidora na área de marketing, tendo em vista a necessidade de esclarecer todas as dúvidas quanto à forma de exibição, além de buscar expandir o público para o filme.
“Nossa estratégia foi cuidadosamente elaborada para informar como preparamos esse produto, para que ele chegasse aos cinemas da melhor forma possível. Após assistir à entrevista, toda a equipe concordou que o que estamos trazendo para as telonas é algo muito exclusivo e de grande valor, e não gostaríamos que o público perdesse a oportunidade de assistir a uma verdadeira aula com Almodóvar, na qual ele não só discute o filme em questão e muitos outros de sua filmografia, mas também aborda sua decisão de criar esse média-metragem e a maneira como ele subverte e homenageia o gênero western (parando por aqui pra não dar nenhum spoiler)”, contou Michelle Felício, gerente de marketing da distribuidora.
E a estratégia está dando certo, com amplo apoio da imprensa e dos parceiros de lançamento, como a MUBI e a Ingresso.com, não só o filme tem ganhado tração nas redes sociais, mas já contou com uma boa recepção dos críticos brasileiros, felizes com a oportunidade dessa experiência cinematográfica histórica, como a O2 Play tem definido.
“Tivemos uma cabine de imprensa lotada, e vimos jornalistas e formadores de opinião saírem dela empolgados, agradecendo-nos por nos empenharmos em trazer esse conteúdo inédito seguido da exibição do filme. Isso, por si só, já recompensou todo o nosso esforço. Agora, estamos ansiosos para ver a reação do público, especialmente daqueles que são muito fãs do diretor”, destacou Michelle.
E para garantir essa ponte entre conteúdo e público, ficam os exibidores, de um lado bastante animados com a chance de oferecerem às audiências algo totalmente diferente e atrativo, mas de outro com algumas dúvidas de como trabalhar o longa em suas salas.
“Assim que divulgamos que o novo filme de Pedro Almodóvar iria para os cinemas, muitos exibidores entraram em contato imediatamente com interesse em programar o filme. Todos gostaram muito da novidade. É uma sessão onde um filme complementa o outro. É um filme de uma duração fácil para os cinemas, com grandes nomes, estamos muito felizes em estar entregando um material realmente muito especial aos exibidores. É um material único, e de grande valor ao público”, afirmou Jair e complementou sobre a dúvida mais frequente dos exibidores: a minutagem. “São 82 minutos de média-metragem mais entrevista exclusiva, uma minutagem ótima para programação em tempo de filmes de grande duração. É possível fazer várias sessões, em um só dia, ou complementar a programação com outros filmes. É uma minutagem perfeita para fazer uma ótima programação, e levar um produto forte, qualificado, com nomes tão populares ao seu cinema. É realmente, algo muito especial”, concluiu.
Produzido por El Deseo, Estranha Forma de Vida é estrelado por Pedro Pascal (The Last of Us, O Mandaloriano), Ethan Hawke (Fé Corrompida, Trilogia Before) e Manu Rios (Elite). O filme é mais uma parceria de distribuição em cinemas da O2 Play com a MUBI Brasil.
Compartilhe:
- 0 medalha