05 Setembro 2023 | Redação
A 19ª edição do Congresso Forcine está com inscrições abertas
Evento acontece entre os dias 11 e 14 de setembro na Cinemateca Brasileira
Compartilhe:
O Congresso Forcine de 2023 está com as inscrições abertas. O encontro chega à sua 19ª. edição e acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Tendo “O ensino como Vetor de Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro” como tema norteador, o evento contará com conferências, mesas redondas e exibições de filmes.
Publicidade fechar X
O Forcine convoca a todos para o desafio de pensar o espaço da formação a partir dessa nova conjuntura. E levamos em consideração que o audiovisual compreende a relação interdependente e sistêmica dos vários agentes - entre eles a formação, a preservação, o cineclubismo, a produção, a distribuição, a exibição, os fornecedores de insumos, as políticas públicas, entre outros -, formando um ecossistema. A oportunidade que se coloca frente à nova retomada do segmento é estimular uma real articulação entre todos esses agentes, tendo o ensino e a formação como elo.
A nova retomada do cinema e audiovisual no Brasil contextualiza a pauta e o Forcine convoca a todos para o desafio de pensar o espaço da formação nessa conjuntura. Partindo do entendimento de que o audiovisual é um todo que compreende a relação interdependente e sistêmica dos vários agentes - entre eles a formação, a preservação, o cineclubismo, a produção, a distribuição, a exibição, os fornecedores de insumos, as políticas públicas, entre outros - formando um ecossistema, a oportunidade é a de estimular uma real articulação entre todos esses agentes, tendo o ensino e a formação como elo.
A discussão começa pela reflexão sobre para qual mercado os espaços de ensino estão formando e, ao mesmo tempo, qual mercado podemos vislumbrar para o futuro próximo no Brasil? “A participação do ensino e da formação na construção do espaço audiovisual é central, mas em tempos atuais, é importante dialogar sobre como construir um mercado mais saudável e equilibrado, como um verdadeiro ecossistema focado no desenvolvimento”, pontuou Aletéia Selonk, presidenta do Forcine.
As conferências e painéis ampliam essa visão de desenvolvimento, enquanto trazem para a pauta perspectivas políticas, econômicas, culturais e sociais; visões estratégicas que enfatizam a equidade, a inclusão e a diversidade; investimentos para a área de ensino; formação bellow-the-line; formação de público; matriz curricular e preservação.
Entre os convidados estão nomes como Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual, Tatiana Carvalho da Costa, presidenta da Apan, Debora Ivanov, liderança do Mais Mulheres Audiovisual, Lyara Oliveira, diretora-executiva da Spcine, João Andrade, representando a associação dos profissionais trans do audiovisual, Steve Solot, diretor do Latc, Lisley Gomes, membro grupo de pesquisa Pedagogia Crítica da UNISANTOS, Josephine Bourgois, diretora-executiva do Projeto Paradiso, Ibirá Machado, diretor da Descoloniza Filmes, Alessandra Meleiro, docente na UFSCcar e UFRJ, Gabriela Sousa de Queiroz, diretora técnica da Cinemateca, entre outros.
Compartilhe:
- 0 medalha