01 Setembro 2023 | Renata Vomero
Glossário das associações e instituições representativas do setor de exibição do Brasil
Portal Exibidor preparou material acerca das representações do setor
Compartilhe:
Com objetivo de prestar serviço ao mercado e ao público, o Portal Exibidor preparou um glossário com as principais associações e instituições representativas do setor de exibição do Brasil. Segundo o último informe da Ancine, referente a 2022, são cerca de 3400 salas em operação no país, parte de mais de 800 cinemas.
Publicidade fechar X
Sendo assim, diversas associações, instituições e sindicatos foram formados para defender e centralizar os interesses dessas empresas, seja nas áreas legislativas e burocráticas, seja nas áreas institucionais.
Entre as federações mais significativas está a FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), cujo presidente é Lucio Otoni, o qual falou ao Portal Exibidor sobre a federação, que representa todos os sindicatos e exibidores do país.
“Sindicato dos exibidores existem cinco regularizados, outro ponto importante são associações e sindicatos. Nas associações, as empresas entram de forma voluntária para alguns fins definidos, como exemplo, tem a AEXIB, que defende o pequeno e médio exibidor, tem a Abraplex que estão as grandes empresas multinacionais e médias nacionais também. Já o sindicato eles têm um papel mais institucional, no sentido das leis, das negociações coletivas de relações de trabalho, entre o sindicato patronal e o sindicato dos empregados. Então, o sindicato ele tem um papel mais institucional, tanto nesse trâmite com relação ao sindicato dos empregados, quanto com relação às leis, aos projetos de leis que vão sendo formados nas assembleias e câmaras municipais”, explicou Otoni, que também é presidente do sindicato do estado de Minas Gerais.
O que é a FENEEC? É a federação que abrange todos os sindicatos do país. “A Federação é a representatividade de todos os sindicatos, genuinamente ela representa todos os exibidores do Brasil, todos os exibidores do Brasil estão representados pela federação”, contou.
Ao todo são cinco sindicatos regularizados: do Estado de Minas Gerais, presidido por Otoni; do Estado de São Paulo, presidido por Paulo Lui; do Rio Grande do Sul, por Hormar Castello; do Estado do Rio, por Gilberto Leal, e do município por Roberto Darze.
Entre as associações, se destaca também a Abraplex: criada em 2000 com o objetivo de representar institucionalmente as exibidoras detentoras de multiplex no País, a Abraplex (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) tem como associadas: Arteplex, Cineart, Cinemark, Cinépolis, Cinesystem, GNC Cinemas, Moviecom e UCI Cinemas. Juntas, elas representam 52% do número total de salas.
A empresa conta com os seguintes propósitos: ampliar significativamente o número de municípios com telas, democratizando o acesso à cultura e entretenimento, e rever a regulamentação do setor.
Outra associação relevante é a AEXIB (Associação dos Pequenos e Médios Exibidores), presidida por Marco Alexandre, e que conta com cerca de 300 associados.
Esta matéria estará em constante atualização.
Compartilhe:
- 0 medalha