Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

28 Agosto 2023 | Yuri Codogno

"Besouro Azul" arrecada bem e mantém liderança, mas Brasil tem pior bilheteria em quase cinco meses

No cenário global, "Oppenheimer" é líder pela primeira vez desde seu lançamento

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Depois de um ótimo tempo com as bilheterias bastante em alta, o Brasil teve “apenas” 919,9 mil de público no último final de semana, marcando a primeira vez em quase cinco meses que os filmes exibidos nas telonas somaram menos de um milhão de espectadores. A última vez que esteve abaixo, foi no período de 30 de março a 2 de abril, quando 900 mil pessoas foram às salas escuras em um final de semana em que nenhum blockbuster entrou em cartaz. As informações são da Comscore

Publicidade fechar X

Apesar da baixa, Besouro Azul (Warner) teve mais de 300 mil espectadores, representando cerca de 33% de todos os ingressos vendidos no período. O terror Fale Comigo (Diamond Films) e a estreia de Grand Turismo - De Jogador a Corredor (Sony) foram os outros dois filmes que tiveram mais de 100 mil de público. 

Na América do Norte, a arrecadação também não foi das melhores: US$ 79,9 milhões, considerando também os dez mais vistos. Foi a pior bilheteria desde o primeiro final de semana de fevereiro, quando as cifras não chegaram a US$ 50 milhões. Entretanto, é preciso lembrar que ontem (27) foi o Dia Nacional do Cinema nos EUA, uma data que celebra a exibição nas telonas e oferece preços promocionais, com US$ 4 por ingresso, enquanto normalmente o valor é superior a US$ 10. 

Inclusive, segundo o Box Office Pro, domingo foi o dia de maior bilheteria deste fim de semana, arrecadando um total estimado de US$ 34,3 milhões, acima de sábado (US$ 28,6 milhões) e sexta-feira (US$ 27,5 milhões). Assim, domingo representou cerca de 38% da bilheteria do fim de semana, bastante acima dos 28% do domingo passado. No total, pelo menos 8,5 milhões de ingressos promocionais foram vendidos no período, meio milhão a mais do que ano passado, segundo o Deadline.

No Brasil, ainda não há previsão para a nova Semana do Cinema, que prevê preços baixos durante sete dias e que foi sucesso nas suas duas edições anteriores. Mas outros países já estão se mobilizando, como o Reino Unido, que fará seu Dia do Cinema no próximo dia 2. 

Abrindo para o resto do mundo, a bilheteria global teve Oppenheimer (Universal) na liderança. Uma curiosidade é que, apesar de já ter arrecadado quase US$ 800 milhões no mundo todo, é a primeira vez que o filme assume a primeira colocação no ranking. 

Barbie (Warner), por sua vez, chegou a US$ 1.340 bilhão em arrecadação e está muito próximo de alcançar mais dois recordes: para ser a melhor bilheteria global da Warner, precisa superar o US$ 1.342 bilhão de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, enquanto para ser tornar a maior arrecadação de 2023, é necessário ultrapassar o US$ 1.359 bilhão de Super Mario Bros.

Brasil

Besouro Azul atraiu 318,9 mil pessoas aos cinemas e totaliza um milhão de espectadores. Com 139,9 mil ingressos vendidos, Fale Comigo vem depois, seguido da estreia de Gran Turismo, que abriu com 121,4 mil ingressos vendidos.

O fenômeno Barbieheimer vem na sequência: público de 67,3 mil para Oppenheimer e de 58,8 mil para Barbie. Juntos, os dois filmes somam mais de 13 milhões de espectadores e R$ 270 milhões em arrecadação.

Megatubarão 2 (Warner) predou mais 43,9 mil ingressos, levemente à frente das 43,1 mil “vítimas” de Drácula: A Última Viagem de Demeter (Universal), que estreou semana passada. As Tartarugas Ninja: Caos Mutante (Paramount), ainda em pré-estreia, salvou o entretenimento de 38,8 mil pessoas. 

Por fim, a abertura da ação A Chamada (Paris Filmes) vendeu 24,1 mil ingressos, um pouco a mais do que o resistente Elementos (Disney), que atraiu 20,4 mil fãs aos cinemas. 

América do Norte

Por muito pouco, Gran Turismo abriu na região na liderança: US$ 17,3 milhões contra os US$ 17,1 milhões de Barbie. Primeiro lugar na semana passada, Besouro Azul caiu para terceiro ao arrecadar mais US$ 12,7 milhões.

Oppenheimer vendeu mais US$ 9 milhões em ingressos, à frente de Tartarugas Ninja (US$ 6,1 milhões), Megatubarão 2 (US$ 5,1 milhões) e Ruim Pra Cachorro (Universal) (US$ 4,6 milhões), comédia que chega ao Brasil no final de setembro.

A Chamada, protagonizado por Liam Neeson, abriu com US$ 3,3 milhões, levemente na frente de The Hill, que estreou com US$ 2,5 milhões. E fechando o ranking, Mansão Mal Assombrada (Disney) arrecadou US$ 2,1 milhões.

Global

Em sua sexta semana em cartaz, finalmente Oppenheimer conseguiu a liderança no ranking global: arrecadou US$ 38,1 milhões e agora acumula US$ 777,1 milhões. Barbie, Seu principal “concorrente”, veio logo em seguida com US$ 35,3 milhões.

O chinês No More Bets, que liderou nas duas últimas semanas, arrecadou US$ 33,6 milhões, se mantendo na frente de Gran Turismo (US$ 28,3 milhões), Besouro Azul (US$ 22,7 milhões) e Megatubarão 2 (US$ 20,3 milhões).

Também chineses, Papa fez US$ 14,8 milhões e Creation of the Gods: Part I somou mais US$ 11,1 milhões. Respectivamente, As Tartarugas Ninja e Ruim Pra Cachorro arrecadaram US$ 10,3 milhões e US$ 6,9 milhões.

Compartilhe:

  • 0 medalha