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23 Agosto 2023 | Renata Vomero

"Nós nascemos com o DNA de distribuidor de filme para cinema", diz Sandro Rodrigues, CEO da H2O Films

Completando dez anos de criação em 2023, a H2O Films é homenageada da Expocine 2023

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(Foto: Divulgação)

A H2O Films tem muito que celebrar em 2023, com mais de 60 filmes lançados em sua carreira, incluindo nacionais e internacionais, a distribuidora completa 10 anos de criação, focando os últimos quatro nos filmes brasileiros, muitos deles de grande sucesso de público e crítica.

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Com tamanho destaque e importância na indústria nestes dez anos, a H2O Films é uma das homenageadas em distribuição neste ano na Expocine 2023, que acontecerá entre 3 a 6 de outubro para todo o mercado de cinema.

Entre os destaques do line-up da distribuidora estão Vai que Cola – O Filme, Vai que Cola  - O Começo, Um Tio Quase Perfeito 1 e 2 e O Grande Circo Místico, escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2018 Alguns destes filmes, inclusive, foram líderes de bilheteria na ocasião de seus lançamentos, reforçando o forte posicionamento da H2O Films no mercado.

“Alguns anos a H2O ficou em segundo lugar com o melhor resultado de venda de ingressos no ano de filmes brasileiros. Alguns filmes conseguindo ficar na primeira posição no final de semana de lançamento de filmes brasileiros. Olhando para um mercado que tem uma força tão grande das majors e filmes com marcas tão fortes, acredito que conseguimos entregar alguns resultados expressivos e nos posicionar no mercado de filme nacional como relevantes, mostrando que estamos em campo e no game. Sempre brinco dizendo que, para fazer um gol, tem que estar em campo e com a bola rolando. Já tem quatro anos que a H2O é focada em filme nacional, só trabalhamos com eles e seguiremos assim”, destacou Sandro Rodrigues, CEO da H2O Films.

Vindo do mercado de publicidade e marketing, trabalhando para as grandes majors de Hollywood, o executivo criou a empresa com o objetivo de imprimir a mesma lógica para os lançamentos no Brasil, trabalhando com um grande reforço de marca, focando no cinema e não deixando de executar uma estratégia 360º para cada título.

Portanto,  a consolidação da distribuidora nestes dez anos foi um desafio tremendo para a equipe, tendo em vista a concorrência dos blockbusters e a chegada do streaming na jogada. Aliás, as transformações aceleradas que a indústria passou na última década também entram no mérito da distribuidora, que correu para acompanhar as mudanças e entender o novo ritmo da indústria.

“A pandemia e o crescimento muito forte em pouco tempo do streaming acelerou essa transformação. Porém, tem uma coisa que não muda: o conteúdo é rei! Independente da tecnologia, da janela, onde quer que seja, a luta sempre será ter o melhor conteúdo. Para nós da H2O, a luta continua e sempre será a oferta do melhor conteúdo. Nós nascemos com o DNA de distribuidor de filme para cinema. Está no dia a dia. Nesses últimos anos, todos nós tivemos que aprender mais sobre o novo mundo das negociações junto aos streamings, compor janelas para potencializar o máximo o resultado dos conteúdos, entender as mudanças do consumidor com passagem da pandemia. Mudanças em pilares, mas o principal continua igual”, disse o executivo.

Agora, a H2O Films conta com forte filmes chegando no line-up para os próximos meses e início de 2024, como Pérola, direção de Murilo Benício e protagonizado por Drica Moraes; depois Ó Pai Ó 2 no dia 15 de novembro, com Lázaro Ramos, e Aumenta Que é Rock’n Roll, de Thomaz Portella, em 31 de novembro. Em 11 de janeiro com Principe Lu e a Lenda do Dragão, com Luccas Neto, e para 24 de janeiro a comédia Dois é Demais em Orlando, com Eduardo Sterblitch. Soma-se a isso, seis filmes em fase de finalização, dois em set, entre eles o aguardado O Auto da Compadecida 2, e mais outros oito em fases diferenciadas de produção.

“Acredito que teremos filmes muito fortes agora no final do ano e que 2024 será um dos maiores anos (se não for o maior) da H2O”, concluiu.

 

Confira a entrevista completa:

Como surgiu a iniciativa de criar a H2O Films?

Depois de trabalhar 15 anos como agência de propaganda especializada em lançamento de filmes, onde trabalhei com todas as principais distribuidoras do mercado, incluindo vários filmes nacionais – que aprendi muito –, tomei a decisão de dar mais um passo e montar a minha distribuidora. Reunindo toda expertise em marketing para trabalhar com filmes com um olhar de 360º, que inclui todos os pilares do lançamento dos filmes. Tudo foi bem planejado.

 

Este ano vocês completam 10 anos de criação, como avaliam essa trajetória?

Vejo como 10 anos intensos (risos). Acredito que tivemos muitas conquistas, muito trabalho e dedicação para fazer acontecer. Desde o início da H2O, a estratégia era ter um foco na entrega de resultado, com metas estipuladas tanto no desenvolvimento dos projetos para o line-up das distribuidoras, quanto na relação com todas as produtoras e parceiras no mercado. Resultado de mais de 60 filmes lançados no cinema, somando nacionais e internacionais. Alguns anos a H2O ficou em segundo lugar com o melhor resultado de venda de ingressos no ano de filmes brasileiros. Alguns filmes conseguindo ficar na primeira posição no final de semana de lançamento de filmes brasileiros. Olhando para um mercado que tem uma força tão grande das majors e filmes com marcas tão fortes, acredito que conseguimos entregar alguns resultados expressivos e nos posicionar no mercado de filme nacional como relevantes, mostrando que estamos em campo e no game. Sempre brinco dizendo que, para fazer um gol, tem que estar em campo e com a bola rolando. Já tem quatro anos que a H2O é focada em filme nacional, só trabalhamos com eles e seguiremos assim.

 

Quais foram os principais desafios e marcos neste período?

Acredito que o grande desafio foi posicionar a H2O como uma distribuidora preparada para lançar grandes filmes. Esse foi sempre o objetivo desde o início. Como trabalhei como agência das majors, a minha ideia era entregar esse trabalho para a H2O nos filmes maiores, mas a conquista desse espaço e desses títulos não é nada fácil. Tem todo um trabalho preliminar em conquistar os parceiros ideais, eles acreditarem no seu trabalho e montar um time para cada projeto. Dentro dessas parcerias, a sociedade com a Conspiração foi um grande marco e dessa sociedade saiu um time que conseguimos juntos entregar vários resultados muito importantes para o mercado, como Vai que Cola 1 e 2, Penetras 2, Sob Pressão (os dois com Andrucha), Entre Irmãs (do Breno Silveira), que depois tiveram todo sucesso também na TV, entre outros projetos. O lançamento do Vai que Cola foi a experiência de ter nosso primeiro filme ficando em primeiro lugar no final de semana e o melhor resultado de filme nacional do ano. Aprendi muito ao trabalhar ao lado do Paulo Gustavo junto com Pedro Buarque e Luiz Noronha, dois grandes parceiros em projetos até hoje.

No conceito de time, a entrada do Jorge Peregrino trazendo a sua inteligência de programação e do business foi um marco que fortaleceu muito a inteligência da análise de cada projeto, tempos atrás incluindo filme internacional (como o lançamento no Brasil de quatro filmes da Universal) além de três filmes internacionais adquiridos que ficaram em top 3 nos EUA junto com a SWEN, uma parceira na área de filmes internacionais.

Nesses últimos anos fizemos um trabalho interno de planejamento, estruturando o time da H2O e construindo alguns pilares, sendo um deles a H2O Produções, nosso braço de coprodução de vários projetos e de aquisição de direitos. Com isso, teve também a chegada de Édson Pimentel, que tem muita experiência em produção e está à frente dessa área junto com todas as produtoras que são nossas parceiras.

Um acontecimento que sempre gosto de lembrar foi quando a Sabrina Garcia trabalhava na H2O e apresentou uma ideia (sua criação) para mim e para Jorge Peregrino. Nasceu ali Um Tio Quase Perfeito, projeto que levamos para Mariza Leão e Érica Iotti para que produzissem. Já lançamos o 1 e 2 e agora vamos para o terceiro filme da franquia.

Outro marco foi ter o Circo Místico de Cacá Diegues e Renata Magalhães, filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar e convidado para ser exibido em Cannes. Muita emoção. E também destaco a parceria com a Globo Filmes, que sempre agregou muito em todos os momentos de cada filme.

 

O mercado se transformou de forma acelerada nesta última década, como vocês observam as mudanças da indústria e como a H2O se posicionou diante delas?

Acredito que o mundo está em mudança muito acelerada e em nosso mercado não poderia ser diferente. A pandemia e o crescimento muito forte em pouco tempo do streaming acelerou essa transformação.  Porém, tem uma coisa que não muda: o conteúdo é rei! Independente da tecnologia, da janela, onde quer que seja, a luta sempre será ter o melhor conteúdo. Para nós da H2O, a luta continua e sempre será a oferta do melhor conteúdo. Nós nascemos com o DNA de distribuidor de filme para cinema. Está no dia a dia. Nesses últimos anos, todos nós tivemos que aprender mais sobre o novo mundo das negociações junto aos streamings, compor janelas para potencializar o máximo o resultado dos conteúdos, entender as mudanças do consumidor com passagem da pandemia. Mudanças em pilares, mas o principal continua igual. Como distribuidores e coprodutores de vários projetos, nosso dia a dia é conseguir reunir o melhor de conteúdo possível para entregar ao mercado, independentemente do meio ou da janela. O nosso lema é sempre buscar filmes que entregam em todas as janelas, começando pelo cinema. Acreditamos na força da sala de cinema.

 

Como vocês descreveriam o momento atual de vocês e quais são as perspectivas para o futuro?

Nosso momento é de muito trabalho. A H2O tem um line-up muito consistente e vários projetos importantes, acredito com ótimas entregas. Formamos um time no conselho com Édson Pimentel, Jorge Peregrino e eu. Além de uma equipe que envolve Paulo Braga na programação, a Lúcia Burnmeister no Marketing e Produção, Giuliana Garboggini no Marketing Digital e relacionamento com exibidores, e Nathalia Araujo no Marketing, na área de eventos.

No line-up da H2O teremos: cinco filmes prontos e que serão lançados nos próximos seis meses. Começando com Pérola, direção de Murilo Benício e protagonizado por Drica Moraes; depois Ó Pai Ó 2 no dia 15 de novembro, com Lázaro Ramos;  Aumenta Que é Rock’n Roll, de Thomaz Portella, em 31 de novembro. Passamos para 11 de janeiro  com Principe Lu e a Lenda do Dragão, com Luccas Neto, e para 24 de janeiro a comédia Dois é Demais em Orlando, com Eduardo Sterblitch. Temos também seis filmes em finalização, dois filmes no set (Principe Lu e a Lenda do Dragão e Auto da Compadecida 2), e oito projetos avançados em fases diferentes para entrar em produção, Como Um Tio Quase Perfeito 3 (com Marcus Majella), De Perto Ela Não é Normal (com Suzana Pires), Adultos sem Filtro (Thalita Rebouças), Colegas 2, entre outros.

Acredito que teremos filmes muito fortes agora no final do ano e que 2024 será um dos maiores anos (se não for o maior) da H2O! Começaremos entregando o filme Principe Lu e a Lenda do Dragão, com participação especial de Renato Aragão, uma super produção medieval para toda a família, logo em seguida Dois é Demais em Orlando, outro filme para a família que pega as férias. Eduardo Sterblitch está incrível, o filme se passa quase todo dentro do parque da Universal em Orlando! No meio do ano, em junho, entregaremos mais um filme com Luccas Neto, a ideia é que o exibidor tenha em todas as férias um filme novo com Luccas Neto nos cinemas!

E no final deste ano entregamos O Auto da Compadecida 2, já começamos a campanha entrando forte no set e vamos até o lançamento. A pré-produção está incrível e o filme será um marco do cinema nacional. Uma mega produção da Conspiração e H2O Produções, com a incrível direção de Guel Arraes e Flavia Lacerda e um elenco sensacional, com destaque para Selton e Matheus.

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