07 Agosto 2023 | Renata Vomero
Sofa DGTL celebra 10 anos com crescimento recorde no 1ª semestre do ano
Audiência e receita dos países de língua espanhola superaram os resultados do Brasil
Compartilhe:
Com um modelo de negócios focado em dados e monetização multiplataforma, bem como com braços em distribuição e produção de conteúdo, a Sofa DGTL comemora seu 10º aniversário em agosto com bons resultados no primeiro semestre. Durante essa jornada, foram distribuídos cerca de 5 mil filmes entre plataformas de TVOD (Transactional Video on Demand), SVOD (Subscription Video on Demand), AVOD (Advertising Video on Demand) e FAST (Free Ad-Supported TV).
Publicidade fechar X
“A Sofa sempre agiu como um agente indutor dos filmes independentes no streaming junto às plataformas e ao público final. Usamos muitos dados e tecnologia para definir a melhor estratégia de distribuição, monetização e divulgação. Neste importante momento de transformação e de novas oportunidades na indústria, seguiremos com nosso compromisso de gerar valor para os consumidores, plataformas e cadeia criativa independente, sempre com foco em inovação e escalabilidade. Nunca estivemos tão confiantes e preparados como estamos agora”, ressaltou Fábio Lima, Fundador e Sofa DGTL.
Desde 2013, a Sofa se dedica em agregar conteúdo independente em parceria com produtores e distribuidores brasileiros e de outros países da América Latina. Pela 1º vez, os resultados de audiência e receita dos países de língua espanhola foram maiores que os do Brasil. O TVOD, impulsionado pelo retorno do fluxo de filmes lançados nos cinemas, obteve um crescimento de mais de 80% em transações, pulando de 880 mil no 2º semestre de 2022 para 1 milhão e 320 mil transações no 1º semestre de 2023. A receita chegou a 146% graças às práticas de PVOD, que aplicaram valores mais altos para os filmes com bom desempenho recém-saídos dos cinemas.
O crescimento mais expressivo, no entanto, veio do AVOD e do FAST, já que as receitas e audiência superaram os 150%, quando comparado com o semestre anterior, atingindo cerca de 100 milhões de horas consumidas, com 56 milhões de usuários únicos entre todos os canais operados pela Sofa DGTL nas plataformas PlutoTV, Samsung TV Plus, YouTube e Vix.
Em SVOD a empresa também atingiu dezenas de milhões de horas assistidas com os filmes da Synapse licenciados para as grandes plataformas. No primeiro semestre de 2023, oito filmes entraram no Top 10 América Latina dos streamings Netflix e Amazon, contra 5 filmes no segundo semestre de 2022. Ainda neste segmento, o Canal SVOD Adrenalina Pura cresceu 22% em sua base de assinantes e o consumo mensal superou 1 milhão de horas assistidas.
Também impactado pela América Latina o serviço de recomendação Filmelier.com foi de 36 milhões para 54 milhões de pageviews, com 18 milhões de usuários únicos. Entre abril e maio deste ano, a Sofa DGTL realizou a primeira edição do Festival Filmelier no Cinema, evento que levou às telas de cerca de 30 cidades do país mais de 20 filmes inéditos. O festival foi realizado em parceria com as distribuidoras Imovision, A2 Filmes, Mares Filmes, BF e Pandora e contou com o apoio das empresas ETC Filmes, Mundo EQX, Ingresso.com, UOL e Canal Curta.
Para os próximos anos, a Sofa DGTL aposta que a indústria estará focada em sua viabilidade e sustentabilidade, a partir da colaboração, transparência e experiência do consumidor. A empresa também acredita que regulações, Inteligência Artificial e Blockchain estarão no centro deste processo.
Compartilhe:
- 1 medalha