24 Julho 2023 | Redação Exibidor
Cinemateca Brasileira apresenta mostra com 40 filmes que completam 50 anos em 2023
Evento gratuito acontece de 26 de julho a 6 de agosto e ingressos podem ser retirados gratuitamente uma hora antes de cada sessão
Compartilhe:
Entre os dias 26 de julho e 6 de agosto, a Cinemateca Brasileira irá realizar a mostra "1973 - 50 anos depois", que irá celebrar os 50 anos de 40 filmes importantes para a história do cinema, sendo 22 títulos brasileiros e 18 internacionais. A curadoria foi feita pelo cineasta Paulo Sacramentos e a programação é gratuita, com os ingressos sendo distribuídos uma hora antes do início de cada sessão.
Publicidade fechar X
As exibições irão acontecer nas salas Grande Otelo, Oscarito e também ao ar livre. Na abertura das sessões serão exibidos trailers e cinejornais, recuperando a experiência dos programas cinematográficos que eram apresentados nas salas de exibição, além da distribuição gratuita e limitada de um catálogo. Uma exposição de cartazes dos 30 filmes programados, no foyer da Sala Grande Otelo, reforça aspectos da cultura cinematográfica e suas relações com as artes visuais.
A programação é composta ainda por três mesas de debate, sendo uma delas sobre a ação realizada pela Cinemateca Brasileira em parceria com o laboratório Cinecolor para a digitalização e restauração digital de Os Homens que Eu Tive, de Tereza Trautman. Trata-se de uma obra central na filmografia feita por diretoras mulheres, que recebe destaque a partir do lançamento dessa nova cópia. Outras 15 novas cópias digitais foram confeccionadas especialmente para a mostra, a partir de matrizes conservadas pela Cinemateca e instituições parceiras.
Entre os filmes brasileiros selecionados estão Crioulo Doido, primeiro filme do diretor Carlos Alberto Prates Correia, falecido em maio de 2023, e dois filmes direcionados para o público infantil: O Detetive Bolacha Contra o Gênio do Crime e O Picapau Amarelo.
A seleção internacional, por sua vez, conta com a cópia recém-restaurada de A Montanha Sagrada, do renomado diretor Alejandro Jodorowsky, e A Viagem da Hiena, filme de estreia do diretor senegalês Dijibril Diop Mambéty, restaurado e recentemente selecionado como o 93º melhor filme de todos os tempos pelo revista inglesa Sight and Sound.
O grande destaque fica por conta do clássico O Exorcista, que será exibido na versão original em uma sessão ao ar livre no dia 26 de julho às 21h, e também na versão do diretor, no dia 29 de julho às 21h. Outros destaques são A Comilança, que ganhará sessão dupla, com projeções em DCP e 35mm, e Ganja & Hess, obra prima do horror independente e único filme dos Estados Unidos selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes em 1973. A programação completa da mostra está disponível no site da Cinemateca Brasileira.
Compartilhe:
- 0 medalha