24 Julho 2023 | Renata Vomero
Onda rosa: "Barbie" faz história, quebra recordes e se torna a maior abertura do ano
Estreias de "Barbie" e "Oppenheimer" garantem um dos melhores fins de semana da história da indústria
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Este é um fim de semana que vai ficar na memória dos profissionais da indústria e do público por mais muitos anos. A começar por Barbie (Warner), que sozinho conseguiu trazer números estratosféricos e históricos para os cinemas do mundo todo, representando a maior abertura do ano, incluindo Brasil, América do Norte e Global, onde o filme fez US$337 milhões no fim de semana. Os dados são da Comscore.
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Dirigido por Greta Gerwig, o longa quebrou diversos recordes pelo mundo todo. Arrecadando US$155 milhões na América do Norte, o longa não só foi a maior abertura do ano na região, mas a maior abertura da história para um filme dirigido por uma mulher, sendo que o recorde anterior era de Capitã Marvel (Disney), codirigido por Anna Boden e que fez US$153 milhões na estreia em 2019.
Com a arrecadação internacional de US$182 milhões nos 69 territórios (excluindo EUA e Canadá), esta foi a maior abertura das carreiras de Greta Gerwig e os protagonistas Margot Robbie e Ryan Gosling. Além disso, foi a maior abertura do ano em 18 mercados, incluindo, como já mencionamos, o Brasil, em que o filme foi visto por 4,17 milhões de pessoas.
Para a Warner, em específico, este foi um fim de semana de muita celebração, sendo Barbie a oitava maior abertura da história do estúdio, superando sagas e franquias consolidadas. No Brasil, esta foi a maior estreia da distribuidora e também já havia batido o recorde de pré-venda para a empresa.
Falando em Brasil, com os mais de 4 milhões de público, o filme fez bilheteria de R$ 84,9 milhões, só na quinta-feira foram mais de 1,2 milhão de público, sendo o maior dia de estreia desde Vingadores: Ultimato, em 2019. Com isso, vale destacar uma lista especial que a própria Warner liberou para o mercado.
Barbie:
- É a terceira maior abertura de todos os tempos no Brasil.
- É a maior abertura de um filme na história da Warner Bros. Pictures no Brasil.
- Movimentou, não só os cinemas, mas todo o comércio em geral, dentro e fora dos shoppings.
Este último item vem sendo chamado de “Barbiecore”, que é justamente essa onda rosa que estamos vendo em todos os espaços, tanto nos shoppings, cinemas, quanto nas ruas e estabelecimentos de comércio e, sem a menor sombra de dúvidas, nas redes sociais, um espaço-chave da campanha de marketing, que soube trabalhar o engajamento do público desde o início, ganhando advogados e embaixadores orgânicos para o lançamento.
Agora, se estamos falando em Barbie e em um fim de semana histórico, sem dúvida o lançamento de Oppenheimer (Universal) também precisa ser enaltecido. Após semanas em que o público destacou a dobradinha Barbieheimer, os dois filmes ganharam espaço na programação e no coração das audiências.
O novo lançamento do celebrado cineasta Christopher Nolan sobre o criador da bomba atômica também bateu recordes por si só. O filme teve abertura global de US$174,1 milhões, US$80,5 milhões na América do Norte e 526,8 mil ingressos no Brasil, sendo a vice-liderança nos três cenários apontados. Importante destacar que nos EUA e Canadá o filme recebeu classificação indicativa para maiores de 17 anos, o que torna o filme comercialmente mais restrito, no Brasil a indicação é para maiores de 16 anos, com efeito semelhante.
Dados os números globais, esta foi a maior abertura de Christopher Nolan desde Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o mesmo se repetiu no Brasil, em que o filme levou mais de 500 mil pessoas aos cinemas e arrecadou R$ 12,9 milhões. A Universal destacou alguns fatores brasileiros desta estreia:
Oppenheimer é a maior abertura de um filme original do Christopher Nolan no Brasil e lotou sessões em cinemas super populares, onde o Nolan nunca funcionou. Barbie e Oppenheimer juntos trouxeram quase 5 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros, tornando este o melhor fim de semana do ano no país e um dos melhores dos últimos anos.
Aliás, com os mais de US$300 milhões arrecadados pela bilheteria da América do Norte, este foi o quarto melhor fim de semana da história na região, tornando-se mais do que tudo um marco na indústria.
“Foi um fim de semana verdadeiramente histórico que dá continuidade a uma excelente onda de boas bilheterias de 2023. Mais importante, prova mais uma vez que a América [EUA] adora ir ao cinema para ver grandes filmes. As pessoas reconheciam que algo especial estava acontecendo e queriam fazer parte disso. Nossos parceiros na comunidade criativa e nos estúdios deram ao público duas histórias diferentes, inteligentes e originais que foram feitas para a tela grande e os amantes do cinema responderam reunindo amigos e familiares e indo para seus cinemas locais em todo o país. Os homens e mulheres que operam nossos cinemas também responderam criando promoções e eventos exclusivos para aprimorar ainda mais a experiência de ir ao cinema para os fãs. Este fim de semana é um exemplo brilhante de como simplesmente não há substituto para ver um filme no cinema”, declarou Michael O’Leary, presidente e CEO da NATO em comunicado.
Oppenheimer também bateu diversos recordes em Imax, formato do qual Nolan é tratado como um embaixador e que tem exclusividade de seus lançamentos nos cinemas. Em dados globais, o longa arrecadou US$35 milhões no formato, tornando-se a melhor arrecadação do cineasta e do ano, também na América do Norte, onde o valor de faturamento foi de US$21,1 milhões.
Brasil
Com o fenômeno de Barbie no Brasil e os bons números de abertura de Oppenheimer, os cinemas brasileiros atraíram 5,39 milhões de pessoas, gerando a renda total de R$ 113,5 milhões.
Fora os números da dupla de estreantes, que já mencionamos acima, também vale destacar os bons resultados de Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (Paramount), que foi visto por 288,3 mil pessoas e faturou R$ 6,7 milhões. Com isso, a produção liderada por Tom Cruise soma mais de 1 milhão de espectadores.
O sucesso é seguido por Elementos (Disney), que arrecadou R$ 5,8 milhões com a venda de 284,9 mil ingressos. Mais de 3 milhões de pessoas já conferiram o filme da Pixar na tela grande.
Na sequência vem a opção para os fãs de terror: Sobrenatural: A Porta Vermelha (Sony), com R$1 milhão de bilheteria e 50,5 mil de público.
América do Norte
Com o fenômeno Barbieheimer na região, dois fatores chamam atenção para além destes grandes lançamentos. O primeiro é o sucesso de Sound of Freedom, sendo apontado como uma propaganda de extrema-direita nos EUA, o filme foi endossado pelo ex-presidente Donald Trump. O longa fez US$20 milhões neste fim de semana e já soma US$ 124 milhões nas três semanas em cartaz.
Quem parece que saiu em desvantagem agora foi Tom Cruise com Missão: Impossível 7, o longa sofreu queda de 64% na bilheteria, caindo para a quarta posição do ranking nesta segunda semana em cartaz. A produção fez US$19,5 milhões e soma US$118 milhões.
Global
Barbie garantiu US$337 milhões na abertura, sendo US$182 milhões do mercado internacional. Já Oppenheimer fez US$174,1 milhões globais, sendo US$93,6 milhões internacionais, estando em cartaz em 78 territórios.
Fecha o ranking dos três melhores filmes do fim de semana o novo Missão: Impossível. Tom Cruise garantiu US$74,5 milhões, sendo US$55 milhões do mercado internacional, ou seja, extremamente importante para o filme. O longa soma US$370 milhões globais nestas duas semanas.
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