13 Julho 2023 | Yuri Codogno
Mesmo a uma semana da estreia, "Barbie" e "Oppenheimer" aquecem o mercado de exibição
Ambos os filmes estreiam simultaneamente no próximo dia 20
Compartilhe:
“O Barbieheimer não existe, ele não pode te ferir”... eles disseram. Mas acertaram em algo: essa união realmente não irá machucar ninguém, muito pelo contrário.
Publicidade fechar X
Recentemente, Greta Gerwig e Margot Robbie publicaram uma foto promovendo Oppenheimer (Universal) e, nesta semana, Cillian Murphy declarou que com certeza irá assistir Barbie (Warner). Enquanto muitos esperavam uma rivalidade entre os dois filmes, a realidade felizmente tem se mostrado bastante amistosa, demonstrando que há públicos e assentos o suficiente para essas duas gigantes produções estrearem simultaneamente, na semana que vem, e coexistirem juntas.
Até porque no cinema não existe espaço para rivalidade, apenas para codependência, visto que o sucesso de um filme fortalece a indústria, que por sua vez, quando forte, auxilia na produção e divulgação de mais filmes. É o verdadeiro ciclo sem fim.
Segundo a Variety, a rede de cinemas estadunidense AMC informou que mais de 20 mil pessoas compraram ingressos para exibição de Barbie e Oppenheimer no mesmo dia. Apesar de não ter uma métrica comparativa, é algo que chamou atenção a ponto da própria AMC querer levar isso a público.
“O fato de mais de 20 mil espectadores já terem feito planos e comprado ingressos para ver Barbie e Oppenheimer no mesmo dia é um grande sinal de que as conversas online sobre esses dois filmes estão se transformando em vendas de ingressos. Estamos emocionados em ver esse impulso”, disse Elizabeth Frank, vice-presidente de programação mundial e diretora de conteúdo da AMC Theatres.
Além disso, a venda casada dos filmes é um indício do fortalecimento do mercado, que pela primeira vez desde 2019 está com uma temporada de blockbusters bastante aquecida, com pelo menos um grande lançamento por semana.
As expectativas são de que Barbie faça entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões em seu final de semana de abertura na América do Norte, apesar da Warner trabalhar com um valor mais modesto de US$ 60 milhões. Para Oppenheimer - que possui um público mais específico, foi liberado apenas para maiores de 16 anos e tem cerca de três horas de tela -, espera-se uma estreia de US$ 40 milhões.
Em ambas as situações, caso as expectativas sejam cumpridas, são ótimos números, visto que as produções foram orçadas em US$ 100 milhões cada (além dos gastos com marketing e divulgação). Desta forma, as arrecadações globais dos dois filmes no primeiro final de semana podem cobrir seus custos de produção - ou, no caso de Oppenheimer, pelo menos chegar próximo disso.
E no Brasil a história não é tão diferente, visto que a pré-estreia de Barbie já vendeu mais de 300 mil ingressos. Em relação a Oppenheimer, as vendas por aqui começaram apenas hoje (13), então ainda não há dados sobre o filme.
Aliás, alguns cinemas também estão realizando algumas ações que buscam incentivar o “Barbieheimer”. Esse é o caso do Cine Marquise, que está com uma promoção em que, na compra do ingresso de um dos dois filmes, pagará um valor promocional no ticket do segundo longa. Mas atenção que a ação é válida apenas para compras nas bilheterias físicas da rede, que possui uma unidade em São Paulo e outra na mineira Poços de Caldas.
A rede também está realizando um corujão que exibirá, em duas sessões em diferentes salas, Interstellar + Dunkirk e A Origem + Tenet, seguidos pela estreia de Oppenheimer. O Belas Artes é outro cinema que fará um noitão, mas no caso será com Oppenheimer e Barbie, o qual batizaram de OppenBarbie. Acesse o site de ambos exibidores para ter mais detalhes.
Compartilhe:
- 0 medalha