29 Junho 2023 | Renata Vomero
"Corpolítica" é selecionado para representar o Brasil em mostra LGBTQIA+ de Washington
Documentário de Pedro Henrique França é o único representante do país entre os 12 filmes que serão exibidos
Compartilhe:
Corpolítica (Vitrine), documentário de Pedro Henrique França e produzido por Marco Pigossi sobre a participação LGBTQIA+ na política, será o representante brasileiro dentro do Ciclo de Cinema Queer das Américas, que será realizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.
Publicidade fechar X
A mostra, que exibirá filmes de 12 países latino-americanos, tem início dia 28 de junho, data em que o Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em todo o mundo. Foi nesse dia, em 1969, que ocorreu o mais emblemático protesto pelos direitos LGBTs, em frente ao clube gay Stonewall, em Nova York.
O evento é capitaneado pela Missão da Colômbia, que atualmente exerce a coordenação do “core group” LGBTI da OEA, do qual o Brasil é membro fundador. O festival será iniciado no dia 28 com coquetel na residência do Embaixador da Colômbia e, no dia 29 será exibido o primeiro filme, norte-americano. Os 12 longas selecionados serão projetados no auditório da embaixada da Colômbia em Washington.
Corpolítica ,premiado como melhor documentário no Festival do Rio e no Queer Lisboa e melhor filme nacional no MixBrasil, segue em cartaz nos cinemas do Brasil e em festivais internacionais. E acaba de ser selecionado para o OutfestPeru, festival internacional de cinema LGBT+, que acontece em Lima no início de julho.
O filme acompanhou candidaturas LGBTQIA+ durante as eleições municipais de 2020, onde se saíram eleitas Monica Benicio, para Câmara de Vereadores do Rio, e Erika Hilton, em São Paulo, hoje deputada federal em Brasília.
Compartilhe:
- 0 medalha