27 Maio 2014 | Redação
Novo Cine Guararema terá fachada da década de 40
Projeto é da FMC Arquitetura em parceria com a Prefeitura Municipal
Compartilhe:
O Escritório Ferrés, Milani & Campanhã Arquitetura – FMC – finalizou um projeto para a recuperação do antigo cinema da cidade de Guararema, interior de São Paulo, com manutenção da fachada da década de 40. A iniciativa foi possível graças ao projeto da Prefeitura Municipal de Guararema “Luz, Câmera, EducAção de incentivo à cultura que inclui outros projetos culturais como o Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema.
Publicidade fechar X
Segundo o arquiteto Conrado García Ferrés, sócio da FMC, “o desafio do projeto foi a criação de um cinema contemporâneo com uma ligação com o antigo cinema de rua que existiu na cidade. Por isso a fachada será recuperada”.
O projeto propôs um volume fechado, com tratamento acústico e térmico, abrigando a nova sala de exibição e um outro espaço transparente de acesso e recepção, que faz a transição entre o interno e o externo. O espaço externo abriga o lobby, bilheteria, bombonière e os serviços necessários ao funcionamento do cinema.
A fachada do antigo cinema deverá ser reconstruída conforme foto ao lado e será tratada como “monumento” separado do volume da nova construção, com iluminação própria. O nome do cinema aparecerá em relevo na fachada antiga e também com letreiro back light atrás da nova fachada de vidro.
O Cine Guararema terá capacidade para 255 lugares, incluindo posição de cadeirantes. As fachadas e fechamento de vidro do lobby foram projetados com ventilação e brises, para diminuir a insolação e proporcionar economia de energia com ar condicionado.
Provavelmente as obras serão iniciadas ainda neste ano e a previsão de inauguração é no segundo semestre de 2015.
Compartilhe:
- 0 medalha