Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

13 Junho 2023 | Gabryella Garcia

Cineasta Geraldo Sarno será homenageado em mostra de cinema no CCBB, em São Paulo

Retrospectiva contará com 26 filmes do cineasta, incluindo duas novas digitalizações, e acontecerá entre os dias 17 de junho e 9 de julho

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O cineasta baiano Geraldo Sarno, um dos mais respeitados diretores e roteiristas do país, será homenageado em uma retrospectiva inédita de suas obras no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo. O evento, que tem entrada gratuita, acontece de 17 de junho até o dia 9 de julho.

Publicidade fechar X

A amostragem, que conta com curadoria de Ewerton Belico e Leonardo Amaral, reúne 26 filmes de Sarno, entre longas, médias e curtas-metragens, de ficção e documentário. Em suas obras, o cineasta trazia diversas faces da cultura brasileira, como a religiosidade popular, a literatura de cordel, os santeiros, a memória do cangaço, a migração nordestina e a herança sertaneja.

Além de produções clássicas que mostram a chegada de nordestinos à cidade de São Paulo (Viramundo), a literatura de cordel e manifestações populares como o bumba-meu-boi (Dramática Popular) e o interesse de Sarno pela religião popular (Viva Cariri!), o evento também irá contar com duas novas digitalizações de filmes com escassas exibições nas últimas décadas: Iaô, realizado junto ao Ilê Axé Ató Ilé, no Recôncavo Baiano e Plantar nas Estrelas, documentário de Sarno feito em Moçambique.

Para completar a programação, serão realizadas duas mesas de debates presenciais, criando um panorama histórico e reflexivo sobre a obra do cineasta, além da apresentação de seu último trabalho, o premiado Sertânia, que foi lançado quatro anos antes da morte do diretor.

O catálogo da Retrospectiva Geraldo Sarno contará com fotos e textos do acervo pessoal de Sarno, recuperados e digitalizados pelo projeto A linguagem do cinema, coordenado por Rayssa Coelho em parceria com o próprio diretor.

A programação completa pode ser conferida no site do CCBB e os ingressos gratuitos também estão disponíveis para retirada na página.

Compartilhe:

  • 0 medalha