Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

09 Junho 2023 | Renata Vomero

Cinemas franceses registram crescimento de 33% de público nestes cinco meses do ano

Aumento é impulsionado pelo maior volume de lançamentos de Hollywood

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A indústria francesa de cinema já tem motivos para começar a comemorar dado o incremento observado na frequência de público na sala escura. Nestes primeiros cinco meses do ano foi observado um crescimento de 33% na venda de ingressos, comparado ao mesmo período do ano anterior. As informações são da Variety.

Publicidade fechar X

Até o momento, foi registrada a venda de 82,3 milhões de tickets, um aumento de 33%, mas ainda 11,6% abaixo da média entre 2017 e 2019. Os números são do CNC (Conselho Nacional de Cinema).

O crescimento é atribuído a um fator já bastante destacado por diversos executivos ao redor do mundo: o aumento no volume de lançamentos de Hollywood, especialmente os blockbusters.

Neste mesmo período em 2022 foram lançados 29 filmes, enquanto em 2023 já se somam mais de 50 e tem muito mais por vir. Mas, como de costume, não só de Hollywood vive a indústria francesa e o cinema local, vai muito bem, obrigada.

Títulos como Asterix e Obelix: O Império do Meio, Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan, Alibi.com 2 (estes três primeiros estão entre os cinco mais vistos do ano até o momento), Father and Soldier, The Crime is Mine, entre muitos outros, também ajudaram a atrair boas audiências para as salas escuras. Inclusive, Maiwenn, protagonizado por Johnny Depp e responsável por abrir o Festival de Cannes, é o quinto maior sucesso de maio no país, com mais de 550 mil ingressos vendidos.

Na liderança estão alguns fortes blockbusters de Hollywood, no entanto, caso de Super Mario Bros – O Filme e Avatar: O Caminho da Água, que já venderam 7 milhões e 5,3 milhões de ingressos, respectivamente.

Completam o ranking, Guardiões da Galáxia – Volume 3, Creed 3, Velozes e Furiosos 10, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Babilônia.

Compartilhe:

  • 0 medalha