Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

05 Junho 2023 | Yuri Codogno

Mostra Ecofalante de Cinema chega à 12ª edição e reúne mais de 100 filmes de diferentes nações

Evento gratuito começou em 1º de junho e se estende até o dia 14

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Considerado um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema chega a sua 12ª edição e traz importantes questões da sociedade para o público. O evento começou em 1 de junho e acontece até o próximo dia 14, com entrada franca, em São Paulo. 

Publicidade fechar X

Neste ano, são 101 filmes que se dividem em longas-metragens e curtas, sendo que muitos tiveram passagem por importantes festivais e até mesmo foram premiados, como em Cannes, Berlim, Cinéma du Réel, CPH:DOX e Tribeca, ao lado de produções em pré-estreia mundial ou inéditas no Brasil. 

As exibições estão sendo sediadas nos seguintes cinemas: Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Biblioteca Roberto Santos, unidades do Centro Educacional Unificado (CEU), Casas de Cultura, Fábricas de Cultura e Centros Culturais.

A programação conta com as tradicionais seções Panorama Internacional Contemporâneo, com participantes de 26 países, Competição Latino-americana e Concurso Curta Ecofalante. A Mostra Histórica, desta vez, é dedicada ao tema “Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationoceno” e traz 17 títulos de 1966 a 1984 que discutem a herança do colonialismo em diferentes partes do planeta. 

Completam a programação estreias mundiais, uma sessão especial e um programa infantil, um trabalho em realidade virtual, uma série de atividades paralelas que incluem uma masterclass com o pensador martiniquês Malcolm Ferdinand e uma oficina de cinema ambiental com Jorge Bodankzy, além de um ciclo de debates.

Na competição Latino-americana, os seguintes longa-metragens selecionados foram: A Ferrugem (Colômbia), de Juan Sebastian Mesa; A Invenção do Outro (Brasil), de Bruno Jorge; A Praia dos Enchaquirados (Equador), de Ivan Mora Manzano; Amazônia, A Nova Minamata? (Brasil), de Jorge Bodanzky; Aqui en la Frontera (Brasil), de Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi; Deuses do México (México/EUA), de Helmut Dosantos; Mamá (México), de Xun Sero; Diálogos com Ruth de Souza (Brasil), de Juliana Vicente; Exu e o Universo (Brasil), de Thiago Zanato; No Vazio do Ar (Brasil), de Priscilla Brasil; Odisseia Amazônica (Peru), de Terje Toomistu, Alvaro Sarmiento e Diego Sarmiento; Perlimps (Brasil), de Alê Abreu; e Vento na Fronteira (Brasil), de Laura Faerman e Marina Weis.

Já os curtas selecionados para a competição são: A Febre da Mata (Brasil), Aribada (Colômbia/Alemanha), Chão de Fábrica (Brasil), Entre a Colônia e as Estrelas (Brasil), Estrelas do Deserto (Chile), Fantasma Neon (Brasil), Fantasmagoria (Chile/França/Suíça), Fogo no Mar (Argentina), Infantaria (Brasil); Levante pela Terra (Brasil), Mãri hi - A Árvore do Sonho (Brasil), Paulo Galo: Mil Faces de um Homem Leal (Brasil), Quem de Direito (Brasil), SOLMATALUA (Brasil), Tekoha (Brasil), Terremoto (Brasil), Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando (Brasil), Um Tempo para Mim (Brasil), XAR - Sonho de Obsidiana (Brasil) e Xixiá - Mestre dos Cânticos Fulni-ô.

A programação completa e em detalhes pode ser conferida aqui.

Exibições no Circuito Spcine (SP) e no Museu do Amanhã (RJ)

Além da programação anunciada pelo Mostra Ecofalante, o Circuito Spcine, em São Paulo, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, também estão realizando exibições do festival.

Na cidade de São Paulo, as exibições ocorrem até 7 de junho, com os filmes A Viagem do Príncipe, o documentário Lixo Mutante e Exu e o Universo. As sessões são abertas para todos os públicos na Biblioteca Roberto Santos, Centro Cultural Olido e nos CEUs Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica. Confira os horários e locais exatos de cada filme em https://www.circuitospcine.com.br/.

No Rio de Janeiro, a Mostra Ecofalante fará parte da programação da SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, e exibirá dez filmes. As sessões acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho e algumas exibições contarão com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. 

Os filmes exibidos são: no dia 6, Águas de Pastaza; no dia 7, Dia de Pesca e de Pescador, Osiba Kangamuke - Vamos lá Criançada, Crescer onde nasce o sol, Aurora, a Rua que Queria Ser um Rio; no dia 8, Filme Mata; e, no dia 9, As Borboletas de Arabuko, Yarang Mamin - Movimento das Mulheres Yarang e Meu Arado, Feminino.

Compartilhe:

  • 0 medalha