26 Maio 2014 | Janaina Pereira, Cannes
Mercado se reúne no maior Festival de cinema do mundo
MarchèduFilm, o braço de negócios do Festival de Cannes, abre espaço para negociação de produções
Compartilhe:
Terminou neste domingo, 25, a 67ª edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos do calendário do cinema mundial. Além de apresentar a Seleção Oficial dos concorrentes a Palma de Ouro, seu tradicional prêmio, Cannes é conhecido como o principal palco para compra e venda de filmes, alguns ainda em fase de pós-produção. Para isso, o Festival oferece a produtores, distribuidores e exibidores o MarchèduFilm. Criado em 1959 e desde então sendo realizado simultaneamente ao festival de cinema, é nele que são feitas exibições de produções etransações como coproduções e distribuição de filmes de diversas nacionalidades. Este ano foram mais de 12 mil participantes, de 117 países.
Publicidade fechar X
O Brasil esteve presente de diversas formas nesta edição do MarchéduFilm. O Programa Cinema do Brasil, dedicado a ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, promoveu projeções de filmes nacionais exclusivamente para o mercado. Produtores, distribuidores e exibidores de todo o mundo puderam ver de perto produções recentes do nosso cinema, como Praia do Futuro e o ainda inédito em circuito nacional, Rio, Eu te Amo.
El Ardor, coprodução da Argentina com a produtora carioca Bananeira Filmes, estrelado pelo mexicano Gael Garcia Bernal e pela brasileira Alice Braga, foi apresentado na seleção oficial, fora de competição, e atraiu especialmente os exibidores latino-americanos.
Entre as produções estrangeiras que chamaram a atenção dos exibidores, dois filmes que prometem lotar os cinemas no segundo semestre. Um deles é Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, que levou a Croisette todo o elenco do filme, liderado por Jennifer Lawrence. A nova produção da franquia, porém só chega aos cinemas em novembro.
Já Os Mercenários 3 trouxe a Cannes uma verdadeira constelação: Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson, Harrison Ford, Wesley Snipes, DolphLundgren, Jason Statham e Antonio Banderas. Os atores participaram de ação promocional do filme que incluiu um desfile em tanque de guerra pela principal avenida da cindadee uma coletiva de imprensa reservada apenas aos jornalistas convidados, onde a Revista Exibidor esteve presente.
Na conversa com os jornalistas, Stallone falou que a intenção do filme é atrair um público cada vez mais jovem. Os Mercenários 3 chega aos cinemas em agosto, e no Brasil o lançamento será da Califórnia Filmes.
Veja fotos do evento na galeria do Portal.
Compartilhe:
- 0 medalha