22 Maio 2023 | Redação
Show de Inverno celebra o cinema em edição marcada pelo reaquecimento da indústria
14ª edição de um dos maiores eventos de cinema do país acontece entre 31 de maio e 1 de junho
Compartilhe:
O mercado de cinema já começa a se preparar para uma das viagens mais aguardadas do ano: Campos do Jordão, em São Paulo. Com a proximidade do Show de Inverno, entre 31 de maio e 1 de junho, a indústria se mobiliza para os aguardados encontros entre os profissionais e também para as novidades que chegarão nas telonas nos próximos meses.
Publicidade fechar X
E, pelo que tudo indica, esta edição promete a apresentação de lançamentos quentes por parte das distribuidoras, além de muita celebração em torno da certeza de que o cinema não só veio para ficar, mas é peça crucial para todo o funcionamento da indústria do audiovisual.
Toda essa expectativa e otimismo, inclusive, já se refletem nos números do Show de Inverno, uma organização da Espaço/Z. Com a capacidade máxima já alcançada, há uma longa fila de espera de profissionais que buscam uma oportunidade de fazer parte do impactante evento.
“O Show de inverno, mais uma vez, terá um gosto de celebração do público de volta às salas de cinema! Enfrentamos um cenário de mudança de comportamento muito grande, mas a indústria já entendeu que o cinema é fundamental para o sucesso de toda a cadeia do audiovisual. O mercado está aberto às novas formas de divulgação, parcerias e experiências, que possam ajudar a alavancar ainda mais as vendas de ingressos. E são nos encontros, como o Show de Inverno, que surgem as melhores ideias e iniciativas. O evento tem capacidade máxima para 450 pessoas, mas já estamos com uma fila de espera com mais de 150 nomes. Não poderíamos estar mais animados! É um momento propício para conversarmos sobre as novas possibilidades, capacidade da indústria de se adaptar a todas essas mudanças e nos planejarmos para próxima temporada”, celebrou Maíz Oliveira, Sócia-Diretora da Espaço/Z.
Para justamente promover este espaço para que o setor possa ter tamanha troca produtiva para o futuro – a curto, médio e longo prazo –, a organização montou uma programação que inclui apresentações de 14 distribuidoras, entre majors e independentes, entre elas estão: Warner, Sony, Universal, Disney, Paramount, Paris Filmes, Downtown Filmes, Imagem Filmes, H2O Films, Diamond Films, O2 Play, Vitrine Filmes, Manequim Filmes e Elo Studios.
Com isso, somam-se mais de 24 horas de conteúdos e oportunidades de trocas, conversas e compartilhamento de ideias, sejam nos cafés das manhãs e almoços, sejam nos happy hours que encerram os dois dias de evento.
“Nossa expectativa para o Show de Inverno 2023 é que ele permita a todos celebrar que o cinema não só sobreviveu, como segue quebrando recordes de bilheterias; comemorar esse momento em que o cinema prova seu valor como prioridade, com diversidade e grande potencial de bilheteria, mas sem esquecer que ainda temos muito trabalho pela frente. Espero um evento que, além de promover nossos tão valiosos encontros, mostre um mercado de olho no cinema brasileiro, fundamental para trazer de volta números ainda maiores de bilheteria. Sabemos que não foi fácil, que não é fácil, que não será fácil, mas juntos continuaremos a inovar e mostrar ao público que cinema é uma experiência única que está aqui para ficar”, afirmou André Sala, VP Sênior de Distribuição América Latina e Diretor Geral da Sony Pictures no Brasil.
Há também a vontade de que o evento seja um espaço que propicie encontros e trocas com o objetivo de que os profissionais pensem juntos no futuro da indústria, uma necessidade que vem sendo cada vez mais destacada nestes últimos anos e que tem se mostrado fundamental para a recuperação do mercado brasileiro.
“A Warner Bros e Universal Pictures têm as melhores expectativas para o Show de Inverno 2023. Será uma ótima oportunidade para compartilharmos experiências e ideias com os nossos colegas e os nossos parceiros exibidores. Precisamos continuar trabalhando em conjunto para entender as mudanças de comportamento dos consumidores e reagir com agilidade”, contou Hernán Viviano, VP e Diretor Geral da divisão de cinema da Warner Bros. e Universal Pictures no Brasil.
Dito isto, sem dúvida, o maior anseio é de que os presentes sejam imersos nas apresentações de fortes títulos que prometem justamente promover esse retorno ao cinema e a recuperação mais do que aguardada e prevista pela indústria neste ano e no próximo, considerando especialmente a volta de um volume significativo de títulos para a programação, algo que o mercado sentiu falta nos últimos anos.
“Mal posso esperar para mostrar aos exibidores o que temos para este ano e começo do ano que vem. Tem muita coisa boa e comercial no nosso line-up”, confirmou César Silva, Vice-Presidente e Diretor Geral da Paramount Brasil.
Falando em exibidores, do lado deles a ansiedade é grande pela certeza de que o cinema é o grande dono da festa, após uma forte recuperação já nos primeiros meses do ano, e a expectativa, especialmente neste verão do hemisfério norte, de chegarmos aos números mais próximos de antes da crise. Também pela chance de conhecer em primeira mão todas essas apostas que reafirmam esta forte retomada de 2023 e 2024.
“Nossas expectativas para o Show de Inverno são sempre grandes, é um evento importantíssimo para a indústria. Temos vivido com muita alegria a recuperação do cinema, que já se mostrou um espaço inigualável para nosso público viver experiências inesquecíveis, especialmente com grandes lançamentos. Estamos ansiosos para ver toda a diversidade de títulos que o Show de Inverno nos trará e que estarão lotando nossas salas em breve”, Luiz Severiano Ribeiro, Presidente da Rede Kinoplex.
O Show de Inverno é um dos mais tradicionais eventos voltados para a indústria de cinema, especialmente de exibição. O evento acontece anualmente no Grande Hotel, em Campos do Jordão, e reúne profissionais de ponta a ponta do setor para discutir e apresentar as mais quentes novidades do mercado cinematográfico.
Compartilhe:
- 0 medalha