Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Diversidade

19 Maio 2023 | Renata Vomero

Annenberg Inclusion Initiative lança site com classificação dos filmes inclusivos de Hollywood

“The Inclusion List” traz dados inéditos sobre filmes, distribuidores e produtores com lançamentos entre 2019 e 2022

Compartilhe:

"A Mulher Rei" lidera o ranking com maior número de representatividade feminina e negra no elenco e equipe (Foto: Sony)

A Annenberg Inclusion Initiative, grupo de análise de representatividade de Hollywood da Universidade do Sul da Califórnia, junto ao Adobe Foundation, acabam de lançar o site The Inclusion List, em que classifica filmes, distribuidoras e produtoras a partir de seu nível de inclusão entre 2019 e 2022 nos Estados Unidos.

Publicidade fechar X

Os critérios passam por analisar a representação não-branca, feminina, LGBTQIA+, de pessoas com deficiência e de pessoas já na idade mais madura ou terceira idade. E essa representatividade também é observada atrás das câmeras, em cargos de direção, roteiro, produção, fotografia e edição.

Com isso, foram classificados 376 filmes que trouxessem algum ou alguns destes indicativos acima, considerando as maiores bilheterias de cada ano observado, inclusive. Tendo isto em vista, a produção que lidera o ranking, considerando elenco e profissionais envolvidos é A Mulher Rei, da Sony, dirigido por Gina Prince-Bythewood e protagonizado por Viola Davis e grande elenco de atores negros.

A produção teve nota 14 de 20, considerando pontuação três no elenco (que analisa personagens falantes também) e nota 11 na equipe. O longa veio seguido por A Despedida, da A24, filme dirigido por Lula Wang e protagonizado Awkwafina. A produção contabilizou nota 13,6.

Outros títulos de destaque foram Zola, Harriet, Laal – O Contadorde Histórias, I Wanna Dance with Somebody – A história de Whitney Houston, Todos Já Sabem, Honk for Jesus. Save Your Soul, Broker e A Chefinha.

Entre os distribuidores, os critérios são semelhantes, avaliando elenco e equipe envolvidos. A Universal lidera o ranking, que tem pontuação máxima de 480, com nota 201,6. Dos filmes lançados pela major no período analisado, 24 deles integraram a lista de boas práticas de inclusão do site.

A Sony vem na segunda posição do ranking com nota 122,8 e 14 filmes entre os mais inclusivos. Entre eles, A Mulher Rei e I Wanna Dance With Somebody. E detalhe: este ranking atual é exclusivo para lançamentos em cinema, devendo haver um novo site para avaliar conteúdos lançados na televisão e streaming.

Entre os produtores os critérios se diferenciam um pouco. O site contabiliza uma nota geral para cada filme e soma todos, alcançando o máximo de 80 pontos. Entre os profissionais que mais promovem a inclusão estão Will Paker (Will Paker Production), James Lopez (MACRO Film Studios) e Kevin Feige (Marvel Studios).

Para conferir cada detalhe sobre este ranking, basta conferir no site: https://www.inclusionlist.org/

Compartilhe:

  • 1 medalha