12 Maio 2023 | Renata Vomero
Com chance de ampliar circuito popular, "Barraco de Família" diverte ao levar o brasileiro à telona
Filme é distribuído pela Synapse Distribution e produzido pela Santa Rita Filmes
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Comédia familiar com elenco estelar são alguns dos ingredientes que fazem de Barraco de Família, da Synapse Distribution, a opção mais saborosa para os brasileiros na semana do Dia das Mães. Dirigido por Maurício Eça e produzido pela Santa Rita Filmes, o longa traz o brasileiro para a telona e tem a chance de ampliar o circuito popular de cinema.
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O elenco é formado por um timaço de astros: Cacau Protásio, Lellê, Robson Nunes, Eduardo Silva, Jeniffer Nascimento, Yuri Marçal, Nany People, Péricles, Sandra de Sá, Hugo Gloss, Lena Roque e Maurício de Barros. Time este que, por si só, já é atrativo para o público, aliás, a Synapse justamente entendeu que esses nomes já seriam uma peça-chave na estratégia orgânica de divulgação.
A campanha vem sendo trabalhada desde o início das filmagens, há dois anos, usando um storytelling para apresentar ao público os detalhes do filme, da história, criando esse senso de urgência e expectativa para estreia, que aconteceu ontem (11).
“Usamos muito a estratégia de dados e SEO, entendendo qual é o público, como se comunicar, produzimos conteúdos desde lá de trás e deixamos organizados para criar recorrência e ir contando a história do filme, apresentando o filme e criando audiência”, contou Fabio Lima, CEO do Sofa Digital, grupo proprietário da Synapse Distribution. Ele ainda ressaltou o crescimento do longa nas redes desde a última semana, quando aconteceu a pré-estreia com o elenco no Cine Marquise: sessão lotada.
A produção, como já dissemos, começou a ser filmada em 2021, em plena pandemia, e foi tratada como aposta para os cinemas, trazendo ao público uma comédia familiar, com atores negros e um assunto super atual sobre a nossa relação com as redes sociais. Ou seja, impossível do brasileiro não se identificar.
No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, na Zona Leste de São Paulo, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, a família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.
“A gente apostou na proposta de prezar por um conteúdo de massa e popular, a gente acredita nisso, em um produto que pudesse incentivar novamente a criação de um circuito popular de cinemas, porque desde o início a gente sabia que ele tinha que ir para os cinemas”, comentou Marcelo Braga, dono e CEO da Santa Rita Filmes.
E este é um dos principais pontos em que o lançamento da produção toca, justamente a dificuldade em retomar um circuito que alcance o público em massa do Brasil, um público outrora tão afeito por nossas comédias e personagens, mas que não tem se visto com tanta frequência na tela grande, seja pela falta de produções do tipo, seja pela dificuldade de ter o produto exibido.
Um problema no estilo “ovo ou galinha”, como aponta o distribuidor. “É um filme muito bem feito e popular, feito para ser de massa, mas acaba virando um filme de nicho, porque o circuito não está orientado para isso. São decisões difíceis de tomar no caso específico do cinema, porque ele vai ter outra vida no streaming, onde já mapeamos que terá boas audiências, porque o streaming tem isso de poder ir educando novas audiências”, concluiu. O filme abriu, nesta primeira semana, especialmente nas periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e em agosto estará disponível no Paramount+.
Nesse sentido, ambos os executivos acreditam que o longa pode ser um passo importante para a indústria ir abrindo mais espaço para este tipo de produção, para que haja um circuito mais amplo nos lançamentos seguintes a este; e que Barraco de Família seja um case para este recorte.
“A gente precisa discutir esse assunto, como a gente vai organizar isso, queria usar esse filme como case para abrir espaço de discussão com a indústria, para que a gente trabalhe de fato pela indústria e pelo retorno do público para os diferentes filmes que existem e precisam funcionar”, destacou Lima, que foi complementado por Marcelo Braga: “A gente sabe o quanto batalhou para fazer este filme e o quanto batalhou para ter uma distribuição digna. O que a gente espera agora é justamente que a audiência deste filme, que existe, seja mensurada de forma diferenciada pelos programadores de cinema. A cultura popular é o que a gente tem mais que preservar em nosso país. Nosso desejo é que este filme seja um grande laboratório para que isso possa acontecer”, destacou.
Os bastidores
A pandemia tornou o processo de filmagem do filme ainda mais desafiador. Como solução para tentar ao máximo conter qualquer crise sanitária no set, a produtora tomou como decisão criar o cenário principal dentro do estúdio para ser o mais controlado possível.
Não só isso, as filmagens iniciaram em 4 de maio de 2021, dia do falecimento precoce de Paulo Gustavo, por complicações da Covid-19. Mesmo afetada pela grande perda do amigo, Cacau Protásio decidiu manter a agenda de filmagens também entendendo o quanto aquele filme era importante para honrar o legado de Paulo.
“A Cacau foi muito profissional e quis fazer o trabalho dela, entendeu que tinha que representar ele ali. O filme é uma homenagem a ele”, comentou Braga. Aliás, representando uma mãe tão brasileira, que faz de tudo pelos filhos e família, a personagem não deixa de ter a energia marcante de Dona Hermínia, é uma honra ao legado de Paulo. A pré-estreia, coincidentemente aconteceu em 4 de maio de 2023, com sessão lotada de público e convidados e muita emoção entre o elenco. Outra coincidência, é a estreia do filme acontecer no mesmo dia da validação da Lei Paulo Gustavo.
E mais, o longa estreia próximo ao dia das Mães, justamente pensando nessa possibilidade de ser um passeio em família para celebrar a data e gerar uma conversa entre mães e filhos, além, claro de ser diversão garantida.
“O brasileiro vai se ver na tela neste filme, ele traz essa discussão em torno da dinâmica da família, trazendo coisas coloquiais que acontecem no dia a dia de qualquer família brasileira, seja ela qual for”, concluiu o produtor.
Aliás, com tantos ingredientes poderosos, já há o desejo de ampliar o filme para uma franquia nos cinemas e para um seriado para a televisão e o streaming, o sucesso deste primeiro nas telonas só deve acelerar este processo.
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