Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Celebração

21 Abril 2023 | Yuri Codogno

Frontera Filmes completa 10 anos e comemora com projetos inéditos

Primeiro longa-metragem e websérie devem ser lançados ainda este ano

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Completando dez anos no mercado audiovisual em 2023, a produtora Frontera Filmes celebra uma década de existência com projetos inéditos. A empresa foi fundada por Luiza Marques da Costa e Tiago Pinheiro, que, recém-formados, buscavam não se limitar por fronteiras físicas ou criativas, sem restrições de atuação no território nacional. Embora sediada em São Paulo, a ideia é que acompanhasse os clientes em todos os processos de criação e produção audiovisual.

Publicidade fechar X

E para comemorar, dois projetos com previsão de estreia ainda para esse ano estão sendo produzidos pela Frontera. Um deles é o lançamento do primeiro longa-metragem da empresa, o documentário Future Brilliant, que está concorrendo na Mostra Competitiva do Festival Internacional de Tel Aviv, em Israel, considerado um dos mais renomados da categoria. Já o outro é uma produção em parceria com o “Arte no Metrô”, responsável pelo processo de conservação do acervo de obras do Metrô de São Paulo. 

Future Brilliant traz um aspecto íntimo e pessoal sobre a relação do diretor Abílio Dias com sua irmã, Gisele, que tem paralisia cerebral. A produtora viabilizou a produção do documentário desde o seu desenvolvimento até a finalização. “Por ser um projeto extremamente pessoal, inicialmente, o diretor captou algumas imagens, trouxe pra gente analisar e juntos fomos organizando esse longa”, disse Luiza Marques da Costa, atual produtora executiva e diretora da Frontera Filmes.

A empresária também detalhou o projeto sobre as obras artísticas do Metrô paulistano: “É uma websérie sobre algumas das 92 obras que pertencem a eles, adquiridas entre 1970 e 1997. Estudamos quais seriam as que passariam pela conservação e quais seriam as estações que deveriam aparecer nas filmagens. A partir daí, criamos um projeto que contemplasse o acervo do Metrô, os desafios da conservação de obras de arte em espaços públicos e a relação dos passageiros com as obras, além da questão histórica por trás, que acaba enriquecendo bastante o trabalho”.

A Frontera Filmes também possui um viés dentro do universo socioambiental, já tendo produzido em parceria com o Refúgio Ecológico Caiman - uma iniciativa que atua diretamente na conservação da fauna e do bioma do Pantanal -, e que inclusive chamou a atenção de grandes organizações ambientais, como a SOS Mata Atlântica, que até hoje recorre à produtora para conduzir suas peças.

Conheça um pouco mais do trabalho da Frontera Filmes em seu portfólio oficial.

Compartilhe:

  • 1 medalha