13 Abril 2023 | Renata Vomero
Festival de Cannes revela line-up desta edição e brasileiros estão entre os selecionados
Um dos mais importantes festivais de cinema acontecerá entre 16 e 27 de maio
Compartilhe:
Falta um pouco mais de um mês para o início do Festival de Cannes, em 16 de maio até o dia 27. Nesta quinta-feira (13), a organização deste que é um dos mais importantes festivais de cinema do mundo anunciou a seleção dos filmes desta 76ª edição.
Publicidade fechar X
Entre os nomes escolhidos na Competição – que podem ganhar a Palma de Ouro –, alguns já chamam atenção, como os diretores Wes Anderson (Asteroid City), Hirokazu Kore-eda (Monster), Wim Wenders (Perfect Days), Ken Loach (The Old Oak) e Marco Bellochio (Rapito).
Há um brasileiro na disputa pela Palma de Ouro, é Karim Aïnouz, que teve seu filme Firebrand, produzido na Inglaterra, selecionado na Competição. Em 2019, o diretor foi o vencedor da Mostra Un Certain Regard com A Vida Invisível.
Mas ele não é o único brasileiro com viagem marcada à cidade francesa, embora seja o único na competição. O filme A Flor do Buriti', do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora foi selecionado na Mostra Un Certain Regard.
O documentário Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho terá sua estreia mundial na 76ª edição do evento, fora de competição. O filme de 91 minutos, produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes, de Silvia Cruz e Felipe Lopes, é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem e será exibido em Sessão Especial fora de competição. Este é o terceiro filme do diretor na Seleção Oficial de Cannes, depois de Aquarius, em 2016, e Bacurau, codirigido por Juliano Dornelles, em 2019, quando ganhou o Prêmio do Júri.
Para além da boa entrada de brasileiros no festival, há um outro marco desta edição a se comemorar: número recorde de diretoras mulheres selecionadas na mostra principal. São ao todo seis diretoras de diversos lugares do mundo que poderão receber a Palma de Ouro, o antigo recorde era do ano passado quando cinco cineastas foram selecionadas.
Neste ano, as selecionadas são Alice Rohrwacher (La Chimera), Jessica Hausner (Club Zero), Catherine Breillat (L’été Dernier), Justine Triet (Anatomie d'Une Chute), Ramata-Toulaye Sy (Banel et Adama) e Kaouther Ben Hania (Les Filles d’Olfa).
Também chama atenção a presença de dois documentários na seleção principal, são eles Les Filles d’Olfa, citado acima, e Jeunesse, de Wang Bing. Não que este feito seja completamente inédito na história do festival, que já até premiou o gênero, mas a boa presença denota uma tendência forte que vem se desenhando nos mais renomados festivais internacionais do momento.
Entre outros filmes já confirmados para terem suas premières no festival estão Killer Of The Flower Moon, próximo longa de Martin Scorsese, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, de James Mangold e Jeanne du Barry, estrelado por Johnny Depp e dirigido por Maïwenn, abrirá o evento.
A 76ª edição do Festival de Cannes terá júri presidido por Ruben Östlund, diretor de Triângulo da Tristeza, que ganhou a Palma de Ouro em 2022.
Confira a seleção oficial:
COMPETIÇÃO
Club Zero, de Jessica Hausner
The Zone of Interest, de Jonathan Glazer
Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
Les Filles d’Olfa, de Kaouther Ben Hania
Asteroid City, de Wes Anderson
Anatomie d’une Chute, de Justine Triet
Monster, de Kore-eda Hirokazu
Il Sol dell’Avvenire, de Nanni Moretti
L’été Dernier, de Catherine Breillat
Kuru Otlar Ustune, de Nuri Bilge Ceylan
La Chimera, de Alice Rohrwacher
La Passion de Dodin Bouffant, de Tran Anh Hun
Rapito, de Marco Bellocchio
May December, de Todd Haynes
Jeunesse, de Wang Bing
The Old Oak, de Ken Loach
Banel e Adama, de Ramata-Toulaye Sy
Perfect Days, de Wim Wenders
Firebrand, de Karim Aïnouz
UN CERTAIN REGARD
Le Règne Animal, de Thomas Cailley
Los Delincuentes, de Rodrigo Moreno
How to Have Sex, de Molly Manning Walker
Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani
Kadib Abyad, de Asmae El Moudir
Simple Comme Sylvain, de Monia Chokri
A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora
Los Colonos, de Felipe Gálvez
Augure, de Baloji Tshiani
The Breaking Ice, de Anthony Chen
Rosalie, de Stéphanie Di Giusto
The New Boy, de Warwick Thornton
If Only I Could Hibernate, de Zoljargal Purevdash
Hopeless, de Kim Chang-hoon
Terrestrial Verses, de Ali Asgari e Alireza Khatami
Rien à Perdre, de Delphine Deloget
Les Meutes, de Kamal Lazraq
Compartilhe:
- 0 medalha