Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

28 Março 2023 | Yuri Codogno

Festival de documentários É Tudo Verdade apresenta sua programação para edição 2023

Evento será entre os dias 13 e 23 de abril e exibirá 72 produções

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários divulgou a programação completa de sua 28ª edição. Neste ano, o evento volta a acontecer plenamente de forma presencial e acontecerá entre os dias 13 e 23 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada franca. No total, 72 documentários - entre longas, médias e curtas-metragens - de 34 países serão exibidos.

Publicidade fechar X

“Ao lado da belíssima safra de filmes, o grande marco desta 28ª edição é o retorno pleno do festival às salas de cinema. Festivais de cinema são atividades essencialmente presenciais, eventos coletivos de encontro entre realizadores e público, de descobertas e redescobertas, de emoções e reflexões públicas. Estávamos todos com saudades”, celebrou Amir Labaki, diretor-fundador do É Tudo Verdade.

Neste ano, o circuito de exibição em São Paulo contará com Cine Marquise, Cinemateca Brasileira, Sesc 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e o Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem na Estação NET Botafogo e Estação NET Rio. O documentário americano Subject, de Jennifer Teixeira e Camilla Hall, terá sua pré-estreia nacional na sessão de abertura em São Paulo para convidados, no dia 12 de abril, na Cinemateca Brasileira. No Rio, por sua vez, a abertura para convidados será na Estação NET Botafogo, no dia 13 de abril, e exibirá em estreia mundial 1968 – Um Ano na Vida (2023), de Eduardo Escorel.

A programação do festival deste ano se estrutura em Mostras Competitivas de Curtas e Médias/ Longas Metragens Brasileiros e Internacionais, além das mostras não-competitivas Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos É Tudo Verdade. Na atual edição, serão doze longas e média-metragens internacionais e sete brasileiros que fazem suas estreias nas telas, além de nove curtas nacionais e sete internacionais. 

Importante lembrar que os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar do ano que vem. 

Outro destaque são as homenagens ao cineasta Humberto Mauro (1897-1983) - com a exibição de dez de seus filmes e dois documentários sobre ele - e a Jean-Luc Godard (1930-2022), com a apresentação dos oito episódios da série História(s) do Cinema. A Homenagem a Humberto Mauro tem curadoria dos especialistas Sheila Schvarzman e Eduardo Morettin, enquanto a do Jean-Luc Godard conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

A cerimônia de premiação será às 18h do sábado, 22 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 23.

Atividades Paralelas

Além da exibição dos curtas em mostras competitivas e não competitivas, É Tudo Verdade disponibiliza outros programas que complementam sua programação. Um deles é a Sessão Especial Sabesp, que este ano apresenta a estreia do documentário Lixo Fora de Lugar (Matter Out of Place), do cineasta austríaco Nikolaus Geyrhalter, vencedor do Pardo Verde no Festival de Locarno de 2022.

Já nos dias 13 e 14 de abril, logo no início do evento, acontece a 20ª edição da Conferência Internacional do Documentário, em correalização com a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. 

De 17 a 23 de abril, o Sesc Digital vai exibir em streaming dois filmes da mostra Foco Latino-Americano: Beleza Silenciosa, de Jasmin Mara López, e Hot Club de Montevideo, de Maximiliano Contenti. A programação streaming apresenta no Itaú Cultural Play, entre 24 e 30 de abril, sete dos curtas-metragens da competição brasileira.

Por fim, destaca-se também o Ciclo de Palestras O Arquivo no Documentário, programados para os dias 17 e 18 de abril no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF Sesc). No dia 16, antes, apresentado em parceria com a Spcine, no Centro Cultural São Paulo, uma Masterclass com o cineasta Cristiano Burlan, que estreia entre as Projeções Especiais do festival seu novo documentário, Antunes Filho, Do Coração para o Olho.

Confira abaixo o programa do festival:

Sessões de Abertura

  • Dia 12, São Paulo: Subject | Direção: Jennifer Tiexiera, Camilla Hall | EUA, 93’, 2022
  • Dia 13, Rio de Janeiro: 1968 — Um Ano na Vida | Direção: Eduardo Escorel | Brasil, 91’, 2023

Filmes em Competição

Competição Brasileira — Longas e Médias-Metragens 

  • 171 | Direção: Rodrigo Siqueira | Brasil, 95’, 2023
  • Amanhã | Direção: Marcos Pimentel | Brasil, 106’, 2023
  • O Contato | Direção: Vicente Ferraz | Brasil, 84’, 2023
  • Incompatível com a Vida | Direção: Eliza Capai | Brasil, 92’, 2023
  • Morcego Negro | Direção: Chaim Litewski e Cleisson Vidal | Brasil, 135’, 2023
  • Nada Sobre meu Pai | Direção: Susanna Lira | Brasil, 93’, 2023
  • Santino | Direção: Cao Guimarães | Brasil, 88’, 2022

Competição Internacional — Longas e Médias-Metragens 

  • Casa Silenciosa (Khaneye Khamoosh) | Direção: Farnaz Jourabchian e Mohammad Reza Jourabchian | Irã, Canadá, França, Filipinas, Catar, 100', 2022
  • O Caso Padilla (El Caso Padilla) | Direção: Pavel Giroud | Espanha, Cuba, 87’, 2022
  • Confiança Total (Total Trust) | Direção: Jialing Zhang | Alemanha, Países Baixos, 97', 2023
  • Despertar de Aurora (Aurora’s Sunrise) | Direção:  Inna Sahakyan | Armênia, Alemanha, Lituânia, 96’, 2022
  • Um Espião Compassivo (A Compassionate Spy) | Direção: Steve James | EUA, Reino Unido, 101’, 2022
  • Front do Leste (Shidniy Front) | Direção: Vitaly Mansky e Yevhen Titarenko | Letônia, Ucrânia, República Tcheca, EUA, 98', 2023
  • Godard Cinema (Godard Seul le Cinéma) | Direção: Cyril Leuthy | França, 110’, 2022
  • Little Richard — Eu Sou Tudo (Little Richard — I Am Everything) | Direção: Lisa Cortez | EUA, 98’, 2023
  • Não-Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović (Non-Aligned: Scenes from the Labudović Reels) | Direção: Milla Turajlić | Sérvia, França, Croácia, Montenegro, Catar, 100’, 2022
  • Pianoforte | Direção: Jakub Piątek | Polônia, 91’, 2023
  • Rezando pelo Armagedom (Praying for Armageddon) | Direção: Tonje Hessen Schei | Noruega, 90’, 2022
  • Still: A Michael J. Fox Movie | Direção: Davis Guggenheim | EUA, 95' 2022

Competição Brasileira — Curtas-Metragens

  • Aos Mortos, Um Lugar para Habitar | Direção: Victor Costa Lopes| Brasil, 7’, 2023
  • Bambambã | Direção: Andréa França | Brasil, 12’, 2022
  • Cama Vazia | Direção: Fábio Rogério, Jean-Claude Bernardet | Brasil, 5’, 2023
  •  Ferro’s Bar | Direção: Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros | Brasil, 24’, 2022
  • O Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio | Direção: Carlos Adriano | Brasil, 26’, 2023
  • Mãri hi – A Árvore do Sonho | Direção: Morzaniel Ɨramari | Brasil, 17’, 2023
  • Retratos de Piratininga | Direção: André Manfrim | Brasil, 17’, 2023
  • Todavia Sinto | Direção: Evelyn Santos | Brasil, 9’, 2022
  • Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ | Direção: Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá | Brasil, 25’, 2022

Competição Internacional: Curtas-Metragens

  • Carta a um Porco (Letter to a Pig) | Direção: Tal Kantor | França, Israel, 17’, 2022
  • Florestas (Forêts) | Direção: Simon Plouffe | Canadá, 16’, 2022
  • Folhas de K. (Hojas de K.) | Direção: Gloria Carrion | Nicarágua, Costa Rica Nicarágua, Costa Rica
  • 18’, 2022
  • Uma História do Mundo Segundo a Getty Images (A History of the World According to Getty Images) | Direção: Richard Misek | Reino Unido, Noruega, 18’, 2022
  • Jogando Óleo na Fervura (Pouring Water on Troubled Oil) | Direção: Nariman Massoumi | Reino Unido, 26’, 2023
  • Mal Trabalhando (Hardly Working) | Direção: Total Refusal | Áustria, 21’, 2022
  • Paraíso da Soneca (Powernapper's Paradise) | Direção: Samir Arabzadeh | Suécia, 15’, 2022
  • Ptitsa | Direção: Alina Maksimenko | Polônia, Ucrânia, 30’, 2022
  • Todas as Coisas que Você Deixa para Trás(All the Things You Leave Behind) | Direção: Chanasorn Chaikitiporn | Tailândia, 18’, 2022

Mostras Não Competitivas

Programas Especiais

  • Antunes Filho, do Coração para o Olho | Direção: Cristiano Burlan | Brasil, 74’, 2022
  • Lowndes County e o Caminho para o Poder Negro (Lowndes County And The Road to Black Power) | Direção: Sam Pollard e Geeta Gandbhir | EUA, 90’, 2022
  • Sessão Especial Sabesp: Lixo Fora de Lugar (Matter Out of Place) | Direção: Nikolaus Geyrhalter | Áustria, 106', 2022
  • Três Minutos — Uma Duração (Three Minutes — A Lengthening) | Direção: Bianca Stigter | Países Baixos, 69’, 2021
  • Vire Cada Página: As Aventuras de Robert Caro e Robert Gottlieb (Turn Every Page: The Adventures of Robert Caro and Robert Gottlieb) | Direção: Lizzie Gottlieb | EUA, 112’ 2022

O Estado das Coisas

  • Os Corredores do Poder (The Corridors of Power) | Direção: Dror Moreh | França, Alemanha, EUA, Israel, 135', 2022
  • Favela do Papa | Direção: Marco Antônio Pereira | Brasil, 76’, 2022
  • A História Natural da Destruição (The Natural History of Destruction) | Direção: Sergei Loznitsa | Alemanha, Países Baixos, Lituânia, 112’, 2022
  • Liberdade em Chamas (Freedom on Fire) | Direção: Evgeny Afineevsky | Reino Unido, EUA, Ucrânia, 114', 2022
  • Merkel | Direção: Eva Weber | Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, 95’, 2022
  • Música para Pombos Negros (Music for Black Pigeons) | Direção:  Jorgen Leth, Andreas Koefoed | Dinamarca, 92’, 2022
  • Rua Aurora — Refúgio de Todos os Mundos | Direção: Camilo Cavalcante | Brasil, 96’, 2023

 

Foco Latino-Americano

  • Amando Martha (Amando a Martha) | Direção:  Daniela López Osorio | Colômbia. Argentina, 74’, 2022 
  • Beleza Silenciosa (Belleza Silenciosa) | Direção: Jasmín Mara López | EUA, México, Malta, 88', 2022
  • Hot Club de Montevideo | Direção: Maximiliano Contenti | Uruguai, 90’, 2022

Clássicos É Tudo Verdade

  • O Prisioneiro da Grade de Ferro (auto-retratos) | Direção: Paulo Sacramento | Brasil, 123’, 2003
  • Cine-Guerrilhas: Cenas dos Rolos de Labudović (Ciné-Guerrillas: Scenes from the Labudović Reels) | Direção: Mila Turajlić | Sérvia, França, 94’, 2022
  • Confissões de um Cinema em Formação | Direção: Eugenio Puppo | Brasil, 76’, 2022
  • Americano: Uma Odisseia a 1947 (American: An Odyssey to 1947) | Direção: Danny Wu | Canadá, 102’, 2022

Homenagem a Humberto Mauro

  • Um Apólogo | Direção: Humberto Mauro | Brasil, 10’, 1939
  • Cantos de Trabalho | Direção Humberto Mauro  | Brasil, 9’, 1955
  • Carro de Bois | Direção Humberto Mauro | Brasil, 10’, 1974 
  • O Cysne | Direção Humberto Mauro  | Brasil, 3’, 1936 
  • Engenhos e Usinas | Direção Humberto Mauro | Brasil, 8’, 1955
  • Henrique Oswald | Direção Humberto Mauro | Brasil, 7’, 1942
  • O João de Barro | Direção Humberto Mauro | Brasil, 20’, 1956
  • Lagoa Santa | Direção Humberto Mauro | Brasil, 12’, 1940
  • Manhã na Roça: O Carro de Bois | Direção Humberto Mauro | Brasil, 8’, 1956
  • Victoria Regia | Direção Humberto Mauro | Brasil 8’, 1937
  • Mauro, Humberto | Direção: David Neves | Brasil, 21’, 1975
  • Humberto Mauro, Cinema É Cachoeira | Direção: André Di Mauro | Brasil, 90’, 2018   

Homenagem a Jean-Luc Godard

História(s) do Cinema (Histoire(s) du Cinéma) | Direção: Jean-Luc Godard | França, Suíça

  • Episódio 1: Todas as Histórias (Toutes les Histoires) | 51', 1987 | “Para Mary Meerson e para Monica Tegelaar.”
  • Episódio 2: Uma Só História (Une Histoire Seule) | 42', 1989 | "Para John Cassavetes e para Glauber Rocha."
  • Episódio 3: Apenas Cinema  (Seul le Cinéma) | 26', 1997 | "Para Armand J. Cauliez e para Santiago Alvarez."
  • Episódio 4: Beleza Fatal (Fatale Beauté) | 28', 1997 | "Para Michèle Firk e para Nicole Ladmiral." 
  • Episódio 5: A Moeda do Absoluto (La Monnaie de L'Absolu) | 27', 1998 | "Para Gianni Amico e para James Agee."
  • Episódio 6: Uma Nova Onda (Une Vague Nouvelle) | 27', 1998 | "Para Frederic C. Froeschel e para Nahum Kleiman."
  • Episódio 7: O Controle do Universo (Le Contrôle de L`Univers) | 27', 1998 | "Para Michel Delahaye e para Jean Domarchi."
  • Episódio 8: Os Signos entre Nós (Les Signes parmi Nous) | 38', 1998 | "Para Anne-Marie Miéville e para mim mesmo."

Compartilhe:

  • 1 medalha