13 Março 2023 | Renata Vomero
"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" é consagrado no Oscar das "primeiras vezes"
Produção da A24 conquistou sete prêmios entre as 11 indicações que concorria
Compartilhe:
Neste domingo (12) foi realizada a cerimônia da 95ª edição do Oscar, prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em uma noite histórica que celebrou a retomada do cinema e de astros da indústria, a premiação, sem grandes surpresas, consagrou Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond) com sete estatuetas, entre elas a de Melhor Filme.
Publicidade fechar X
O longa da A24 já liderava o número de indicações, somando 11 delas. Ontem, a produção levou a estatueta por Melhor Filme, Melhor Direção (Daniel Kwan & Daniel Scheinert), Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis), Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.
Com isso, esse é o maior número de vitórias que vencedor do maior prêmio do Oscar conquista desde Quem Quer Ser Um Milionário, que levou oito Oscars para casa em 2009. O mais perto disso foi Guerra ao Terror, que conquistou seis estatuetas em 2010. Os maiores vencedores da história da premiação são Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, todos foram premiados em 11 categorias. As informações são da Variety.
Outro marco importante foi conquistado para o filme: na categoria de Melhor Atriz, Michelle Yeoh foi a primeira mulher asiática a levar a estatueta e primeira não-branca em 20 anos a conseguir o feito.
Com todas as vitórias de Tudo em Todo o Lugar, não houve tanta variação de estatuetas para os outros concorrentes. O segundo filme mais premiado da noite foi Nada de Novo no Front, da Netflix, que levou quatro estatuetas (Melhor Filme Internacional, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção). Na sequência vem A Baleia (California) com dois prêmios, incluindo o reconhecimento dado a Brendan Fraser como Melhor Ator.
Observando os reconhecimentos nas categorias de atuação, esta edição fica marcada como o Oscar das primeiras vezes. Michelle Yeoh, Brendan Fraser, Jamie Lee Curtis e Ke Huy Quan não só receberam sua primeira estatueta da carreira, como também suas primeiras indicações. Especialmente por todos terem décadas de trabalho na indústria.
Se abrimos o texto destacando que este Oscar marca a retomada do cinema e de astros da indústria, estes quatro nomes são os que representam o que chamamos de comeback story, ou volta por cima para traduzir o espírito da expressão, especialmente nos casos de Brendan Fraser e Ke Huy Quan, mas também no reconhecimento dado ao todo da carreira de Michelle Yeoh e Jamie Lee Curtis.
Enquanto estes nomes celebram as conquistas, vale destacar alguns dos títulos que chegaram a ganhar tração na temporada, mas terminaram a noite de ontem sem qualquer estatueta. Caso de Elvis, Os Banshees de Inisherin, Os Fabelmans, Tár e Triângulo da Tristeza.
Outros longas com diversas indicações foram reconhecidos com um prêmio ontem, entre eles Avatar: O Caminho da Água, Top Gun: Maverick, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Entre Mulheres. RRR foi indicado apenas por Melhor Canção Original e levou a estatueta para casa.
Entre as distribuidoras, considerando no Brasil, a Diamond Films (Tudo em Todo o Lugar), e a Netflix (Nada de Novo no Front, Pinóquio, RRR, entre outros) empataram com sete estatuetas cada. A plataforma de streaming sai dessa edição com o marco de ter ganhado sua primeira vitória por Melhor Animação, com Pinóquio por Guillermo Del Toro.
No entanto, é impossível não destacar o quão significativa foi a noite de ontem para consagrar a produtora e distribuidora independente A24, responsável por Tudo em Todo o Lugar e A Baleia, nos EUA. Com isso, a empresa saiu dessa premiação como a maior vitoriosa da noite, levando nove estatuetas para sua prateleira, sendo que as quatro conquistas de atuação estão sob seu guarda-chuva. Se já havia nela um renome a se destacar, agora, definitivamente estamos falando de um dos mais relevantes estúdios da atualidade.
Confira os detalhes:
Ranking de vitórias por distribuidoras:
Diamond Films Brasil - 7
Netflix - 7
Disney - 2
California Filmes - 2
Universal - 1
Paramount - 1
Apple TV - 1
HBO MAX - 1
Sem distribuidora no Brasil - 1
Confira a lista completa de vencedores:
MELHOR FILME
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
MELHOR DIREÇÃO
Daniel Kwan & Daniel Scheinert - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
MELHOR ATOR
Brendan Fraser - A Baleia (California)
MELHOR ATRIZ
Michelle Yeoh - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ke Huy Quan- Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Jamie Lee Curtis - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Daniel Kwan & Daniel Scheinert - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Sarah Polley - Entre Mulheres (Universal)
MELHOR FOTOGRAFIA
James Friend - Nada de Novo no Front (Netflix)
MELHOR TRILHA SONORA
Volker Bertelmann - Nada de Novo no Front (Netflix)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Naatu Naatu", de M.M. Keeravaani e Chandrabose - RRR (Netflix)
MELHOR MONTAGEM
Paul Rogers - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
MELHOR FIGURINO
Ruth E. Carter - Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Disney)
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Nada de Novo no Front (Netflix)
MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
A Baleia (California)
MELHOR SOM
Top Gun: Maverick (Paramount)
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Avatar: O Caminho da Água (Disney)
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
Pinóquio de Guillermo Del Toro (Netflix)
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo (Apple TV)
MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
An Irish Goodbye*
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Nada de Novo no Front - Alemanha (Netflix)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM
Navalny (HBO Max)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
Como Cuidar de um Bebê Elefante (Netflix)
Compartilhe:
- 0 medalha