01 Março 2023 | Renata Vomero
Estudo aponta AVOD como principal escolha dos consumidores brasileiros em longo prazo
Rakuten Advertising entrevistou mais de 400 brasileiros para entender padrões de consumo de streaming
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A Rakuten Advertising realizou uma pesquisa com mais de 400 brasileiros entre 18 e 45 anos para traçar o padrão de consumo dos espectadores quanto aos serviços de vídeo sob demanda (sejam os com assinatura, aluguel ou apoiados por publicidade).
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Entre os principais insights da análise há alguns dados que se cruzam com outras pesquisas já realizadas com o mesmo recorte. Ao que tudo indica, com o número de streamings e serviços pagos crescendo nos últimos anos, além do encarecimento do custo de vida da população, especialmente no Brasil, o caminho é o público dar preferência para os serviços de vídeo sob demanda que sejam apoiados por anúncios, ou seja, gratuitos ou com simbólico custo de assinatura. Estes serviços são denominados AVOD (Advertising-Based Video on Demand).
Segundo observado, 75% dos brasileiros devem aderir a este tipo de plataforma, inclusive, porque 76% deles consomem algum tipo de serviço sob demanda, ou seja, já são familiares e afeitos a este tipo de entretenimento e produto.
Interessante que, entre os entrevistados, 100% assinavam algum tipo de plataforma paga, mas apenas 39% eram donos de mais de três assinaturas do tipo, o que reforça também o comportamento atual do público com relação aos streamings. Diferente do auge da pandemia, em que houve um boom de assinaturas, atualmente os espectadores dão preferência para poucas assinaturas, podendo até revezar entre os serviços.
Neste sentido, 31% dos participantes relataram terem cancelado o pagamento de mensalidades devido ao aumento dos valores e à crise econômica, que também encareceu o custo de vida dos brasileiros.
Quanto ao compartilhamento de senhas e perfis, este é um hábito entre os 60% dos entrevistados e com mais presença entre o público jovem adulto, entre 25 e 34 anos, representando 47% deles.
Entre as plataformas disponíveis, o público dá preferência para os que sejam de mais fácil acesso pela própria navegabilidade das SmartTVs, como aqueles que já vem acompanhado de um atalho no controle remoto, por exemplo. Este foi um fator citado por 49% dos entrevistados.
Já quanto a escolha do que assistir, aquele hábito tão tradicional de zapear entre as opções realmente aparece com força: 50% dos brasileiros. Esta é a mesma porcentagem que disse consumir conteúdos com indicações do que assistir e aí, a partir disso, 39% dizem acessar às plataformas sabendo exatamente o que vão consumir.
Quanto às publicidades que serão reproduzidas no AVOD, a Rakuten constatou que o melhor jeito de impactar o público é trabalhar com propagandas e marcas que já sejam do interesse do consumidor, desenvolvendo uma estratégia assertiva para como fazê-las.
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