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20 Fevereiro 2023 | Yuri Codogno

Filmes mais leves e de trama familiar têm sido as principais escolhas do público adulto nos cinemas

No geral, blockbusters e longas de premiações não vem sendo as preferências para os 40+

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(Foto: Divulgação)

Desde que os cinemas voltaram a funcionar em sua totalidade após o fechamento ocasionado pela pandemia do coronavírus, um público em específico tem se mostrado mais resistente na volta às salas escuras: as pessoas com 40 anos ou mais. Entretanto, uma tendência tem sido observada nesse público, como a preferência por filmes com tramas mais familiares. As informações são do IndieWire.

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Segundo análise realizada pelo portal estadunidense, há a possibilidade de que o público adulto esteja indo aos cinemas com frequência semelhante do que antes da pandemia. A diferença, no entanto, está no tipo de filmes: não há mais preferência para blockbusters ou para os filmes de premiações, como os do Oscar. 

Um exemplo é O Pior Vizinho do Mundo (Sony), que, na bilheteria norte-americana, tende a superar a soma de 11 indicados que disputam o Oscar de Melhor Filme e nas categorias de atuação. O longa da Sony, até o momento, fez US$ 58,8 milhões na região e a previsão é de que feche sua campanha arrecadando entre US$ 65 milhões e US$ 70 milhões. Os 11 filmes superados são: Os Banshees de Inisherin (US$ 17 milhões), Os Fabelmans (US$ 17 milhões), A Baleia (US$ 16,3 milhões), Tár (US$ 6,4 milhões), Triângulo da Tristeza (US$ 4,4 milhões), Entre Mulheres (US$ 4,1 milhões), Living (US$ 2 milhões) e Aftersun (US$ 1,5 milhão), além de Blonde, Nada de Novo no Front e To Leslie, que não possuem informações de arrecadação no Box Office Mojo.

Em contrapartida, outros indicados ao Oscar 2023 possuem alta adesão do público adulto, como Elvis, Avatar: O Caminho da Água e Top Gun: Maverick. Esse último, inclusive, é considerado por Steven Spielberg como o filme responsável por salvar Hollywood, visto que foi o primeiro blockbuster a atrair de volta o público mais velho às salas escuras.

No fim de semana de estreia de Top Gun: Maverick, exemplificando a declaração de Spielberg, 55% dos ingressos comprados foram por pessoas acima de 35 anos. Outros títulos de 2022 que se destacaram por levar mais adultos na primeira semana de exibição (na América do Norte) foram: Cidade Perdida, com 65% dos ingressos destinados a 35+ anos; Dog - A Aventura de uma Vida, com 40% destinado ao público 40+; e Elvis, com 65% do público acima dos 35 anos. 

Mais recentemente, quem tem se destacado nos Estados Unidos é 80 for Brady (Paramount), que ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Até o momento, o filme arrecadou quase US$ 30 milhões na América do Norte, com boa parcela vindo do público mais velho.

Com base nos últimos 12 meses, é possível identificar o que tem levado os adultos aos cinemas: a promessa de experiências familiares com entretenimento não controverso e com possíveis finais mais felizes, algo que podemos observar nos filmes citados. Além disso, as estrelas dos anos 1980 são ótimos atrativos para esse público, como Tom Cruise, Sandra Bullock, George Clooney, Julia Roberts e Tom Hanks.

Muitos filmes do Oscar desta edição, por exemplo, possuem temática mais pesada ou densa (Nada de Novo no Front; Os Banshees de Inisherin; Os Fabelmans; Tár; Entre Mulheres; A Baleia; Aftersun; Living) ou então têm uma trama e humor mais voltado para um público mais jovem (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo; Triângulo da Tristeza), explicando porque não são opções tão viáveis ao público mais adulto.

*Os números das bilheterias foram recolhidos no dia 17/02, então pode haver alterações devido a arrecadação do último final de semana.

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