Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Conteúdo ilegal

14 Fevereiro 2023 | Yuri Codogno

Pirataria global de filmes sofreu aumento de quase 13% em 2022

Considerando todos os tipos de conteúdo, crescimento da pirataria foi de 18%

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O relatório especial da Variety Intelligence Platform, chamado de “The New Face of Content Piracy”, apontou que houve um aumento de 18% da pirataria de conteúdo em 2022. As cópias e reproduções ilegais de filmes, com 13% de crescimento, foram o terceiro segmento que mais cresceu no índice. As informações são da Variety.

Publicidade fechar X

A proliferação da popularidade do streaming e o retorno de blockbusters, após 2020 e 2021 com menos lançamentos graças à pandemia, ajudaram a impulsionar aumentos na exibição ilícita em 2022, de acordo com dados exclusivos da Muso, empresa de pesquisa focada em pirataria. Essas informações mediram 215 bilhões de visitas globais a sites de pirataria no ano passado, um crescimento de 18% em comparação com 2021. 

Os EUA, sem grandes surpresas, tiveram a maior parcela da demanda de filmes e TV do que qualquer outro país, com mais de 13,5 bilhões de visitas a sites piratas. Globalmente, enquanto filmes ficaram como o terceiro lugar dos mais pirateados, o conteúdo mais falsificado ficou com os programas de TV, que registraram aumento acima de 46%. 

O segundo lugar ficou com publicações impressas, com 27,5%. Completam o top 5: música (7%) e programas de software (6,2%).

Outro dado que chama a atenção sobre os filmes é que, isolando apenas os do setor cinematográfico, com lançamentos nas telonas, o aumento anual foi de 36%, mesmo com a produção ainda não tendo chegado aos níveis pré-pandêmicos. Os filmes mais pirateados em 2022 foram: Homem-Aranha 3, do MCU (21%), Batman (13%), Doutor Estranho 2 (10%), Thor 4 (9%), Adão Negro (9%), Uncharted (8%), Eternos (8%), Top Gun: Maverick (8%), Jurassic World 3 (7%) e Encanto (6%). 

A revolução do streaming também impulsionou mudanças na forma como o público consome conteúdo pirata. Os sites de torrent, um dia os mais utilizados para piratear arquivos grandes, perderam o posto para os sites de streaming piratas. Em 2022, 95% do conteúdo de TV e 57% do conteúdo de filmes pirateados foram acessados ​​por meio de sites de streaming não licenciados.

Os dados sugerem, além disso, que os usuários geralmente têm sites favoritos para assistir a conteúdo ilegal. Apenas cerca de um quarto da pirataria de filmes e TV em 2022 foi direcionado a partir de mecanismos de busca, com impressionantes dois terços oriundos de tráfego direto – ou seja, navegando diretamente para o site de pirataria em questão.

Compartilhe:

  • 3 medalha