Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

14 Fevereiro 2023 | Yuri Codogno

Rede Cabíria de Talentos abre inscrições para Prêmio e Laboratório de Roteiro

Inscrições estão abertas e vão até o dia 2 de abril

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Rede Cabíria de Talentos - criada inicialmente como um Prêmio de Roteiro dedicado a histórias escritas e protagonizadas por mulheres e que reúne diferentes iniciativas voltadas para a valorização e estímulo de carreiras de roteiristas, além de tramas com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão - anunciou que as inscrições para o Cabíria Prêmio de Roteiro e o Cabíria LAB estão abertas até o dia 2 de abril. O cadastro deve ser feito através do site www.cabiria.com.br.

Publicidade fechar X

Desde que começou, o Prêmio Cabíria de Roteiro já recebeu mais de mil inscrições e premiou quase cem histórias. Destinado a roteiros de longa-metragem de ficção em estágio avançado de desenvolvimento, a iniciativa tem o objetivo de conectar novas autoras e histórias originais ao mercado audiovisual e contribuir para a realização de obras com protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras. A premiação inclui dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.

O Cabíria LAB, por sua vez, é um laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediárias de desenvolvimento. A dinâmica do LAB abrange consultorias e masterclasses de especialistas para o impulsionamento de carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são “longa-metragem de ficção”, “longa-metragem de ficção infantojuvenil” e “série de ficção”.

Marília Nogueira, idealizadora do Prêmio Cabíria e diretora do Cabíria Festival, comentou: "O Prêmio e o Cabíria Lab somam 144 roteiros contemplados. Desde 2019, vemos nas telas obras que passaram pela Rede de Talentos Cabíria e outras com desenvolvimento contratados, ou em produção. Também é sensível o impulsionamento de carreiras de roteiristas da rede. Esses resultados somam ao nosso desejo de aperfeiçoar as ações e ampliar seus impactos positivos”.

Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio Cabíria e Cabíria LAB - precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas que se identificam como mulheres, podendo ser em coautoria com pessoas de identidades e expressões de gênero diversas. A temática é livre.

"Estamos muito felizes de estar pelo quinto ano seguido ao lado do Cabíria, um evento consolidado e relevante no mercado audiovisual", comemorou Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual do Instituto Olga Rabinovich.

“Identificar como Rede de Talentos as ações promovidas de forma transversal pelo Cabíria Festival é um amadurecimento dos processos vivenciados nas últimas edições e suas resultantes. É uma afirmação da posição que cultivamos como aliadas de uma cadeia produtiva audiovisual mais pró-ativa e interessada na igualdade de gênero, estímulo à diversidade e maior representatividade nas telas e atrás das câmeras”, ressaltou Vânia Matos, diretora e produtora executiva do festival, 

Os resultados do Prêmio e do LAB serão divulgados entre junho e julho e suas realizações se darão no âmbito do Cabíria Festival Audiovisual, com o evento programado para o segundo semestre de 2023. Para as inscrições até 26 de março, a taxa terá valor promocional de R$ 90. De 27 de março a 2 de abril será cobrada a tarifa regular de R$ 120. Roteiristas trans, negras, indígenas e PcD poderão solicitar gratuidade nas inscrições, e roteiristas oriundas de periferias e mães-solo recebem 20% de desconto nas inscrições realizadas até 26 de março, conforme regulamento.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Cabíria.

Compartilhe:

  • 1 medalha