24 Janeiro 2023 | Yuri Codogno
Spcine anuncia ações para celebrar os 469 anos da cidade de São Paulo
Programações, streaming para celulares e TVs, Cash Rebate e Festival Clermont-Ferrand compõem as ações
Compartilhe:
A Spcine, empresa pública de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo, celebra o aniversário de 469 anos da cidade com ações especiais para o audiovisual da capital paulista e do mundo.
Publicidade fechar X
Para comemorar esta data especial, os assinantes do Spcine Play - primeira plataforma de streaming pública do Brasil - terão acesso à estante “São Paulo 469 anos”, que contém diversos títulos sobre a cidade. Alguns dos destaques que compõem este catálogo são o curta-metragem Cidade São Mateus, com direção de Gabriel César, e a websérie Memórias em Bronze, de Joyce Prado. Além disso, a partir do dia 25 de janeiro o aplicativo da Spcine Play estará disponível para instalação na Play Store (Android), Apple Store e para Smart TVs (LG, Samsung e ROKU).
Durante a semana do aniversário de São Paulo, o Circuito Spcine - rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo - realizará a exibição de filmes que dialogam com a cidade. Os títulos são: Kobra Autor retrato, exibido nas salas de cinema do CEU Feitiço da Vila, CEU Meninos, CEU Vila Atlântica e CFC Cidade Tiradentes; e Sabotage, Maestro do Canão, com exibição nas salas de cinema do CC Cine Olido e CFC Cidade Tiradentes.
O Cineclube Spcine, programa de exibição e sessões de debate para promover a diversidade na difusão do audiovisual, também terá uma programação especial para a data. Um dos títulos é o documentário Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, que compila as vozes de reconhecidos artistas urbanos que colorem a cidade com grafites e se manifestam contra os que cobrem suas obras com a cor do cimento. A próxima sessão ocorre no dia 31/01, às 20h, no Teatro Cecília Becker.
Outro filme integrante do Cineclube deste mês é o Estação São Bento Hip Hop, documentário que atualiza a história de um dos berços do movimento Hip Hop no país. As exibições acontecerão no dia 20 de janeiro às 20h no Centro Cultural Santo Amaro e Centro Cultural Vila Formosa, e no dia 21 de janeiro às 17h30 na Casa de Cultura do Campo Limpo.
São Paulo global
Com intuito de promover a cidade de São Paulo como locação de filmagens para o mercado audiovisual estrangeiro, a Spcine mantém inscrições abertas para o Cash Rebate, que é o primeiro e o maior programa de atração de filmagens internacionais do Brasil, com R$ 36 milhões para atividade finalística. As propostas podem ser enviadas até o dia 28 de fevereiro, no site da Spcine.
Nesta edição, a Spcine, em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, une-se ao Governo de São Paulo, via Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, para desenvolver e fomentar a economia criativa regional. O programa garante reembolso de 20% a 30% das despesas elegíveis em produções no município e no Estado de São Paulo.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Spcine está realizando uma ação promocional e formativa em parceria com a Associação Cultural Kinoforum para a promoção de curtas-metragens da cidade de São Paulo no Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand (França), o mais importante da categoria no mundo, levando profissionais do audiovisual negro paulistano e seus filmes para serem promovidos no mercado internacional.
Acompanhamento às filmagens
A data de 25 de janeiro será marcada, também, pelo início das atividades de acompanhamento às filmagens pela SPFilm - São Paulo Film Commission, fortalecendo o audiovisual paulistano. Essa iniciativa oferece assistência para a realização de produções audiovisuais na capital paulista, garantindo que as autorizações sejam cumpridas e a cidade continue a ser receptiva às filmagens em espaços públicos municipais.
Compartilhe:
- 1 medalha