Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

17 Janeiro 2023 | Renata Vomero

Com previsão de mais de 500 painéis, Rio2C divulga primeiras novidades desta edição

Programado para acontecer entre 11 e 16 de abril, encontro terá o Soft Power como tema principal

Compartilhe:

(Foto: Rio2C)

O Rio2C é um dos principais encontros de criatividade da América Latina. Em um retorno potente em 2022, consolidando sua importância, o evento prevê uma edição ainda mais robusta entre os dias 11 e 16 de abril na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Publicidade fechar X

Como mantém como tradição, esta edição terá como tema norteador das pautas e conversas nos mais de 500 painéis previstos, o Soft Power, ou seja, a cultura como ferramenta para moldar indiretamente os comportamentos, desejos e valores políticos e sociais da sociedade ou público específico.

“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirmou Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C, que no ano passado recebeu mais de 37 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.

O evento se divide entre encontros de negócios, pitchings e painéis. Até o momento a programação traz como destaque uma conversa entre o casal alemão Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da aclamada série Dark, bem como um bate-papo do cineasta Fernando Meirelles o produtor canadense Niv Fichman. O futurista Brett King, autor do livro “The Rise of Technosocialism: How Inequality, AI and Climate Will Usher in a New World”, Pam Kaufman, presidente e CEO para mercados internacionais da Paramount, e a cantora Ludmilla também estão entre os primeiros 50 palestrantes – cuja lista será atualizada periodicamente no site www.rio2c.com.br/palestrantes – confirmados na edição.

O evento vai inaugurar ainda três summits inéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9, SBF/NWB e a revista Forbes, respectivamente, os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes. Realizados no dia de abertura do Rio2C, eles se juntarão ao já tradicional summit de marcas e conteúdo Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.

Dois novos palcos – o Arts & Crafts, dedicado a design, moda e arquitetura, e o Games+, destinado ao universo dos jogos eletrônicos – se somam aos nove espaços multidisciplinares e transversais que já ocuparam a Cidade das Artes em 2022. São eles: Global Stage; Storyvillage; Brainspace; House of Brands; Biodom; New Frontier; Future U; Soundbeats e Screening Room.

Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição. Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual. O evento também terá como novidade a abertura do pitching editorial, em que empresas do setor poderão negociar os direitos autorais de futuros lançamentos de ficção e não-ficção com produtoras e plataformas de streaming.

Além das Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões individuais com proponentes de projetos de diferentes setores, o Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança Desafios Corporativos. Na última edição, a seção recebeu 2.480 inscrições de 75 países, número que a organização pretende dobrar em 2023.

Compartilhe:

  • 0 medalha