Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Globo de Ouro 2023

11 Janeiro 2023 | Yuri Codogno

Em edição bastante equilibrada, dez filmes são premiados na 80ª cerimônia do Globo de Ouro

Apenas três longas venceram em mais de uma categoria

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Tentando recuperar sua imagem no cenário da indústria cinematográfica, a cerimônia do Globo de Ouro 2023 ocorreu ontem (10) sem deixar que grandes deslizes acontecessem, algo que pode ser considerado uma vitória para a organização. Além disso, a distribuição dos prêmios foi bastante diversificada, com dez filmes levando ao menos uma vitória para casa. As informações são dos portais Deadline, Variety e Hollywood Reporter.

Publicidade fechar X

Em sua 80ª cerimônia, o Globo de Ouro foi transmitido pela NBC - a priori, a última parceria entre o canal e o evento, visto que o contrato se encerra neste ano - e apresentado pelo humorista Jerrod Carmichael. Ano passado, a cerimônia passou por um forte boicote graças a diversos problemas que vieram à tona, como votos em troca de presentes e a falta de mulheres e de pessoas de outras etnias, além da branca, como membros votantes do Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla americana).

Para este ano, os membros foram proibidos de aceitar presentes, além da HFPA ter sido adquirida pela Eldridge Industries e transformada em uma entidade com fins lucrativos. Agora o grupo é composto por 52% de mulheres e é 51,5% diverso em raças e etnias.

Em relação à premiação, Os Banhees de Inisherin (Disney) foi o maior vencedor, ficando com as categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator de Comédia ou Musical e Melhor Roteiro. Atrás, com dois prêmios, vem Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond Filmes) e Os Fabelmans (Universal). Enquanto a produção da A24 Films venceu em categorias de atuação, o longa de Steven Spielberg foi premiado como Melhor Filme de Drama e Melhor Direção. Outros sete produções venceram em uma categoria.

O Globo de Ouro de 2023 também foi marcado por algumas situações inéditas, como o prêmio de Melhor Animação ter ido pela primeira vez à uma plataforma de streaming: Pinóquio (Netflix), que por aqui chegou aos cinemas pela O2 Filmes. E também pela primeira vez um longa da Marvel levou a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, com Angela Bassett sendo premiada por sua atuação em Pantera Negra: Wakanda para Sempre (Disney).

Uma grata surpresa aconteceu na categoria de Melhor Canção Original, em que a música “Naatu Naatu”, do filme indiano RRR: Revolta, Revolução, Rebelião (Netflix), desbancou os hits das divas pop Taylor Swift (Um Lugar Bem Longe Daqui), Lady Gaga (Top Gun: Maverick) e Rihanna (Pantera Negra).

Entre as distribuidoras, quem se destacou foi a Disney, com quatro prêmios, um pouco à frente da Universal, com três vitórias. A Diamond e a Netflix levaram duas categorias, enquanto Paramount, Warner e Prime Video conquistaram um prêmio.

Aliás, alguns filmes decepcionaram, como Babilônia (Paramount), que mesmo estrelado por Margot Robbie e Brad Pitt e indicado a cinco prêmios, venceu apenas um deles: Melhor Trilha Sonora. Outros longas nomeados para vários prêmios, mas que não conseguiram ganhar nenhum são: A Mulher Rei, Top Gun: Maverick, Glass Onion: Um Mistério Knives Out, Avatar: O Caminho da Água e O Menu.

Também durante a apresentação, Eddie Murphy foi presenteado com o Prêmio Cecil B. DeMille,  atribuído a quem contribuiu significativamente ao longo da carreira no mundo do cinema.

Confira a lista completa dos filmes vencedores:

  • - Melhor Filme de Drama: Os Fabelmans (Universal) 
  • - Melhor Atriz em Filme de Drama: Cate Blanchett, por Tár (Universal) 
  • - Melhor Ator em Filme de Drama: Austin Butler, por Elvis (Warner)
  • - Melhor Filme de Comédia ou Musical: The Banshees of Inisherin (Disney)
  • - Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical: Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond)
  • - Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical: Colin Farrell, por The Banshees of Inisherin (Disney)
  • - Melhor Animação: Pinóquio (Netflix/O2 Play)
  • - Melhor Filme em Língua Estrangeira: Argentina, 1985 (Prime Video) 
  • - Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama, Comédia ou Musical: Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda para Sempre (Disney)
  • - Melhor Ator Coadjuvante em Filme de Drama, Comédia ou Musical: Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond) 
  • - Melhor Diretor: Steven Spielberg, por Os Fabelmans (Universal)
  • - Melhor Roteiro: Martin McDonagh, por Os Banshees of Inisherin (Disney)
  • - Melhor Trilha Sonora Original: Justin Hurwitz, por Babilônia (Paramount)
  • - Melhor Canção Original: Naatu Naatu, por Kala Bhairava, M.M. Keeravani, Rahul Sipligunj, para RRR: Revolta, Revolução, Rebelião (Netflix)

Compartilhe:

  • 0 medalha