06 Janeiro 2023 | Renata Vomero
NATO analisa melhor desempenho no streaming de filmes lançados exclusivamente nos cinemas
Relatório final foi divulgado neste início de ano e tem como base dados de 2022
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A NATO (Associação Nacional dos Proprietários de Cinemas) divulgou uma análise sobre o desempenho no streaming de filmes lançados exclusivamente nos cinemas. Não é novidade que o relatório conclui que os títulos se beneficiam do lançamento na tela escura, ganhando força no formato digital.
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Essa é uma tecla que vem sendo batida pela própria associação mesmo antes da pandemia, quando o streaming começava a ganhar maior tração entre lançamentos de cinema. No entanto, a pandemia acelerou o processo de crescimento do streaming, que junto a decisões de diversos players de fortalecer suas plataformas com lançamentos simultâneos ou direto no digital, gerou uma base significativa de dados e informações para fortalecer a premissa de que sim, tanto as bilheterias, quanto o próprio título no streaming são beneficiados por um bom lançamento nos cinemas, e mais, a própria pirataria pode ser diminuída com esse formato mais tradicional.
As distribuidoras já estão reforçando este como o melhor modelo possível, especialmente porque há possibilidade também de economizar em marketing e divulgação, aproveitando o buzz que os filmes para cinemas ganham. A Warner Bros. Discovery tem sido um exemplo disso, depois de lançar todos os filmes em formato simultâneo em 2021, a empresa, agora comandada com David Zaslav percebeu esse incremento no formato mais tradicional de janela de exibição.
“Eu vi os dados, um filme lançado nos cinemas tem desempenho cerca de cinco vezes melhor do que aqueles lançados diretamente no streaming”, comentou o executivo.
Da mesma forma, a Paramount sentiu essa força com seus filmes no Paramount+, em especial Top Gun: Maverick, que como sabemos se beneficiou da exclusividade na tela grande para ter força semana a semana e ter os grandes números que conquistou.
Segundo Tanya Giles, diretora de programação do Paramount+, foi observado um aumento de 500% no interesse em assistir o mais recente Top Gun na plataforma quando ele chegou. O mesmo aconteceu com os outros filmes lançados neste ano (comparando o calendário de cinemas dos EUA), como Sonic 2 e Jackass Para Sempre, que também impulsionaram, inclusive, as views em seus filmes antecessores.
Uma pesquisa encomendada pela NATO para a National Research Group (NRG) deu conta do que motiva as pessoas a assistirem aos filmes nos cinemas e também no streaming. O cinema é muito mais referenciado como um evento social, algo que faz a pessoa ser parte da “comunidade”, enquanto o streaming é referenciado mais para relaxar, uma atividade mais solitária, e sua escolha depende muito mais do custo da assinatura e catálogo (analisando inclusive o custo benefício).
Tendo isso em vista, sabendo que as pessoas assistem sim a mais conteúdos em casa do que no cinema, a NGR também levou em consideração o nível de consciência dos espectadores quanto aos conteúdos. E o resultado foi de que 9 a cada 10 entrevistados disse que sempre, geralmente ou às vezes sabem se os filmes lançados em streaming foram anteriormente lançados nos cinemas. E mais, 44% disseram estar propensos a ver um conteúdo em casa que já tenha entrado em cartaz no circuito. 13% disseram que não são propensos a isso.
Outro fator levantado e que pode parecer óbvio, mas que precisa ser mencionado é a pirataria. Observa-se um aumento no número de downloads ilegais a partir do momento que o conteúdo fica disponível no digital, então, além da janela encurtada prejudicar o filme nos cinemas, também afeta seu desempenho nas plataformas, já que perdem força do boca a boca do cinema. Isso sem mencionar os filmes que não contaram com lançamento global simultâneo e que foram prejudicados pelo encurtamento das janelas nos EUA.
Pensando no marketing, os custos também podem ser reduzidos considerando uma estratégia conjunta. Inclusive, porque há uma intersecção muito grande entre frequentadores de cinema e consumidores de streaming, sendo um público que pode ser trabalhado já desde o início da campanha de lançamento na telona.
Em abril, inclusive, entrevistamos a equipe brasileira da HBO Max para falar do lançamento de Batman na plataforma e esse foi um dos pontos destacados, o quanto facilita trabalhar com um filme que já está no radar das pessoas por conta da campanha para o cinema. Fica como principal tarefa trazer a consciência de que a produção estará disponível na plataforma em determinada data. O resultado foi que, na época, o filme foi a estreia mais assistida da história da HBO Max, tendo a própria América Latina como destaque.
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