05 Janeiro 2023 | Renata Vomero
China, França e Espanha: um panorama do mercado de cinema global em 2022
China fechou o ano com queda e a França e Espanha caminham para a recuperação
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2022 acabou e como tradição de novo começo de ano, saem análises de desempenho global e por território das bilheterias. Para dar o pontapé inicial, China, França e Espanha já apresentaram alguns dos resultados, com a China registrando queda nas receitas e Franças e Espanha apontando para a recuperação, ainda em andamento.
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Vamos focar, no entanto, na China, um dos principais mercados de cinema no mundo – revezando a liderança com a América do Norte –. O país fechou o ano com bilheteria de US$4,4 bilhões, uma queda de 36% com relação aos números de 2021, que mostraram um avanço galopante com relação ao restante do mundo. Os dados foram divulgados pela China Film Administration e noticiados pelo Deadline.
Segundo as informações da entidade, 85% dessa receita foram provenientes de filmes locais, com destaque para The Battle at Lake Changjin II, que liderou a bilheteria do país com US$636 milhões arrecadados.
Alguns detalhes já analisados no Portal Exibidor entram em cena aqui e são reforçados, tanto os fechamentos por conta da Covid-19 e a resistência aos filmes de Hollywood podem ter impactado a indústria no ano. Com relação aos blockbusters norte-americanos, pouquíssimos deles conseguiram espaço no mercado chinês.
2023, no entanto, já começa com a forte expectativa para o Ano Novo Chinês, que se inicia em 22 de janeiro e tradicionalmente é um forte período para os cinemas – com duas semanas com apenas títulos locais em cartaz. A estreia de destaque deste ano é The Wandering Earth 2, sequência do filme de ficção científica chinês que fez grande sucesso em 2019.
Já a França apresentou resultados mais otimistas para 2022, segundo o Centro Nacional de Cinema, foram quase 152 milhões de ingressos vendidos. Isso representa uma redução de 26,9% com relação aos níveis pré-pandêmicos, no entanto, um acréscimo de 59,2% com relação a 2021. Mesmo medindo, como no Brasil, o resultado em venda de ingressos, a estimativa de bilheteria é de US$1 bilhão.
O país é reconhecido também pela força de seu cinema local, não à toa 62,2 milhões dos ingressos comercializados foram para filmes franceses, um total de 40,9% do total e maior do que os 40,5% dos ingressos voltados para filmes dos Estados Unidos, ou seja, de Hollywood.
Assim como boa parte do mundo, o início de ano foi particularmente duro na França com a nova onda de Covid-19, no entanto, com os fortes títulos que chegaram a partir de março, o mercado conseguiu se reestabelecer, também impulsionado pelos filmes do verão Hollywoodiano: Top Gun: Maverick, Jurassic World: Domínio e Minions 2.
Avatar: O Caminho da Água também está sendo bem recebido pelos franceses, sendo eles o segundo mercado internacional para o filme depois da China. Com tudo isso, a expectativa, claro, é de maior recuperação em 2023, com estabilidade no cenário da pandemia, e a volta de mais lançamentos aos cinemas, o que desacelerou a retomada em 2022.
A Espanha também apresentou números encorajadores, com bilheteria total de US$405,5 milhões, segundo a Comscore do país. O número de ingressos vendidos foi de 61,2 milhões. No entanto, os valores estão ainda 39% abaixo da média pré-pandêmica, o que os analistas preveem que melhore em 2023, embora a previsão de normalidade fique apenas a partir de 2024.
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