21 Dezembro 2022 | Renata Vomero
Globo Filmes fecha 2022 com 26 filmes lançados e outros 13 já em produção
Este ano, a coprodutora também rodou 19 ficções e fez reposicionamento de marca
Compartilhe:
Treze filmes coproduzidos pela Globo Filmes estão em diferentes fases de produção para aquecer o mercado de cinema em 2023, 2024 e 2025. São oito ficções e cinco documentários ao todo, abrangendo uma grande diversidade gêneros e formatos. Em 2022, a coprodutora contabilizou 19 longas-metragens de ficção rodados, número superior às 16 produções de 2019, período anterior à pandemia de Covid-19.
Publicidade fechar X
Neste final de 2022, cinco filmes iniciaram as filmagens: Minha Irmã e Eu, de Susana Garcia; Tô de Graça - O Filme, de César Rodrigues; Orlando, de Rodrigo Van Der Put; Os Enforcados, de Fernando Coimbra; e Uma Família Feliz, de José Eduardo Belmonte,
Recém-filmado e já em pós-produção, Ó Paí, Ó 2 marca o retorno de Lázaro Ramos ao papel do cantor Roque e, agora, tem uma nova geração de personagens: os filhos dos moradores do velho cortiço no Pelourinho. A narrativa usa o humor para falar sobre racismo, violência e outras dificuldades do povo pobre e negro.
Com previsão de estreia nos cinemas para 2023, a obra tem direção da cineasta baiana Viviane Ferreira, conhecida por O Dia de Jerusa, que representou o Brasil na mostra Short Film Corner do Festival de Cannes, em 2014. Viviane também assina o roteiro junto com Elísio Lopes Jr, Daniel Arcades e Igor Verde, com colaboração de Luciana Souza, Rafael Primot e Bando de Teatro Olodum, além de pesquisa de Dodô Azevedo. A produção é da Dueto e da Casé Filmes.
Em janeiro de 2023, começa o período de filmagens do longa Um Lobo entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, protagonizado por Matheus Abreu e o argentino Darío Grandinetti. Já em fevereiro é a vez de Tá Escrito, filme dirigido por Matheus Souza e estrelado por Larissa Manoela.
Entre os documentários, também com coprodução da GloboNews, O Sal da Vida, de Sérgio Machado; e Ano Passado Eu Morri, Mas Este Ano Eu Não Morro, de Sandra Kogut, estão em fase de pós-produção. Já Sociedade de Ferro, de Eduardo Rajablly; O Pesadelo de Sidarta, de Marcelo Gomes; e Time to Change, de Sabrina Fidalgo e Yvan Rodic, este também com coprodução do Canal Brasil, vão ter gravações ainda este ano e no primeiro trimestre de 2023.
Além disso, a Globo Filmes encerra 2022 com 26 coproduções lançadas, sendo 19 longas-metragens de ficção e sete documentários. Entre os títulos estão: Eduardo e Mônica; Tô Ryca 2; Medida Provisória; Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo; As Verdades; Pluft, o fantasminha; O Palestrante; A Viagem de Pedro; e O Amor dá Voltas, que estreia em breve, no dia 22 de dezembro. Brasileiríssima, a História da Telenovela; Maria - Ninguém Sabe Quem Sou Eu; O Grande Irmão; O Tempo que Resta; Sociedade do Medo; e Ademã: A Vida e as Notas de Ibrahim Sued, completam a lista de alguns documentários deste ano.
Em outubro desde ano, já pensando nas comemorações dos 25 anos em 2023, a Globo Filmes fez reposicionamento de marca, aproximando-se mais do ecossistema Globo e reafirmando seu compromisso com o cinema nacional, também garantindo maior diversidade em tela.
Compartilhe:
- 0 medalha