Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

19 Dezembro 2022 | Renata Vomero

"Avatar: O Caminho da Água" faz terceira maior abertura da pandemia e segunda do ano

Depois de treze anos, sequência supera a si mesma e faz US$434,5 milhões globais na estreia

Compartilhe:

(Foto: Disney)

Os exibidores podem começar a respirar aliviados – só não debaixo da água – com os resultados da abertura de Avatar: O Caminho da Água (Disney). Um dos blockbusters mais esperados do ano fez jus à expectativa e faturou US$434,5 milhões globais, tornando-se a terceira maior estreia do período de pandemia e a segunda maior do ano. Os dados são da Comscore.

Publicidade fechar X

O filme liderou em todos os mercados que estreou, tendo feito US$300,5 milhões nos territórios internacionais e US$134 milhões na América do Norte. Com isso, este é o primeiro filme do diretor James Cameron a fazer mais de US$100 milhões em um único fim de semana.

No Brasil, a abertura rendeu R$40,1 milhões com público de 1,71 milhão. Sendo também a segunda maior abertura do ano, ficando atrás de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney), que trouxe 2,88 milhões de espectadores aos cinemas em sua estreia.  Em nível global, a produção da Marvel também ainda conta com a maior abertura do ano, tendo somado US$442 milhões no primeiro fim de semana. O novo filme da James Cameron é a terceira maior abertura global da pandemia, período que ainda tem a liderança de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony), que estrou faturando robustos US$600 milhões.

Isso, no entanto, não se repetiu na América do Norte. Embora tenha feito excelentes US$134 milhões, essa foi a sexta maior abertura do ano na região, ficando atrás do novo Doutor Estranho (US$187,4 milhões), Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (US$181,3 milhões), Jurassic World: Domínio (US$145 milhões), Thor: Amor e Trovão (US$144 milhões) e Batman, por uma diferença mínima de US$8 mil.

Fica claro, portanto, o quanto a franquia Avatar tem tração internacional. Especialmente, na China, onde o filme conseguiu entrar no calendário, e, embora tenha faturado abaixo do esperado, com US$57 milhões, mostrou ter sido novamente um território significativo para Hollywood. O resultado por lá foi novamente impactado por uma onda de Covid-19.

Outros principais territórios para o filme foram Coreia do Sul (US$24,7 milhões), Alemanha (US$19,9 milhões), França (US$19,3 milhões), Índia (US$18,1 milhões), Reino Unido (US$14,2 milhões) e México (US$12,9 milhões). Impossível não sentir falta, portanto, da Rússia, que ainda sofre boicote de Hollywood e onde Avatar 1 faturou no total US$116 milhões, sendo US$19,7 milhões na abertura.

Segundo informações da própria Comscore, 67% do faturamento internacional é proveniente dos formatos 3D, 4D e IMAX, novamente mostrando a força de Avatar em reviver os tradicionais óculos 3D e seu mérito em termos de impacto visual, fazendo valer a pena para os consumidores investirem nestes ingressos mais caros.

Embora o primeiro Avatar, de 2009, seja a maior bilheteria da história, com US$2,9 bilhões acumulados (entre reexibições também). A abertura do filme na época foi de US$77 milhões na América do Norte, ganhando força no boca a boca e ficando em primeiro lugar nas bilheterias por sete semanas seguidas na região. Na verdade, este também é o esperado com a sua sequência, embora tenha chegado ao público com um hype muito maior, a expectativa é que a produção tenha boa sustentação semana a semana e isso deve ser impulsionado tanto pela falta de concorrentes, quanto pelos feriados de fim de ano, que tendem a atrair as audiências para a sala escura.

Ainda assim, mesmo com resultados extraordinários e fazendo novos marcos para os cinemas, Avatar: O Caminho da Água ainda tem uma jornada para ser considerado um grande sucesso. Tendo custado cerca de US$350 milhões para ser feito, sem considerar o marketing, segundo o próprio James Cameron, o filme precisa figurar entre as maiores bilheterias da história, ficando perto da casa dos US$2 bilhões para garantir bom lucro e o sinal verde para as continuações.

Brasil

Com a estreia de Avatar: O Caminho da Água, que dominou os cinemas e espantou a concorrência, os filmes da programação registraram números discrepantes com a estreia de Cameron.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Disney) agora está na vice-liderança com 86,6 mil ingressos vendidos e renda de R$1,8 milhão. Nestas seis semanas em cartaz, a produção da Marvel foi vista por 5,4 milhões de brasileiros.

Na sequência vem Mundo Estranho (Disney). A animação fez R$715,7 mil ao atrair 36,1 mil pessoas. A produção soma 436 mil ingressos vendidos no total.  Já O Menu  (Disney), há três semanas nos cinemas, foi visto por 9,5 mil pessoas neste fim de semana e faturou R$224,5 mil.

Noite Infeliz (Universal) conquistou 7,5 mil espectadores e a bilheteria de R$142 mil. Mais de 160 mil pessoas já viram o filme que é o fit perfeito para este Natal.

Com estes números, a Disney, portanto, garantiu quatro filmes no top 5, sendo responsável por trazer 1,84 milhão de pessoas em um fim de semana que contou com 1,88 milhão de espectadores entre os dez melhores filmes.

América do Norte

Depois de enfrentar um dos piores fins de semana do ano, a estreia de Avatar 2 fez os cinemas da América do Norte darem um bom gás. Com a liderança do filme, Pantera Negra ficou na segunda posição do ranking, faturando US$5,4 milhões e US$418,9 milhões no acumulado.

Noite Infeliz não está indo nada mal na região, agora a produção fez US$5 milhões e chega à soma de US$35 milhões. Nesta semana, a produção contou com queda de 43% com relação aos últimos números registrados.

Global

A estreia de Avatar fez estrondoso barulho nos mercados internacionais, mesmo, e aí incluindo o Brasil, com o domingo contando com a final da Copa do Mundo – e olha que vimos a França entre os principais territórios desta abertura.

A bilheteria global repete o cenário da América do Norte, com Pantera Negra na sequência. O filme da Marvel fez US$9,2 milhões e alcançou o excelente número de US$786,4 milhões no acumulado.  Noite Infeliz fez US$7,2 milhões e chegou a US$55 milhões totais.

Vale mencionar aqui Gato de Botas 2: O Último Pedido (Universal) que segue em cartaz em 25 territórios e agora faturou US$ 3,8 milhões, chegando a US$13 milhões no total. A produção ainda estreará em diversos territórios.

Compartilhe:

  • 0 medalha